segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Medicina e Espiritualidade: Caminho para evolução.


Toda pessoa é espiritual, enquanto dotada de espírito. A espiritualidade
não implica necessariamente na fé em uma divindade específica. A palavra espírito
não se refere especificamente à divindade, mas à capacidade de autoconsciência,
de fazer uma reflexão sobre si mesmo. O ser humano é um ser intrinsecamente
espiritual, pois demonstra esta capacidade de refletir e autotranscender-se
(Goldim, 2017).¹

A Medicina ao longo dos séculos, passou de um vínculo completo com preceitos religiosos para uma ciência independente, com o desenvolvimento tecnológico acelerado, a visão microscópica da doença e a análise bioquímica dos fenômenos, promovendo no campo da saúde uma reinterpretação dos mecanismos fisiopatológicos.

Apesar do desenvolvimento científico, manteve-se um vínculo entre a cura do corpo e a condição de crença do paciente em um campo sobrenatural, onde mediante a sua fé ou a intercessão de orações e cultos poderia trazer o paciente a encontrar a saúde, principalmente quando esgotados todos os recursos conhecidos. Em 1910, Sr. William Osler, ao publicar o artigo "The faith that heals" no British Medical Journal, já advertia a necessidade de o clínico estar atento a esta "força poderosa" presente nos pacientes.²

Atualmente, tenta-se retomar o entendimento holístico do paciente, como já sinalizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), ao definir saúde como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afeições e enfermidades".

Hoje Congressos médicos discutem muito mais a importância da espiritualidade, crença em algo maior, e já concluem que há forte vínculo em um melhor prognóstico. A maioria das escolas médicas norte-americanas possuem em sua matriz curricular a disciplina "Religiosidade e espiritualidade para médicos" ("Os estudantes devem ser advertidos que espiritualidade e crenças culturais e suas práticas, são elementos importantes para a saúde e o bem-estar de muitos pacientes. Eles deverão ser advertidos que é necessário incorporar esta espiritualidade, e crenças culturais e suas práticas, dentro dos cuidados dos pacientes numa variedade de contextos clínicos. Eles reconhecerão que sua própria espiritualidade, crenças e práticas, possivelmente afetarão os caminhos de relacionamento e cuidados com os pacientes").

Em 2007, na Universidade Federal de São Paulo, foi criada a disciplina eletiva "Espiritualidade e Medicina", com o objetivo de levar a uma reflexão que favoreça, ao término do curso, o estudante perceber a importância da Espiritualidade como fator de influência no acompanhamento do paciente no processo saúde-doença e sua participação como instrumento de humanização no atendimento. O número de trabalhos científicos relacionados à saúde e religião triplicou nos últimos 10 anos em relação aos trabalhos existentes até o ano 2000, já existindo grupos médicos que promovem reuniões mensais para a compreensão e respeito mais direcionados às solicitaçõwes do paciente frente ao processo patológico; e até a consolidação da Associação Médico Espírita (AME), pois cada vez mais médicos despertam para o chamado do "olhar clínico" além físico.

Em contrapartida, o número de patologias associadas ao desequilíbrio psicológico ampliam sua prevalência em nossa sociedade; somos postos à prova diariamente em um mundo que requer pressa, em que a competição é acirrada e a rotina exaustiva; manter-se em equilíbrio é uma batalha diária, como cita o Evangelho Segundo o Espiritismo: "Amai, pois, a vossa alma, mas cuidai também do corpo, instrumento da alma; desconhecer as necessidades que são indicadas pela própria natureza, é desconhecer a lei de Deus".³

__________________________
¹ Goldim, J. R. (org); Salgueiro, J.B.; Raymundo, M.M. et al. Bioética e espiritualidade. Porto Alegre. Edipucrs; 2007.p15;
² Unifesp. Por que pesquisar a espiritualidade na saúde? ;
³ Evangelho segundo o Espiritismo. Capítulo XVII: Cuidar do corpo e do espírito.

fonte: Casa dos Humildes
por Bárbara Ferreira
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.