terça-feira, 1 de agosto de 2017

“Farinha do mesmo saco”

“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;” (Rm. 3:23)

A expressão popular refere-se a iguais que estão juntos. Pode ser pejorativa ou selecionadora. Esse texto da Carta aos Romanos aponta para várias configurações “separatistas” no contexto: 1- o rito religioso; 2-a verdade de cada um; 3-a incompreensão sobre a vontade de Deus; e, resumidamente seremos ou somos avaliados em igual condição (11- 22). Diria que uma atenta leitura do texto pode esclarecer a questão. A revelação bíblica é de que há uma igualdade ainda não bem entendida ou aceita.

Por este tempo pessoas pensam em separações, classificando, de uma forma ou de outra as outras pessoas, quer pela autoridade de que se revestem ou por eventuais simpatias partidárias; por paixão do seu time; pela opção sexual; pela cor; e ainda, pelo local de moradia, e etc. e tal. O fato é que, ainda estamos vivendo tempos de declarações discriminatórias.

O Jornal Extra, em sua página Casos de Polícia, de 28/07/17 aborda essa situação com o tema Um Rio de ódio, informando sobre diferentes manifestações – terreiro de candomblé é atacado com pedras, ovos e legumes podres; jogadores de futebol chamados de “comedores de banana”; mulher negra tida como ladra em um supermercado; e vai por aí… Eu tenho mostrado para minha esposa o quanto a discriminação racial é gritante, até por vários momentos que tenho vivido, e pior, até em nosso meio cristão.

A afirmativa de que “todos somos farinha do mesmo saco”, se dá pela declaração que conclui esse texto: “porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado. Mas agora, sem lei, tem-se manifestado a justiça de Deus, que é atestada pela lei e pelos profetas; isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que crêem; pois não há distinção. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus “(20-24).

“Todos pecaram” coloca todos na mesma condição sem olhar raças, círculo social, condição financeira ou se desse ou daquele outro credo religioso. Todos farinha do mesmo saco, sem que haja saco algum com pessoas selecionadas, se melhores ou piores; se salvas ou perdidas. Há sim o condicionamento pela fé salvadora no único Salvador que é Jesus Cristo.

O fato bíblico faz suas considerações e observações, porém, há um enfrentamento preparado para todos, conforme Mt. 25:31- 34: “Quando, pois, vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; e, o Julgamento do Grande Trono Branco – “E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.” (Ap 20:11-15).

“Farinha do mesmo saco” todos somos, pois, reprovados por Deus todos estamos. Se salvos ou perdidos, firmados estamos no que fazemos, sentimos e vivemos. Entendimentos à parte, antes de julgar temos o dever de “amar ao Senhor Deus de todo o coração, de toda a alma, de toda a nossa força e de todo o nosso entendimento, e ao nosso próximo como a nós mesmo”…Dibemcomavida!

Pr. Mário Silva
Igreja Batista Central de Italva-RJ
prmarisil@gmail.com
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.