terça-feira, 12 de outubro de 2010

Os festejos contam, além das missas nos horários tradicionais, com carreata no bairro Piracicamirim

Festa de Nossa Senhora espera 2.500 fiéis
12/10/2010 06:30:00
A Tribuna


Foto: Daniel Damasceno - Tradicional Bolo de Nossa Senhora Aparecida será entregue hoje aos fiéis

A igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Piracicamirim, deve reunir cerca de 2.500 pessoas nas atividades comemorativas que acontecem hoje em homenagem à padroeira do Brasil. Às 7 horas, o padre Claudomiro Aparecido da Rocha benze o bolo, cujos 1.300 pedaços serão entregues aos fiéis e estão esgotados.

Na sequência, serão celebradas duas missas (às 7h30 e 9h30) e uma carreata pelo bairro. No período da tarde, das 12h às 18 horas, os fiéis participam da reza do terço. À noite, nova missa às 19 horas, encerrando as comemorações. Pelo menos 400 pessoas vão ajudar nos rituais.

Padre Claudomiro disse que a relação da comunidade com Nossa Senhora é muito forte, porque ela serve de inspiração para as mais diversas manifestações sociais e religiosas. “É uma figura presente em qualquer situação que se faça referência à mãe, e o povo busca nela a segurança”, observou.

A programação comemorativa começou no dia 2 de outubro, data em que se recorda a instalação da igreja no bairro (ocorrida há 40 anos), com a presença do bispo. Na sexta-feira, 8, houve até uma missa celebrada pelo padre cowboy Eclésio, vindo de Lavras (MG). No sábado foi a vez da liturgia afro.

Para explicar a força da devoção à santa, padre Claudomiro conta que “ela é o carinho que Deus tem por nós. Esse sentimento de amor é propagado ao mundo pela imagem de Nossa Senhora”. Segundo ele, a comunidade participa intensamente das atividades da igreja e demonstra essa relação de afeto.

BOLO - Uma equipe de 35 pessoas participou da produção do Bolo de Nossa Senhora Aparecida. São mil quilos de material, que resultaram em 1.300 pedados, vendidos com antecedência a R$ 10 o quilo. A expectativa era que o doce ficasse pronto ontem à noite.

De acordo com Marcos Roberto do Nascimento, técnico metalúrgico, que faz parte do grupo dos 5, responsável pela coordenação dos Encontros de Casais em Cristo (ECC), da igreja Nossa Senhora Aparecida, do Piracicamirim, foram três meses para preparar o bolo, desde a aquisição dos ingredientes.

Simone Nascimento, costureira, esposa de Roberto, disse que o doce é composto por 360 placas de pão de ló, recheadas com doce de leite e ameixa e coberta com chantili. “Uma padaria assou as formas para nós no domingo e hoje [ontem], desde manhãzinha, estamos aqui trabalhando”, disse Simone, entusiasmada com a obra filantrópica.

Diferente do Bolo de Santo Antônio, que é tradicionalmente usado como referência ao santo casamenteiro, o Bolo de Nossa Senhora Aparecida não tem uma missão específica. “Pode servir para qualquer finalidade, dependendo da fé do fiel”, concluiu Padre Claudomiro.


Missa Solene

Na Capela Nossa Senhora Aparecida, no Centro, as celebrações em homenagem à padroeira do Brasil começam hoje, às 8h, com missa solene pelo padre Sebastião Luiz de Souza. Ao meio-dia, haverá a tradicional reza do terço e queima de fogos. O tema das celebrações deste ano é Sob o Olhar de Nossa Senhora Aparecida Caminhamos com Jesus.

De acordo com José Reis, coordenador da capela, o ponto alto das cerimônias acontece às 17h, com procissão nas ruas do entorno da igreja, missa campal celebrada pelo monsenhor Jamil Nassif Abib, pároco da Catedral de Santo Antônio, e coroação da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Na parte festiva das celebrações, haverá venda do bolo de Nossa Senhora, a partir das 8h. A quermesse tem início a partir das 11h e, a partir das 19h, a festa será animada por Os Carreteiros.


Recomende para um amigo clicando aqui...               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.