sábado, 26 de outubro de 2013

Parceiros mostram como é forte a crença da população pelas simpatias

Parte da cultura dos brasileiros, elas são usadas para ritualizar pedidos.
As ervas também são aliadas poderosas.

A influência dos povos indígenas e africanos está muito presente na cultura brasileira. As simpatias, por exemplo, fazem parte das nossas tradições. Mais que crendice popular, são segredos de fé repassados, quase sempre, de mãe para filha. Os Parceiros do MGTV mostram, nesta sexta-feira (25), algumas dessas curiosidades.

Uns fazem para afastar os males, outros para atrair benefícios. As simpatias são um costume de ritualizar os diferentes pedidos. Para tirar uma verruga da mão, para afastar uma pessoa chata, para atrair um amor ou para curar alguma doença, muita gente recorre a elas com frequência, e acredita no poder mágico de uma benzedeira ou mãe de santo.

As ervas também são aliadas poderosas. O peregum tira a magia, o mau olhado. O lírio é bom para atrair um romance. Já o capim cidreira sara o estresse. O banho de descarrego são sete folhinhas misturadas com determinadas ervas, dependendo da necessidade de cada um.

A mãe de santo explica que, para emagrecer, é necessário benzer, durante três dias, algumas moedas, de acordo com o tanto de peso que a pessoa deseja perder. Depois, deve-se distribuir esse dinheiro para pessoas carentes. Para tirar o vício da bebida, a mãe de santo explica que são necessárias duas garrafas, uma vazia e a outra com a bebida do dependente. Toda vez que ele sair para beber, deve-se encher um pouco da garrafa vazia com a bebida dele. Quando ela tiver cheia, a garrafa tem que ser enterrada debaixo de um coqueiro. A partir desse momento, a pessoa não beberá mais.

São muitas opções de simpatias, mas é imprescindível procurar um médico e um especialista em caso de qualquer doença.

fonte:http://g1.globo.com/minas-gerais/parceiro-mg/noticia/2013/10/parceiros-mostram-como-e-forte-crenca-da-populacao-pelas-simpatias.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.