domingo, 13 de agosto de 2017

Pai: O exemplo que convence

Ao contrário do que muitos acham por ser um “machão”, ser pai não é apenas colocar um filho no mundo; isso é algo muito fácil. O difícil é criar o filho, dar instrução e cumprir essa nobre missão na vida: ser pai.

E quem acha que não importa as suas atitudes, e segue a famosa frase “Faça o que eu digo, e não o que eu faço”, não sabe o enorme poder de sua imagem para o filho. Uma frase das mais poderosas e que vale a pena pensar é que “A palavra convence, mas o exemplo arrasta”. De nada adianta falar na teoria se, na prática, o que se prega não é seguido nem por quem falou.

Por muitas vezes podemos ver um filho repetir gestos e ações do pai que, ao ser observado por alguém de fora, logo identifica os dois por essa semelhança.

Se antigamente o filho tinha que seguir o pai até na profissão, hoje em dia o que mais importante é o caráter e o jeito de conduzir a vida. O maior orgulho de um pai deve ser o de ver no seu filho uma “versão melhorada sua” e não uma piorada, pois se isso ocorrer, algo em sua missão falhou.

Assim como podemos seguir o melhor dos exemplos, o do Pai dos pais, o nosso Deus, que os pais deste mundo possam deixar um legado de trilhas a serem seguidas por seus filhos, como conselhos gravados em suas memórias para todo o sempre.

Rogério Araújo (Rofa), escritor, jornalista, diácono da Igreja Batista Neves – São Gonçalo – RJ.
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.