terça-feira, 27 de junho de 2017

Como lidar com o problema do pecado


“Se alguém pensa que tem razões para confiar na carne, eu ainda mais: circuncidado ao oitavo dia, do povo de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu; quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo. Mais do que isso, considero tudo como perda, se comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor” (Filipenses 3:4-8, NVI).

Algumas pessoas, como Paulo antes de sua conversão, acham que o esforço humano é o caminho para a salvação. O que se pode dizer dos fariseus do tempo de Paulo e de todas as outras gerações é que eles são tremendamente sinceros em procurar corrigir o seu problema com o pecado, a fim de estar bem com Deus.

Considere Martinho Lutero (1483-1546), por exemplo. Antes de aprender sobre a justificação pela fé, no livro de Romanos, como monge agostiniano ele passou noites inteiras afligindo o próprio corpo em penitência. Procurou limpar como que com uma draga todo pecado que algum dia fora tentado a cometer. Mas era um processo sem-fim. Mal acabara de pensar que completara a tarefa, e tinha que se arrepender da tentação de orgulhar-se de sua realização. Lutero buscou incessantemente obter paz de espírito, mas jamais conseguiu isso por meio do seu ascetismo.

Um caso semelhante é o de Anthony (aproximadamente 251-356 d.C.), que jejuava, não dormia e torturava seu corpo. Durante 20 anos viveu no deserto em “constante batalha contra o diabo”. No entanto, ao final de sua vigília, Anthony não estava mais perto da vitória do que no princípio.

Paulo nos advertiu contra a inutilidade de tal tentativa para alcançar santidade. Paulo, o rígido e austero fariseu, finalmente conseguiu vitória e paz por meio da aceitação do sacrifício de Jesus no Calvário. Não é de admirar que Paulo considerasse sem valor tudo o que anteriormente entesourava, uma vez que aceitou a Cristo como seu Salvador pessoal. Paulo finalmente encontrou o que Lutero, Anthony e todos nós estamos procurando. Jesus nos diz: “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei. … Porque o Meu jugo é suave, e o Meu fardo é leve” (Mt 11:28-30).

fonte
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.