quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Eternamente jovem

Numa sociedade onde se supervaloriza a novidade, e para o senso comum, velho é sempre sinônimo de ultrapassado, é natural que haja uma forte preocupação, da população em geral, em manter-se sempre jovem, ou, pelo menos, retardar ao máximo os efeitos do envelhecimento.

A cada dia surgem novas fórmulas, pílulas, cremes e uma infinidade de outros produtos que prometem amenizar os efeitos do tempo, embora, na prática, não apresentem muitos efeitos concretos, na maioria dos casos.

Para alguns, no entanto, manter-se jovem por um tempo maior do que o comum parece ser um processo natural. Como será que isso acontece?

Ultimamente, médicos e especialistas tem apostado em uma resposta animadora. Além da importância dos fatores genéticos e ambientais, saúde e juventude na terceira idade estão intimamente relacionados com o estilo de vida que se leva.

Manter hábitos saudáveis pode ser o primeiro passo para uma velhice tranqüila.

E um estilo de vida saudável compreende desde cuidados com a saúde do corpo até a busca de um equilíbrio psicológico.

O modo como você se relaciona com sua realidade, com o ambiente que o cerca e com as pessoas com quem convive durante toda a vida é um importante determinante de uma velhice sem maiores problemas.

Está provado que prevenir é sempre melhor do que remediar.

Algumas questões, que muitas vezes deixamos em segundo plano, como investir em uma alimentação saudável e equilibrada, praticar atividades físicas com freqüência, ir ao médico regularmente e procurar dormir bem, por mais que o tempo pareça curto para todas as atividades que nos parecem urgentes e inadiáveis, podem fazer toda a diferença.

Também devem ser levados em conta os níveis de stress e ansiedade, o modo de lidar com as próprias emoções e a atitude frente a problemas e dificuldades.

Hoje em dia já se tem certeza de que a saúde do corpo depende da saúde da mente.

A busca da paz interior é muito importante na tentativa de manter-se jovem e saudável na segunda metade da vida.

Fonte: vivatranquilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.