terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Santa Joana Francisca de Chantal

9 de Dezembro

Santa Joana Francisca de Chantal Neste dia queremos lembrar a vida da Santa que na liturgia comemoraremos amanhã, Joana Francisca Chantal, modelo de jovem, mãe, irmã e por fim religiosa. Nasceu em Dijon, centro da França, em 1572 e foi pelas provações modelada até a santidade.

A mãe tão amada faleceu quando Joana era criança; o pai, homem de caráter exemplar, era presidente da câmara dos vereadores e por causa de maquinações políticas chegou a sofrer pobreza e muitas humilhações. Joana que recebeu da família a riqueza da fé deu com 5 anos um exemplo marcante quanto a presença de Jesus no Santíssimo Sacramente, pois falou a um calvinista que questionava o pai:
"O Senhor Jesus Cristo está presente no Santíssimo Sacramento, porque ele mesmo o disse. Se pretendeis não aceitar o que ele falou, fazeis dele um mentiroso".

Santa Joana Francisca com 20 anos casou-se com um barão, tiveram quatro filhos, e juntos começaram a educar os filhos , principalmente com o exemplo. Joana sempre humilde, caridosa para com o esposo, filho e empregados amava e muito amada.

Tristemente perdeu seu esposo que foi vítima de um tiro durante a caça e somente com a graça de Deus conseguiu perdoar os causadores, e corajosamente educar filhos. Como santa viúva, Joana conheceu o bispo Francisco de Sales que a assumiu em direção espiritual e encontrou na santa a pessoa ideal para a fundação de um fundação religiosa.

Santa Joana Francisca de Chantal , já com os filhos educados encontrou resistência dos seus familiares, porém diante do chamado do Cristo, tornou-se fundadora das Irmãs da Visitação de Nossa Senhora. Seguindo o exemplo de Maria, a santa de hoje com suas, irmãs fizeram um grande bem à sociedade e toda Igreja. Faleceu em 1641 deixando 83 conventos.

Santa Joana Francisca de Chantal...rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.