quarta-feira, 16 de junho de 2010

Bento XVI cria nova diocese no Brasil

16 de junho de 2010 • 09h31
Terra
O papa Bento XVI criou uma nova diocese no Brasil, em Salgueiro, no estado de Pernambuco, e nomeou como bispo o franciscano Magnus Henriques Lopes, de 45 anos, informou hoje o Vaticano.

O Pontífice também nomeou hoje o italiano Alessandro Carmelo Ruffinoni, de 67 anos, bispo coadjutor de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

A nova diocese de Salgueiro foi criada com território desmembrado das dioceses de Petrolina e Floresta.

Com 17.931 quilômetros quadrados, a diocese conta com uma população de 439.418 habitantes, dos quais 351.534 são católicos, com 17 paróquias e 14 sacerdotes.

O primeiro bispo de Salgueiro, Magnus Henriques Lopes, nasceu em 1965 em Assú, na diocese de Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte.

Entrou na ordem dos Franciscanos Capuchinhos em 1989. Estudou filosofia na Faculdade de Filosofia de Recife e teologia no Instituto Franciscano de Teologia de Olinda.

É formado em psicologia pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió e em teologia moral pela Academia Pontifícia Alfonsiana de Roma.

Foi ordenado sacerdote em 1996 em sua cidade natal. Prestou serviços nos franciscanos capuchinhos do Brasil e atualmente atuava como padre e ecônomo do Convento de Santo Antônio, em Natal.

Ruffinoni, o novo bispo coadjutor de Caxias do Sul, nasceu em 1943 em Piazza Brembana, na província italiana de Bérgamo. Pertence a congregação dos Missionários de São Carlos (Scalabrinianos).

Estudou na Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma e foi ordenado sacerdote em 1970.

Enviado como missionário ao Brasil, foi diretor espiritual, reitor do seminário menor de Casca e pároco em Porto Alegre.

Em 1988 foi enviado ao Paraguai, onde foi reitor do seminário menor de Ciudad del Este, vigário da paróquia Virgem do Rosário, de Ciudad del Este e diretor do centro missionário de Ciudad del Este.

De 1998 a 2006 foi superior provincial da Província Scalabriniana "São Pedro", com sede em Porto Alegre.

Em 2006 foi nomeado bispo auxiliar do Porto Alegre, cargo que ocupa atualmente.

Também é responsável, na Conferência Nacional dos bispos Brasileiros, do pastoral para os emigrantes brasileiros no estrangeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.