quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

São Flaviano

19 de Fevereiro

O santo de hoje é reconhecido mártir pela ortodoxia da fé; São Flaviano foi fiel à Verdade até a morte. Pertencente ao clero, Flaviano chegou a ser eleito Patriarca de Constantinopla e, neste posto de serviço, teve que enfrentar no século V, duros conflitos políticos e religiosos.

São Flaviano era nobre, virtuoso e muito sábio, por isso, tendo que enviar um presente simbólico de patriarca para o imperador, ele mandou um pão bento na Missa Solene, isso como sinal de paz e concórdia. O primeiro ministro, por sua vez, devolveu, pois só aceitaria se fosse um vaso de ouro; a resposta do Santo foi lembrar que: "Os vasos de ouro são de Deus e dos pobres, seus representantes".

Estes acontecimentos irritaram o imperador e o ministro; juntamente estava também o monge Eutíquio e seus discípulos, na heresia que Cristo era uma só pessoa, porém com uma natureza divina que consumiu a natureza humana. São Flaviano protegia a verdade que Cristo é uma só pessoa com duas naturezas, a divina e a humana e, não deixou de combater e condenar mais essa mentira que atacava a Sã Doutrina.

Descontente, o religioso Eutíquio, com base num falso concílio, somado com o ódio e poder do Imperador e do Ministro, conseguiu – sem a aprovação do Papa – mandar prender o santo bispo, submetê-lo a torturas e ao desterro. São Flaviano entrou no Céu, por não agüentar os maus tratos dos inimigos da verdade: que Jesus Cristo é uma Pessoa Divina que assumiu verdadeiramente a natureza humana em sua encarnação.


São Flaviano, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.