quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Felicidade é a natureza do homem

Você não precisa de todo de se preocupar com a felicidade, ela já está presente.

Ela está no seu coração - só precisa parar de ser infeliz, precisa de parar o funcionamento do mecanismo que cria a infelicidade.

Contudo, ninguém parece estar preparado para isso. As pessoas dizem: "Quero a felicidade". É como se dissesse: 'Eu quero saúde' - e continua apegado à sua doença, não permitindo que a doença se vá embora. Se o médico prescreve o remédio, você deita-o fora; nunca segue nenhuma receita. Nunca sai para um passeio matinal, nunca vai nadar, nunca vai correr na praia, nunca pratica qualquer exercício. Continua a comer obsessivamente, continua a destruir a sua saúde - e pergunta continuamente onde encontrar saúde. Mas não muda o mecanismo que cria a enfermidade.

Saúde não é algo a ser alcançado em algum lugar, não é um objecto.

A saúde é uma forma de viver totalmente diferente. A sua maneira de viver cria a enfermidade, cria a miséria.

Por exemplo, as pessoas chegam até mim e dizem que gostariam de ser felizes, mas eles não podem abandonar os seus ciúmes. Se você não pode abandonar o seu ciúme, o amor nunca irá crescer - as ervas daninhas do ciúme destruirão a rosa do amor. E quando o amor não cresce, você não pode ser feliz. Quem pode ser feliz sem o amor crescer? A menos que essa rosa floresça em si, a menos que essa fragrância seja libertada, você não pode ser feliz.

As pessoas querem felicidade - mas apenas por querer, você não pode obtê-la. Querer não é o bastante. Você terá que penetrar no fenómeno da sua miséria, como você a cria - como em primeiro lugar - se tornou miserável, como continua se tornando miserável a cada dia - qual é a sua técnica?

Porque felicidade é um fenómeno natural - se alguém está feliz não há nenhuma habilidade nisso, se alguém está feliz, não necessita de nenhum talento para ser feliz.

Os animais são felizes, as árvores são felizes, os pássaros são felizes. Toda a existência é feliz, exceto o homem. Apenas o homem é tão engenhoso para criar a infelicidade - mais ninguém parece ser tão talentoso. Portanto, quando você está feliz, é simples, é inocente, não é nada para se gabar. Mas quando você está infeliz, está a fazer grandes coisas a si mesmo; está a fazer algo realmente difícil.

por Osho em "The Path of Paradox", adaptado"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.