terça-feira, 10 de março de 2009

São João Ogilvie

10 de Março



São João Ogilvie Neste dia, celebramos São João Ogilvie, que se tornou mártir da fé católica. Nasceu na Escócia, em 1579, duma nobre família que aderiu à separação da Igreja da Inglaterra com a de Roma.

Educado numa rígida doutrina calvinista, São João, com treze anos, foi enviado à França e à Alemanha por conta dos estudos. Ao deparar com o testemunho de vida dos católicos foi acometido por uma crise espiritual, a qual se findou ao se converter ao Catolicismo. Isso implicava, na época, a ruptura com a família e a perda de seu sustento.

Mesmo com a certeza de ser perseguido em sua pátria, esse grande homem de Deus abraçou a Igreja Católica, pois, de grande honestidade intelectual, decidiu-se radicalmente por reconhecer que caminhava para a verdade, vontade e convite de Deus. Mais tarde entrou na Companhia de Jesus, na qual chamava atenção pela sua serenidade e alegria de viver. Pôde exercer o sacerdócio no país natal também, de modo clandestino devido à perseguição, mas de forma corajosa e santa, até ser preso por professar sua fé ao Cristo, à verdade e ao amor ao Santo Padre. Por conta disso, foi humilhado, condenado, torturado e martirizado em 1615.

Que aprendamos com esse grande santo a defender com mais amor e fidelidade a Santa Igreja Católica!

São João Ogilvie, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.