sábado, 3 de junho de 2017

Experimento com arroz mostra o poder negativo e positivo das palavras

Para trabalhar a negatividade com os alunos, a professora curitibana Ana Paula Frezatto Martins fez um experimento simples usando dois potes de arroz cozido. Veja o resultado

O pote que recebeu palavras de amor manteve as características e o que recebeu palavras de ódio embolorou. Foto: Divulgação

Para provar que as palavras têm o poder de influenciar fisicamente o ambiente ao redor, a professora curitibana Ana Paula Frezatto Martins fez um experimento simples usando dois potes de arroz cozido. O resultado confirmou que cada pensamento do ser humano gera uma emoção e uma reação bioquímica.

Ana Paula passou a pesquisar o tema quando percebeu que precisava trabalhar a negatividade nas aulas de Educação Física. Ao encontrar um estudo realizado pelo cientista japonês Masaru Emoto, ela envolveu os alunos e partiu para a prática. Sentada na quadra de esportes da escola com os alunos, a educadora inseriu a quantidade exata de arroz cozido dentro de dois potes e os colocou no meio do círculo formado pela turma.

Ela pediu então que as crianças proferissem palavras negativas que normalmente ouvem no dia a dia. Os estudantes falaram, por exemplo, que aquele arroz não servia para nada, que era imprestável, burro e não conseguia fazer nada de bom. O recipiente foi selado.

Para o segundo vidro, Ana Paula pediu que as crianças proferissem palavras que gostariam de ouvir dos professores, da família e da sociedade de um modo geral. “Deixamos os dois potes fechados por 60 dias. Ao abrir os recipientes, pudemos perceber a diferença: para aquele que conteve palavras malditas, o arroz apodreceu e embolorou. Ao contrário do que aconteceu com o outro pote, em que o arroz não sofreu alteração nenhuma”, conta a professora.

O que eles tiraram do experimento é que a proporção de arroz que recebeu as palavras negativas e positivas pode ser revertido para o próprio corpo, que recebe esses estímulos ao longo dos anos e vai repercutir negativamente ou positivamente, dependendo do que escuta. “Eu aprendi que a gente não deve falar coisas ruins e sim coisas boas. Já sinto a diferença”, diz a estudante Bruna Antunes de Lima, 10 anos, que participou do experimento.

Alunos testam poder das palavras com arroz (Foto: Divulgação)

Ana Paula disse que, como professora e mãe, tem se policiado mais no que fala e como fala. Também percebe isso no comportamento dos alunos. “As crianças ainda estão vibrando com o resultado. Vejo que em dia de prova, se um está nervoso, o outro diz ‘calma, você vai conseguir’. Eles têm se ajudado muito nessa questão”, afirma Ana. O importante para ela é deixar claro que a vida é feita de semeadura e colheita.

Sobre o experimento
Um estudo realizado pelo cientista japonês Masaru Emoto confirmou que cada pensamento do ser humano gera uma emoção e uma reação bioquímica e elas se manifestam no organismo através de três sistemas: imunitário, nervoso central e endócrino.

Para testar sua teoria, Emoto congelou água em frascos de vidro com palavras escritas voltadas para o líquido. Em um segundo instante, o cientista fotografou os cristais formados sob a influência das palavras negativas e positivas. O resultado demonstrou que os mais belos cristais foram aqueles que receberam palavras de amor e gratidão, enquanto os outros – que estiveram perante palavras de ódio e rancor – ficaram completamente distorcidos. Sabendo que a água possui uma capacidade para absorver informação na forma de diferentes elementos, Masaru Emoto quis investigar se ela também poderia receber informação a partir das palavras.

Então, o cientista resolveu ir mais fundo e provar que as palavras têm poder e influenciam as direções de vida das pessoas. Foi aí que ele decidiu realizar o experimento com o arroz.

fonte
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.