quarta-feira, 2 de abril de 2008

ORAÇÃO DO ROSÁRIO

MISSIONÁRIO DA PAZ
Nós, missionários do amor de Nossa Senhora, que divulgamos a Oração do Rosário, temos um compromisso muito importante com a Paz. O Rosário é a oração orientada para a paz, precisamente porque consiste na contemplação de Cristo, o Príncipe da Paz.

Quem reza o Rosário assimila o mistério de Cristo, apreende o segredo da paz e faz dele seu projeto de vida.
Neste momento difícil, em que as pessoas vivem com grandes dificuldades financeiras, vítimas de desemprego, insegurança, abandono das autoridades responsáveis pela saúde, pela educação, as pessoas se sentem desamparadas, inseguras, acuadas, vivem com constante angústia, não tem como enxergar um futuro mais tranqüilo.
Nossa sociedade está invadida pela promiscuidade, uso de drogas, é diariamente bombardeada pelos jornais com denúncias de corrupção de políticos e autoridades, nossos valores morais estão sendo constantemente desfigurados e as famílias começam a sofrer um processo de desintegração que mina os alicerces da sociedade e cria um quadro sombrio para o futuro.
Muitas pessoas se afastaram da Igreja, da fé, aumentando ainda mais a insegurança, pois uma vida difícil materialmente, se torna um grande vazio quando nosso espírito não encontra um apoio, as pessoas se sentem abandonadas, frustadas, se tornam agressivas, violentas procurando uma maneira de extravasar suas desilusões e angústias.
As pessoas passam a procurar soluções imediatistas, se iludem, passam a julgar as pessoas pelo que possuem e não pelo que são ou fazem, se tornam excessivamente vaidosas, se preocupam mais com a estética do que com a personalidade, tornam-se vazias e fúteis.
Nós os missionários do Rosário, devemos estender a mão a essas pessoas, lembrar-lhes o Evangelho, recordar a vida de Jesus, seus sacrifícios e ensinamentos para que pudéssemos ter mais fé, lembrarmo-nos da bondade de Deus, da beleza da vida, da prática da meditação e da oração como forma de encontrar o caminho da luz e da felicidade.
A Oração do Rosário é uma oração que nos traz paz, equilíbrio espiritual, nos permitir refletir sobre a nossa vida, nossos acertos, nossos erros, corrigirmos eventuais desvios da nossa caminhada rumo as graças do Senhor.
Enquanto rezamos o Rosário meditamos sobre os quatro Mistérios, Gozosos, Luminosos, Dolorosos e Gloriosos, quando contemplamos e meditamos os mistérios do Rosário percorremos a vida de Cristo desde a sua concepção e nascimento até a sua morte, ressurreição e ascensão e sobre a assunção e coroação de Nossa Senhora. Sendo assim, os mistérios são relatos dos principais acontecimentos e momentos significativos da vida de Cristo. Por isso o Rosário foi chamado pelo saudoso e querido Papa João Paulo II de “Evangelho feito oração”.
Quando rezamos o Rosário, Nossa Senhora nos acolhe em seus braços, sentimos sua presença Ela nos reconforta, nos protege e ilumina o nosso caminho, é um momento especial no nosso dia, o momento em que despertamos para um novo dia, ou depois de uma jornada árdua de trabalho, nós paramos para meditar e conversar com Nossa Mãe através do Rosário.
Este enorme prazer que sentimos, quando nos braços de Nossa Senhora, devemos compartilhar com nossos irmãos que não tem o hábito da Oração. Com amor e compreensão devemos lhes mostrar o caminho da paz, o caminho da fé, ajudá-los a descobrir como pode ser reconfortante um momento de oração, especialmente a do Rosário, quando ensinamos a alguém a rezar o Rosário, estamos lhe dando a mão e o levando para os braços de Nossa Senhora.
Aquele que reza não perde a esperança diante das dificuldades porque tem Deus como Pai e Nossa Senhora como fiel advogada e intercessora e neles encontram ajuda e proteção.

Mistérios Gozozos
Mistérios Dolorosos
Mistérios Gloriosos
Mistérios Luminosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.