sábado, 25 de dezembro de 2010

Bento XVI reza missa sob forte segurança

A Missa do Galo foi realizada em meio a preocupações com segurança após ataques a duas embaixadas em Roma
FOTO: REUTERS
26/12/2010

Na mensagem de Natal, o Papa pediu paz e fez apelo para que os governantes prestem solidariedade

Roma. O papa Bento XVI pediu paz durante a celebração da Missa do Galo, na noite da última sexta-feira, véspera de Natal. "Nesta hora, cheios de gratidão, nós nos juntamos no canto de todos os séculos, canto que une o céu e a terra, anjos e dos homens. Fazei com que muitos se juntem a vocês no amor mais e mais e assim nos tornaremos um povo de paz", afirmou.

A missa foi realizada em meio a um forte esquema de segurança, em consequência de preocupações causadas pelo envio de pacotes contendo bombas na quinta-feira para duas embaixadas em Roma. Bento XVI caminhou pelo corredor central da basílica de São Pedro, lotada por 10 mil fiéis, acompanhado de seus habituais guarda-costas, e parou várias vezes para dar bênção a bebês.

No ano passado, durante a mesma celebração, uma mulher com distúrbios mentais jogou-se contra o papa quando ele descia pelo corredor e o derrubou ao chão.

Bênção

Ontem, durante a tradicional mensagem de Natal antes da bênção "Urbi et Orbi" ("à cidade e ao mundo"), o Papa pediu que os governantes prestem solidariedade efetiva aos desabrigados do terremoto e às vítimas da epidemia de cólera no Haiti e que também não se esqueçam dos que perderam os lares na Colômbia, Venezuela, Guatemala e Costa Rica por recentes calamidades naturais.

Diante de milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro do Vaticano, o pontífice também fez votos para que se impulsione o diálogo entre Nicarágua e Costa Rica - que atualmente travam uma crise diplomática - e pediu novamente paz para o Oriente Médio e a reconciliação das Coreias. Ele ainda abençoou os fiéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.