quarta-feira, 2 de abril de 2008

MISTÉRIOS GOZOSOS

Os Mistérios Gozosos se referem à infância de Jesus, ao começo de sua vida terrena. Segundo São Lucas, Maria guardava todas essas coisas meditando-as em seu coração. Por isso ela veio a ser nosso modelo, como Virgem ouvinte e Virgem orante. Ela acolheu a Palavra de Deus com fé, e crendo, concebeu em seu seio Jesus. Que ela nos ajude a escutar também com fé a palavra divina, a medita-la e a faze-la nossa na oração e na vida diária.

PRIMEIRO MISTÉRIO - A ANUNCIAÇÃO - (Lc 1, 26-38)

Neste mistério contemplamos a anunciação do anjo Gabriel a Nossa Senhora.
O Anjo Gabriel diz:“Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”
Maria responde:“Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo tua palavra!”
No encanto dessas palavras virginais, o Verbo se fez carne.

Neste primeiro mistério aprendamos com Maria a virtude da humildade, e que Ela nos ajude a sermos simples, humildes e generosos de coração como Ela o foi, para transmitir sempre com alegria a palavra de Deus. Maria nos ensina também a nos colocarmos sempre a serviço do Senhor.
Peçamos ao Senhor que nos ajude a reconhecer a tua presença no meio de nós e que saibamos dizer “Sim”, como o fez Maria, à tua vontade.

SEGUNDO MISTÉRIOA VISITAÇÃO - (Lc 1, 39-56).
Neste mistério contemplamos a visita de Maria à sua prima Isabel.
Isabel saúda Maria dizendo: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!”.
Maria diz: “Sim! Doravante as gerações todas me chamarão de bem aventurada, pois o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor”


Assim como nossa Mãe, Maria, nós somos chamados para levar a Boa Nova a todas as pessoas do mundo, para irradiar neles o amor que Jesus nos proporciona junto com nossa Mãe. Neste mistério aprendamos com Ela, o espírito de serviço para com o próximo.
O exemplo dela e reconhecendo a humildade de Maria no Magnificat, prometamos que seremos humildes e caridosos para com o nosso próximo. Ainda mais quando demos nosso Fiat, nosso sim, ao chamado especial de Cristo (João Paulo II).
Peçamos ao Senhor que nos ajude a sermos caridosos e solidários para com o próximo, principalmente com os mais necessitados.

TERCEIRO MISTÉRIOO NASCIMENTO DE JESUS - (Lc 2, 1-20)
Neste mistério contemplamos o nascimento de Jesus em Belém e a visita dos pastores.
Estavam José e Maria em Belém quando”completaram-se os dias para o parto, e ela deu à luz seu filho primogênito, envolveu-o com faixas e reclinou-o numa manjedoura...”.
O anjo disse aos pastores: “Nasceu-vos hoje um Salvador, que é o Cristo-Senhor, na cidade de Davi... Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens que ele ama!”.
Não importa a circunstância de frio ou pobreza com a qual Jesus veio ao mundo já que Nossa Mãe Maria deu a luz a seu filho e no calor da fogueira, envolveu Jesus em seus braços, apresentando-o a todos os que vieram adorá-lo. Aprendamos com Maria a ter desapego aos bens materiais terrenos.
Assim como ela, nós temos de suportar as inclemências que se apresentam no caminho do nosso apostolado. Vaguemos pregando em todos os lugares a grandeza que o Senhor fez em nossas vidas e façamos que Jesus nasça em nossos corações a cada dia.
Peçamos ao Senhor que nos dê a graça de sermos humildes como Ele que nasceu num estábulo e que sempre tenhamos a alegria de saber que “Deus está conosco”.

QUARTO MISTÉRIOAPRESENTAÇÃO DE JESUS - (Lc 2, 22-38)
Neste mistério contemplamos a apresentação de Jesus no Templo
“E havia em Jerusalém um homem chamado Simeão...quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir as prescrições da Lei a seu respeito, ele o tomou nos braços e bendisse a Deus dizendo: Agora, Soberano Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque meus olhos viram tua salvação, que preparaste em face de todos os povos, luz para iluminar as nações e glória de teu povo, Israel”.
Simeão pronunciou, diante de Jesus, no momento da Apresentação, as Palavras sobre a Luz. Nossa vida, também, deve ser uma luz para que ilumine o mundo e a realidade temporal. Vamos aprender com Sagrada Família a obediência às Leis de Deus e da Igreja.
Através da profecia de Simeão podemos compreender a missão de Jesus Cristo e a participação co-redentora de Maria, onde assumiria junto de seu Filho às dores de sua Paixão e Morte na Cruz. Maria e José reagiram como verdadeiras pessoas de fé que não se deixaram abalar por esse desafio, mas que souberam acolher com prontidão os desígnios de Deus.
Peçamos ao Senhor que saibamos ser obedientes à Lei de Deus e da Igreja, que tenhamos uma grande pureza de corpo e alma e que saibamos abrir as portas de nosso coração e, assim, receber-Te para semear a Tua paz e Tua justiça neste mundo.

QUINTO MISTÉRIO - MARIA E JOSÉ ENCONTRAM JESUS NO TEMPLO - (Lc 2, 41-50)
Neste mistério contemplamos o zelo de Maria e José quando vão procurar Jesus e o encontram no Templo entre os doutores.
Ao encontrar Jesus no Templo, Maria disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu, aflitos, te procurávamos. Ele respondeu: Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo estar na casa de meu Pai?”.

Neste mistério aprendamos com Maria a procurar Deus em todos os caminhos e em todas as coisas, mas, principalmente, na Casa de Deus onde podemos encontrá-Lo sempre. Peçamos a Jesus que nunca nos perca e que quando nós o olharmos, Ele nos indique o verdadeiro caminho rumo ao Pai. Que Maria nos dê a fidelidade, a confiança e principalmente a perseverança para que cada vez que percamos Jesus pelo pecado, saibamos encontra-lo na confissão.
Peçamos ao Senhor que nos ajude a encontra-Lo em nosso caminho e desta maneira fazer a vontade do Pai, assim como o fez Maria.


Mistérios Gozozos
Mistérios Dolorosos
Mistérios Gloriosos
Mistérios Luminosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.