segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

MEDITAÇÃO



A meditação é uma transformação de todo o seu ser. Você não é mais parte da multidão, não é mais um parafuso na máquina. Você tomou a responsabilidade sobre os próprios ombros, tornou-se um indivíduo livre.
 
A meditação começa por levá-lo além do tempo, porque ela vai levá-lo também além da morte.
 
Você ficará surpreso em saber que em sânscrito há apenas uma palavra para morte. A palavra é KAL. KAL significa também amanhã, amanhã haverá apenas a morte e nada mais; a vida é hoje.À medida que você se torna mais tranqüilo,  verá que as suas tensões são o seu peso. Quando as tensões não existem mais, você se torna leve, sem peso. E a consciência, que é a sua realidade, não tem limitação de tempo e espaço. Seu corpo cresce da infância para a juventude, para a velhice e para a morte.
 
Estas mudanças estão acontecendo apenas ao corpo. São uma troca de mobília da casa, ou uma nova pintura, ou uma nova fachada, mas o homem que vive na casa não é afetado por essas coisas. A consciência  é o mestre. O seu corpo é apenas a casa.
 
No momento em que você entra em meditação, você toca dentro de si mesmo, em algo universal, algo que não tem idade, que não tem limitações seja de tempo ou espaço.
 
Meditação não é algo mental. Meditação é algo que diz respeito ao seu ser. É necessário apenas uma pequena conexão... e súbito tudo é diferente.
 
O corpo continuará seu caminho, mas você saberá que não é o seu corpo.
 
Pessoas morrerão, mas você saberá que a morte é impossível. A sua própria morte virá, mas a meditação o prepara para a morte, para que você possa ir dançando e cantando para o derradeiro silêncio, deixando a forma para trás e desaparecendo no sem forma.
 
Meditação é a única contribuição que o Oriente fez à humanidade. O Ocidente fez muitas contribuições, milhares de invenções cientificas, imenso progresso na medicina, inacreditáveis descobertas em todas as dimensões da vida. Mas, ainda assim, a única contribuição do Oriente é muito mais valiosa que todas as contribuições do Ocidente.
 
MeditaçãoO Ocidente tornou-se rico; tem toda a tecnologia para ser rico. O Oriente tornou-se pobre, imensamente pobre, porque não tem buscado nada, exceto  uma coisa: seu próprio SER interior.
 
Sua riqueza é algo que não pode ser visto, mas o Oriente tem conhecido os mais altos picos da bem-aventurança e as enormes profundidades do silêncio. Ele tem conhecido a eternidade da vida; tem conhecido o mais belo florescer do amor, da compaixão da felicidade. Todo o seu gênio tem sido devotado a uma única busca – você pode chamá-la de êxtase. A meditação é uma técnica para se chegar a esse estado estático, a esse estado de divina intoxicação. É uma técnica simples, mas a mente a transforma em algo complexo e difícil, porque ambas não podem existir ao mesmo tempo.
 
A meditação é a morte da mente, por isso ela resiste a qualquer esforço à meditação. E a mente é inteligente e astuta o suficiente para dar a você falsas direções e chamá-las de meditações.
 
A meditação começa com você separado da mente, você como um observador. Este é o único modo de separá-lo de qualquer coisa. Se você está olhando para uma luz, uma coisa é certa, você não é a luz, você é aquele que observa. Assim sendo, observar é a chave da meditação. Observe a sua mente. Não faça mais nada, não repita um mantra ou o nome de Deus. Apenas observe o que a mente está fazendo.
 
Não a perturbe, não a impeça, não a reprima, não faça nada absolutamente. Seja apenas um observador. E o milagre de observar é a meditação. A medida que você continua a observar, aos poucos a mente começa a ficar vazia de pensamentos. Mas você não está se tornando mais alerta, mais consciente.
 
Quando a mente torna-se completamente vazia, toda sua energia torna-se uma chama despertadora. Essa chama é o resultado da meditação. Você pode dizer então que meditação é outro nome para viajar, testemunhar, observar sem nenhum julgamento, sem nenhuma avaliação. Apenas por observar, você imediatamente sai fora da mente; o observador torna-se mais forte e enraizado, a sua distância em relação a mente torna-se cada vez maior.
 
Em breve a mente estará tão distante que será difícil sentí-la – apenas um eco em longínquos vales. E finalmente, mesmo este eco desaparecerá. O desaparecimento da mente acontece sem o uso de qualquer força contra a mente – apenas deixando-a morrer por si mesma. Uma vez que a mente esteja absolutamente silenciosa, tenha desaparecido completamente, você não pode encontrá-la em lugar nenhum.
 
Então você torna-se consciente pela primeira vez de si mesmo, porque a mesma energia que estava envolvida com a mente, não a encontrando mais, volta-se para si mesma.
 
MeditarLembre-se, energia é um constante movimento. Nós costumamos dizer que as coisas são objetos, sem pensar porque os chamamos assim. Eles são objetos porque impedem, obstruem sua energia, sua consciência – elas objetam, elas são obstáculos. Mas quando não há objetos, e todos os pensamentos, emoções, humores desaparecem, você está em profundo silêncio, no nada, em coisa alguma, então toda a energia começa a voltar-se para si mesma. Este retorna da energia para a própria fonte e traz imenso prazer. Quando a meditação retorna à sua própria fonte, ela explode em imenso deleite em seu estado supremo é a iluminação.
 
E qualquer coisa que ajude você nesse processo de meditação é disciplina – talvez tomar um bom banho, estar limpo e fresco, sentado numa postura relaxada com os olhos fechados – nem faminto nem empanturrado – sentado na postura que seja mais relaxante, observando todo o corpo, cada parte, para ver se há alguma tensão. Se há alguma tensão, mude a postura e coloque o corpo em estado relaxado.
 
No Oriente, acertadamente, descobriu-se que a postura de Lótus – a forma em que Buda está sentado nas estátuas que você vê é chamada postura de Lótus – que é uma descoberta de milhares de anos, é a postura mais relaxada do corpo.
 
Mas para ocidentais que não estão acostumados a sentar no chão, a postura de Lótus é um pesadelo; sendo assim, evite-a, porque leva-se quase seis meses para aprender a postura de Lótus – não é necessário.
 
Se você está acostumado a sentar-se em cadeiras, poderá encontrar um jeito, uma postura, uma cadeira feita em determinada forma que poderá ajudá-lo a relaxar seu corpo e todas as tensões.
 
Assim, não é importante se você está sentado em uma cadeira ou na posição de Lótus, ou deitado numa cama. Sentar é preferível porque evita que você durma. A postura de Lótus foi escolhida por muitas razões. Se alguém consegue fazê-la sem se torturar muito, então é a melhor, mas não é imprescindível.
 
Ela é certamente a melhor situação para você poder entrar em meditação. As pernas estão cruzadas, as mãos estão cruzadas, a espinha está reta; isso ajuda muito ao estado de observação.
 
Primeiramente, nesta posição a gravidade tem o menor efeito sobre o corpo, a gravidade afeta o seu corpo inteiro.
 
É por isso que para dormir, deitar é a melhor postura, a gravidade atrai todo o seu corpo, por causa dessa atração, o corpo perde todas as suas tensões.
 
Em segundo lugar, quando você está deitado, se o seu propósito é dormir, você deve usar um travesseiro, porque quanto menos sangue chegar à sua mente, menos ativa ela ficará. Quanto menos sangue alcançar à sua mente, mais possibilidade há de se adormecer.
 
A postura de Lótus é uma grande combinação, ela oferece o menor efeito da gravidade, e por causa da espinha estar reta, menor quantidade de sangue chega à mente que, então, não pode funcionar. Nesta postura você não poderá adormecer facilmente.
 
MeditarSe você aprender esta postura desde o seu nascimento, ela torna-se natural. O cruzar das pernas, o cruzar das mãos, também tem um significado. A energia do seu corpo move-se num círculo; o círculo não é interrompido em ponto algum na postura de Lótus. Ambas as mãos... uma mão dá energia à outra mão, um pé da energia ao outro, e a energia continua movendo-se em círculo. Você torna-se um circulo da sua própria bioenergia. Assim sendo, várias coisas são de muita ajuda, sua energia não está sendo gasta, por isso você não fica cansado; uma mínima quantidade de sangue está alcançando a sua cabeça, de forma que sua mente não está funcionando muito.
 
Você está sentado em tal posição, suas pernas estão cruzadas, suas mãos cruzadas e sua espinha reta, o sono, dessa forma, torna-se difícil de acontecer. Estas coisas são apenas suportes, elas não são essenciais.

Isso não significa que uma pessoa que não possa sentar na postura de Lótus, não possa meditar; a meditação será um pouco mais difícil, mas a postura de Lótus é apenas útil, mas não absolutamente necessária.

O melhor é seguir o seu corpo e a sua sabedoria. Use uma cadeira; o propósito é você sentir-se confortável para que o corpo não atraia a sua atenção.
 
É por essa razão que a tensão deve ser evitada, porque se você tem uma dor de cabeça será difícil meditar. A todo momento,  sua atenção irá para a dor de cabeça. Se a sua perna estiver doendo, ou se existe uma leve tensão em qualquer parte do corpo, isso imediatamente irá alterá-lo.
 
É natural, é parte da sabedoria do corpo se ele não o alterasse, então sim, haveria perigo. Uma cobra poderá mordê-lo  e você continua sentado. Suas roupas podem pegar fogo, seu corpo poderá estar se queimando, e você não estará cônscio disto. Por isso, o corpo dá imediatamente o alarme, onde quer que esteja havendo algum problema.
 
Esta é a razão de se criar uma postura relaxada, na qual o corpo não necessite alarmá-lo, porque cada alarme será um distúrbio para sua meditação.
 
Ao meditarmos, ficamos em estado de elevação da consciência, liberamos os chakras (abrimos os portais espirituais), e passamos a captar as ondas energéticas do mundo espiritual superior, fortalecendo-nos, e sendo inspirados a ter pensamentos e sentimentos sublimes, amenizando ainda o nosso estresse.
 
Esse estado especial nos permite também, em muitos casos, reviver cenas de vidas passadas (sanando sofrimentos cármicos), e até lampejos do futuro (orientando os nossos passos com segurança). Caso você ainda não tenha experimentado, faça uma prova, e certamente sentirá os bons efeitos que ela produz.
 
Para quem já está fazendo sua meditação diária, parabéns pois o seu caminho para a espiritualidade está cada vez mais próximo de realizar o grande passo que o levará ao Satori (iluminação), ou seja, a um novo estado de consciência, e de uma nova e maravilhosa visão com a qual terá alcançado a harmonia cósmica.
 
MeditarDe posse desta benesse, será uma pessoa que muito ajudará na evolução da humanidade, que, atualmente, está necessitando urgentemente de pessoas que espalhem e irradiem energias positivas para fazer um mundo melhor, mais no SER do que essa corrida medrosa e desenfreada, que é a do TER.
 
Tenha sim, mas tenha também a consciência de que viver bem, não significa, somente, ser uma pessoa abastada; tenha sim, alegria de viver, sabendo que somos filhos de Deus. Um Pai como Deus, certamente não nos colocou neste mundo apenas para sofrer, mas sim nos dá a chance de poder evoluir, a fim de que alcancemos planos muito mais elevados e, finalmente, encontrar a suprema harmonia e felicidade à qual somos destinados.
 
Portanto, meus queridos irmãos, depende apenas de nós. Vamos experimentar este caminho? Que Tal? Votos de sucesso a todos, e tenham um ótimo aqui e agora!
 
Espero ter colaborado para que você possa iniciar sua meditação, agora com um maior conhecimento sobre o assunto. A experiência é muito importante, portanto, se você quiser, você consegue. Tente, não desista nunca, e você alcançará maravilhas nunca antes experimentadas.

Com muito amor é o que ofereço a vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.