quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Conheça o culto popular a São Longuinho


Ele é considerado um santo remédio para quem perdeu algum objeto.
Conheça a história das pessoas esquecidas, dos ferreiros e dos artesãos, que também é invocado contra moléstias que afetam os olhos.

Quem foi São Longuinho?

Era um soldado do exercito romano chamado Cássio, encarregado de vigiar Jesus. Foi ele quem feriu o peito de Cristo com uma lança durante a crucificação. Conta-se que a água e o sangue do ferimento respingaram nos olhos dele curando-o de um problema sério de visão. A partir disso, o soldado reconheceu Jesus como “Filho de Deus”, deixou o exercito e tornou-se monge. Depois, de convertido, foi batizado com o nome de longino, originário do grego Lonkhe, que significa “lança”. Durante a perseguição aos cristãos, foi preso e martirizado, tendo os dentes arrancados, a língua cortada e, finalmente, decapitado.

No Brasil

Embora não se tenha registros da origem desta crença, ela se espalhou rapidamente pelo País, principalmente no Nordeste e no Sul de Minas Gerais. A devoção popular baseia-se em pedir a ajuda de São Longuinho, antes de procurar o que perdeu. Em seguida, a pessoa promete que se encontrar o objeto, dará três pulos e três gritos em sinal de agradecimento.

Preces Poderosas

São Longuinho, patrono dos pobres e ajudante daqueles daqueles que procuram artigos perdidos, me ajude a encontrar o objeto que perdi ( diga o que perdeu) . me conceda esta graça e o seu precioso auxilio para todos que procuram o que perderam, principalmente aqueles que procuram encontrar e ganhar novamente as graças de Deus e a vida eterna. Amém.


São longuinho, que aos pés da cruz abristes, com a lança, o coração do Cristo crucificado, de onde jorrou sangue e água, pede a Jesus por nós; que o sangue inunde, com o Espírito Santo, o mundo e a nossa vida; que cada um tenha a alegria de penetrar no coração do Filho de Deus e receber amor e graça. São Longuinho ajudai-nos a agradecer. Amém.
Revista Salmos & Anjos ano 12 nº 126 pg 10


Recomende para um amigo clicando aqui...               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.