segunda-feira, 29 de agosto de 2016

O terremoto na Itália e as expiações ! Por quê ocorrem mortes coletivas ?



O terremoto aconteceu às 3:36 hora local na Itália. Foi de magnitude 6,2 e ocorreu a 76 km de Perugia. Deixou 130 mortos e se falam de mais de 300 desaparecidos. Cidades de Amatrice, Accumoli e Norcia sofreram maiores danos. O impacto foi maior perto de Perugia, região localizada a menos de 200 km de Roma, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, organismo que registra os tremores em todo mundo. O Itamaraty informou que não há registro de brasileiros entre as vítimas.
O tremor foi sentido por 20 segundos na capital, Roma, e também no Vaticano.

Diante de tantas tragédias porque passa a humanidade, a Doutrina Espírita nos esclarece que há dois tipos de mortes coletivas a considerar: as naturais e as provocadas pelo homem.

Naturais são aquelas causadas pela natureza, como por exemplo a peste, a fome, as inundações, os terremotos, os vendavais, entre outros, e haverão de cessar quando a Terra deixar de ser mundo expiatório.

Já as tragédias provocadas pelo homem revelam predominância da matéria sobre o Espírito e representam uma grave infração à Lei de Deus. De todos os flagelos destruidores provocados pelo homem, a guerra é o mais doloroso. Mas, à medida que o homem progride, menos frequentes se tornam os flagelos, por que ele lhe evita as causas.

No livro dos Espíritos pergunta 740. Os flagelos não seriam igualmente provas morais para o homem, pondo-o às voltas com necessidades mais duras?

— Os flagelos são provas que proporcionam ao homem a ocasião de exercitar a inteligência, de mostrar a sua paciência e a sua resignação ante a vontade de Deus, ao mesmo tempo que lhe permitem desenvolver os sentimentos de abnegação, de desinteresse próprio e de amor ao próximo, se ele não for dominado pelo egoísmo.

Também esclarece, a questão 737, Deus permite tais situações para fazer a humanidade “progredir mais depressa”.

por Ana Maria Teodoro Massuci
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.