terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Ayurveda para relaxar

Fonte: Revista Suadieta

Já que a moda é usar e abusar dos costumes indianos, que tal optar por uma das suas mais conhecidas técnicas para se esquecer dos problemas do dia-a-dia e relaxar? A Ayurveda é uma terapia com mais de 5.000 anos de existência que vem se tornando cada vez mais comum em todo o ocidente.
O significado da palavra Ayurveda é “ciência da vida”, por isso, para os indianos, essa técnica vai além da idéia de uma massagem. “A Ayurveda é um estilo de vida e não só uma terapia. Os seus efeitos estão relacionados a uma alimentação saudável, a prática de exercícios físicos, enfim, a todo um sistema de saúde que previne e trata as mais diversas doenças”, explica Luis Felipe Fernandes, especialista em Terapias Orientais.
Segundo os princípios da Ayurveda, existem três humores biológicos no nosso corpo, chamados de Doshas. O primeiro deles, ligado ao ar, é o Vata, que, como o vento, é seco, leve, sutil e agitado. O Pitta, semelhante ao fogo, é caracterizado por ser quente, oleoso e leve. Já o terceiro, o Kapha, está relacionado à água e é úmido, frio e pesado. O desequilíbrio entre esses Doshas corresponde a alterações patológicas no nosso corpo.
“Para nós, os ocidentais, uma massagem mexe com a musculatura e está completamente ligada ao físico. Já para os orientais, está relacionada às energias. Segundo a concepção deles, a dor, ou qualquer outro distúrbio físico, é consequência do bloqueio da circulação de energias e é a massagem a responsável por esse desbloqueio”, acrescenta Luis Felipe.
Contudo, vale ressaltar que, apesar desse conceito, a Ayurveda é usada no Brasil simplesmente, como uma técnica relaxante. “Aqui, nós usamos óleos vegetais ao invés de óleos medicamentosos. São 50 minutos de massagem intensa que fazem com que esses óleos penetrem no corpo e possibilitem uma sensação de relaxamento e conforto”, diz o terapeuta.
Se você quiser experimentar essa prática, o preço médio é de R$ 70 por sessão e a indicação é que ela seja feita uma vez por semana. “Essa é a frequência indicada, mas se a pessoa só puder fazer uma vez por mês, não tem problema. O importante é que ela busque uma alternativa para relaxar o seu corpo e a sua mente”, completa Luis Felipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.