sexta-feira, 11 de junho de 2010

Papa pede desculpas às vítimas de pedofilia

publicado em 11/06/2010 às 07h17:

Esta é a primeira vez que Bento 16 pede perdão publicamente por casos de abusos
 R7
Giuseppe Giglia/EFE 
Foto por Giuseppe Giglia/EFE
O papa Bento 16 pediu desculpas publicamente nesta sexta-feira (11) por casos de pedofilia envolvendo padres da Igreja Católica em todo o mundo
O papa Bento 16 pediu nesta sexta-feira (11) perdão público a Deus e às vítimas de padres pedófilos, durante sermão na praça de São Pedro, no Vaticano. O líder máximo da Igreja Católica também disse que a instituição vai combater o problema e lutar para que padres pedófilos não voltem a cometer abusos.
- [Farei] tudo o que for possível para que abusos semelhantes não voltem a acontecer jamais.
O pedido de perdão foi feito diante de mais de 15 mil sacerdotes de todo o mundo, que compareceram ao encerramento do chamado Ano Sacerdotal, no Vaticano.
O papa afirmou, ainda, que os escândalos de pedofilia envolvendo padres católicos são um "chamado para a purificação da igreja".
Bento 16 também disse que a Igreja Católica vai trabalhar para garantir que os novos padres tenham real vocação para o sacerdócio.
O papa afirmou que a "a autenticidade da vocação" será examinada exaustivamente durante o processo de admissão ao ministério religioso e na formação dos futuros sacerdotes.

Esta é a primeira vez que Bento 16 fala de maneira tão pública sobre os casos de abusos de crianças por religiosos católicos. O escândalo de pedofilia ganhou força em 2010, com novas denúncias contra padres em todo o mundo, especialmente na Irlanda, nos Estados Unidos e na Alemanha.
O próprio papa chegou a ser acusado de negligência por não ter afastado sacerdotes pedófilos quando ainda era arcebispo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.