segunda-feira, 14 de abril de 2008

Pastor de um único rebanho

Segunda-Feira, 14 de abril 2008, 08h55

Transcrição da homilia do fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, nesta Segunda-feira (14)


Acredito que você se lembre do Evangelho de São João, no qual ele diz: "O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que as ovelhas tenham vida e a tenham em abundância" (Jo 10,11).
Meus irmãos, assim como Jesus é o Bom Pastor e veio para dar vida em abundância às suas ovelhas, Ele faz questão de dizer que o ladrão só vem para as [ovelhas] roubar de Deus a fim matá-las e levar a morte por todos os meios. É por isso que o ladrão leva, pela tentação, as pessoas ao vício e a uma vida errada.

Monsenhor Jonas Abib

Nós nos esquecemos de resistir às tentações e, mesmo sabendo que é pecado, que é errado, vamos "numa boa" deslizando por ele. Temos o hábito de dizer que alguns pecados são pequenos, como um pensamento, um trecho da novela, do filme. Assim, eles vão entrando em nossa vida e cegando-nos, de forma que já não vemos mais o mal, porque nos acostumamos com ele. O pecado entra na nossa vida, seca o nosso coração e nos deixa insensíveis às moções de Deus.

No Evangelho de hoje, Jesus nos declara: "Eu sou o Bom Pastor". Ele renova esse mistério maravilhoso de dar a vida por nós em cada Eucaristia. Entregando-se ao Pai por nós, pelos nossos pecados, para nos arrancar da "goela do lobo". Ele vem disposto a nos dar a vida, e isso não acontece apenas uma vez, quando temos a nossa primeira conversão e nos encontramos pessoalmente com Ele. No decorrer da nossa vida, o Senhor vai entrando em nossa vida. Nós precisamos nos acostumar a deixá-Lo entrar, tomar posse dela e levar o pecado para longe de nós, porque, infelizmente, estamos rodeados de um mundo que vive no pecado e gosta dele. Olhe para o mundo em que vivemos. Entre aqueles com os quais você mora, no seu serviço, entre os seus parentes, há pessoas que vivem no pecado e gostam disso.


Hoje, Jesus vem nos alertar, chamar a nossa atenção, nos sacudir e dizer: “Meu filho, minha filha, eu sou o Bom Pastor”. Bom Pastor quer dizer que Jesus é Aquele que faz o serviço com competência e é a Ele que nós precisamos nos entregar. O mais importante deste Evangelho é a afirmação que o Senhor nos faz: "Eu dou minha vida pelas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor" (Jo 10,15-16).

Muito mais do que o inimigo nos tentar, Jesus e o Espírito Santo agem na nossa vida apontando-nos o bem, mostrando os estragos que o pecado faz nela. O Senhor está, continuamente, fazendo as ovelhas andar no caminho d'Ele.
Muitos ficam revoltados com Deus, porque pedem tanto, mas as pessoas da família deles não mudam, não deixam o pecado e continuam na mesma. Então, logo pensamos que Deus não ouve as nossas orações. Porém, Ele nos ouve. Continue rezando para que o coração dessas pessoas dê uma brecha ao Senhor para que Ele vá entrando.

É a nossa busca pela santidade de vida que vai fazer essas pessoas abrirem o coração para Deus. As duas coisas são igualmente importantes: nossa oração e nossa busca pela santidade.
Jesus diz que possui muitas outras ovelhas que não estão no rebanho d’Ele. Ele não pára de trabalhar, por isso, hoje dizemos: Obrigado, Senhor, porque vimos, na primeira leitura [de hoje] que, quando Pedro pregar para a família de Cornélio, o Espírito Santo cai sobre todos eles. Estamos cada vez mais perto de Pentecostes. A cada dia o Senhor quer derramar o seu Espírito para que sejamos mais santos e para que aqueles que teimam em ficar na vida errada, mudem.

Obrigado, Jesus, Tu és o meu Pastor, o Pastor de todas as ovelhas que eu amo e preciso ver convertidas. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.