sexta-feira, 4 de abril de 2008

Orações misteriosas do Enchiridião

A Semana do Magista

A imantação das forças psíquicas deve ser feita no silêncio. É pela perseverança, pela calma e, sobretudo , pela investigação exclusiva da verdade por si mesma e não por fim material e vil, que se chega pouco a pouco, à intuição do astral e à posse da prática.

O dia do magista deve ser consagrado à prece sob estas três formas: a palavra, o trabalho e a meditação.

Ao levantar-se dirá, depois de ter purificado fisicamente o mais possível pela água, a oração do dia diante do altar. Em seguida se entregará ao trabalho que é a mais útil e eficaz das preces.

A noite, finalmente,consagrar-se-á alguns instantes à meditação relativamente às observações e aos ensinamentos que se pode recolher durante o dia que acaba de transcorrer.
As Sete Orações Misteriosas do Enchiridião

DOMINGO

Pai Nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, etc., mas livrai-nos do mal. Assim seja. Livrai-me, Senhor, eu vo-lo peço, a mim que sou vossa criatura, (nome da pessoa), de todos os males passados, presentes e futuros, tanto da alma como do corpo; dai-me pela vossa bondade a paz e a saúde e sede-me propício, a mim que sou vossa criatura, pela intercessão da bem-aventurada Virgem Maria, dos vossos apóstolos S. Pedro, S. Paulo e Santo André e de todos os santos. Dai a paz à vossa criatura e a saúde durante minha vida, a fim de que, sendo assistido pela ajuda de vossa misericórdia, nunca fique escravo do pecado, nem do temor de qualquer perturbação, pelo mesmo Jesus Cristo vosso Filho, Nosso Senhor, que sendo Deus, vive e reina na unidade do Espírito Santo em todos os séculos dos séculos. Assim seja. Que a paz do Senhor esteja sempre comigo. Assim seja.

Que esta paz celeste, Senhor, que deixastes aos vossos discípulos, habite sempre no meu coração e esteja sempre entre mim e meus inimigos, tanto visíveis como invisíveis. Assim seja. Que a paz do Senhor, sua fonte, seu corpo, seu sangue, me ajude, me console e me proteja, a mim que sou vossa criatura, (nome da pessoa), tanto à minha alma como ao meu corpo. Assim seja. Cordeiro de Deus, que vos dignas­te nascer da Virgem Maria; que, na sua cruz, lavastes o mundo dos seus pecados, tende piedade da minha alma e do meu corpo. Cristo, cordeiro de Deus imolado para a salvação do mundo, tende piedade da minha alma e do meu corpo. Cordeiro de Deus, pelo qual todos os fiéis são salvos, dai-me vos­sa paz, que deve durar sempre, tanto nesta como na outra vida. Assim seja.



SEGUNDA-FEIRA

O’ grande Deus pelo qual todas as coisas foram libertadas! livrai-me também de todo mal. O’ grande Deus que destes vossa consolação a todos os seres! Dai-me também, O’ grande Deus que socorrestes e assististes a todas as coisas! ajudai-me e socorrei-me em todas as minhas necessidades, minhas misérias, minhas empresas, meus perigos; livrai-me de todas as oposições e laços dos meus inimigos, tanto visíveis como invisíveis, em nome do Pai que criou o mundo inteiro (sinal da cruz), em nome do Filho que o resgatou (sinal da cruz), em nome do Espírito Santo que realizou a lei em toda sua perfeição. Lanço-me totalmente em vossos braços e ponho-me inteira­mente debaixo de vossa proteção. Assim seja. Que a benção de Deus, o Pai Todo-poderoso, do Filho e do Espírito Santo, esteja sempre comigo. Assim seja (sinal da cruz). Que a bênção de Deus Pai, que só por sua palavra fez todas as coisas, esteja sempre comigo (sinal da cruz). Que a bênção de Nosso Senhor Jesus Cristo, filho do grande Deus vivo, esteja sempre comigo (sinal da cruz). Assim seja. Que a bênção do Espírito Santo, com seus sete dons, esteja sempre comigo (sinal da cruz), Assim seja. Que a bênção da Virgem Maria, com seu Filho esteja sempre comigo. Assim seja.

TERÇA-FEIRA

Que a bênção e a consagração do pão e do vinho que Nosso Senhor Jesus Cristo fez quando os deu aos seus apóstolos, dizendo-lhes: “Tomai e comei isto; este é o meu corpo que será entregue por vós, em memória minha e para remissão de todos os pecados”, esteja sempre comigo (sinal da cruz). Que a bênção dos santos, anjos, arcanjos, virtudes, potências, tronos, dominações, querubins, serafins, sempre esteja comigo (sinal da cruz). Assim seja. Que a bênção dos patriarcas e profetas, apóstolos. mártires, confessores, virgens e de todos os santos de Deus, esteja sempre comigo (sinal da cruz). Assim seja. Que a bênção de todos os céus de Deus esteja sempre comigo (sinal da cruz). Assim seja. Que a Majestade de Deus Todo poderoso me ampare e me proteja; que a sua bondade eterna me guie; que a sua caridade sem limites me inflame; que a sua divindade suprema me dirija; que o poder do Pai me conserve; que a sabedoria do Filho me vivifique; que a virtude do Espírito Santo esteja sempre entre mim e meus inimigos tanto visíveis como invisíveis. Poder do Pai, fortificai-me; Sabedoria do Filho, iluminai-me; Consolação do Espírito Santo, consolai-me. O Pai é a paz. O Filho é e a vida. O Espírito Santo é o remédio da consolação e da salvação. Assim seja. Que a divindade de Deus me abençoe. Assim seja. Que a sua piedade me anime; que seu amor me conserve. O’ Jesus Cristo, Filho do grande Deus vivo! tende piedade de mim, pobre pecador!

QUARTA-FEIRA

O’ Emanuel! defendei-me contra o inimigo maligno e contra todos os meus inimigos visíveis e invisíveis, e livrai-me do mal. Jesus Cristo veio em paz, Deus feito homem, que sofreu com paciência por nós. Que Jesus Cristo, rei clemente, esteja sempre entre mim e meus inimigos para defender-me. Assim seja. Jesus Cristo triunfa, Jesus Cristo reina, Jesus Cristo manda. Que Jesus Cristo me livre continuamente do mal. Assim seja. Que Jesus Cristo se digne dar-me a graça de triunfar de todos os meus adversários. Assim seja. Eis a cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo. Fugi à sua vista, inimigos meus; o leão da tribu de Judá triunfou. Raça de Davi, Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Salvador do mundo, salvai-me e socorrei-me. Vós que me resgatastes pela vossa cruz e vosso preciosíssimo sangue, socorrei-me, conjuro-vos para isso, meu Deus, ó Agios! óTheos!Agios Ischyros, Agios Athanatos, Eleison Himas, Deus santo, Deus forte, Deus misericordioso e imortal, tende piedade de mim, vossa criatura (nome da pessoa), sede meu am­paro, Senhor; não me abandoneis, não rejeiteis minhas súplicas, Deus da minha salvação; sede meu auxílio, Deus da minha salvação.

QUINTA-FEIRA

lluminai meus olhos com a verdadeira luz, afim de que não fiquem fechados com um sono eterno, para que meu inimigo não diga que o ultrapassei. Enquanto o Senhor estiver comigo não temerei a malícia dos meus inimigos. O’ dulcíssimo Jesus! conservai-me, ajudai-me, salvai-me; que só com a pronunciação do nome de Jesus todo joelho se dobre, tanto celeste, como terrestre e infernal, e que toda língua publique que Nosso Senhor .Jesus Cristo goza da glória de seu Pai. Assim seja. Sei, sem nunca pôr em dúvida, que apenas invoque o Senhor em qualquer dia ou hora que seja, serei salvo. Dulcíssimo Senhor Jesus Cristo, Filho do grande Deus vivo, que fizestes tão grandes milagres pela única força do vosso preciosíssimo nome e enriquecestes tão abundantemente os indigentes, pois que pela sua força os demônios fugiam, os cegos viam, os surdos ouviam, os coxos andavam direito, os mudos falavam, os leprosos eram lavados, os doentes curados, os mortos ressuscitados; porque apenas pronunciavam o dulcíssimo nome de Jesus o ouvido ficava extasiado e a boca cheia do que há de mais agradável; a esta só pronunciação os demônios fugiam, todo joelho se dobrava, todas as tentações, mesmo as piores, desapareciam, todas as enfermidades eram curadas, todas as disputas e combates que existem e existiam entre o mundo, a carne e o diabo eram dissipadas, e todos ficavam cheios de bens celestes; quem quer que invocava ou invocar este santo nome de Deus era e será salvo; este santo nome revelado pelo Anjo, ainda antes de ser concebido no seio da Santa Virgem.

SEXTA-FEIRA

O’ doce nome! nome que fortifica o coração do homem, nome de vida, de salvação, de alegria, nome precioso, irradiante, glorioso e agradável, nome que fortifica o pecador nome que salva, guia, conserva e governa tudo, fazei, pois, preciosíssimo Jesus, pela força deste mesmo .Jesus, que o demônio se afaste de mim; iluminai-me, Senhor, a mim que sou cego, tirai minha surdez, endireitai-me, a mim que sou coxo; dai-me a palavra, a mim que sou mudo; curai minha lepra, dai-me a saúde, a mim que sou doente e ressuscitai-me, a mim que sou morto; dai-me a vida e rodeai-me em toda parte, tanto por dentro como por fora, a fim de que, estando munido e fortificado com este santo nome, viva sempre em vós e louvando-vos, honrando-vos, porque tudo vos é devido, porque sois o mais digno de glória, o Senhor e o Filho eterno de Deus pelo qual todas as coisas estão em alegria e são governadas. Louvor, honra e glória vos sejam dadas para sempre, para todos os séculos dos séculos. Assim seja. Que Jesus sempre esteja em meu coração, nas minhas entranhas. Assim seja. Que Nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre dentro de mim, que Ele me cure; que sempre esteja ao redor de mim, que me conserve; que esteja adiante de mim, que me guie; que esteja atrás de mim para guardar-me; que esteja sobre mim para abençoar-me; que esteja em mim para vivificar-me; que esteja junto a mim para governar-me; que esteja em cima de mim para fortificar-me; que sempre esteja comigo para libertar-me de todas as penas da morte eterna, Ele que vive e reina por todos os séculos dos séculos. Assim seja.

SÁBADO

Jesus, filho de Maria, salvador, do mundo, que o Senhor me seja favorável, bondoso e propicio, que me conceda um espírito são e voluntário para lhe dar a honra e o respeito que lhe são devidos a Ele que é o libertador do mundo. Ninguém pode pôr a mão Nele porque a sua hora ainda não tinha chegado, Ele que é, que era e será sempre, foi Deus e homem, começo e fim. Que esta oração que lhe faço me garanta eternamente contra meus inimigos. Assim seja. Jesus de Nazaré, rei dos Judeus, título honroso, Filho da Virgem Maria, tende piedade de mim, pobre pecador, e guiai-me conforme a vossa doçura no caminho da salvação eterna. Assim seja. Ora, Jesus sabendo as coisas que deviam acontecer-lhe, adiantou-se e lhes disse: — A quem buscais? Eles responderam-lhe: — A Jesus de Nazaré. Jesus lhes disse: — Sou eu. Ora, Judas, que devia entregá-lo, estava com eles. Apenas lhes disse que era Ele, caíram por terra. Ora, Jesus lhes perguntou de novo: — A quem buscais? Eles disseram ainda: -- A Jesus de Nazaré. Jesus lhes respondeu: — Já vos disse que Sou eu. Se é, pois, a mim que buscais, deixai que estes se vão (falando de seus discípulos). Á lança, os cravos, a cruz (sinal da cruz), os espinhos, a morte que sofrestes provam que apagastes e expiastes os crimes dos miseráveis; preservai-me, Senhor Jesus Cristo, de todas as chagas da pobreza e dos laços de meus inimigos; que as cinco chagas de Nosso Senhor me sirvam continuamente de remédio. Jesus é o caminho (sinal da cruz), Jesus é a vida (sinal da cruz), Jesus é a Verdade (sinal da cruz), Jesus sofreu (sinal da cruz), Jesus foi crucificado(sinal da cruz). Jesus filho de Deus, tende piedade de mim (sinal da cruz). Ora, Jesus passou pelo meio deles, e ninguém pôs sua mão ímpia sobre Jesus, porque sua hora ainda não tinha chegado.

O SÉTIMO DIA

O dia do Sol deve ser, tanto quanto possível, consagrado unicamente à ocupação e não à profissão.

Não nos esqueçamos que o único repouso verdadeiro sob o ponto de vista intelectual, é o exercício desta ocupação preferida, porque a cessação absoluta de todo trabalho físico ou intelectual pode constituir o ideal do bruto, porém não o de um homem suficientemente desenvolvido.

A prece deverá ser feita, naquele dia, completa e tão solene quanto possível, quer no quatro mágico, quer, de preferência, na igreja, que é um maravilhoso laboratório de magia, aberto a todos, ricos e pobres.

No inverno e durante o mau tempo, a primeira parte da manhã deverá ser consagrada a esta cerimônia. Na bela estação, convém substituir o templo, obra dos homens, pela manifestação direta da natureza, e a prece em plena floresta ou em pleno campo é particularmente indicada.

A tarde dos domingos será consagrada ou ao preparo dos objetos mágicos fornecidos pela natureza e, por conseguinte, à adaptação das ciências naturais, ou à educação estética da sensação nos museus ou nos concertos sinfônicos, ou, ainda, à realização das pequenas operações de magia cerimonial, conforme o tempo, o lugar e as disposições tomadas. A noite será, enfim, consagrada a recapitular e a classificar os resultados obtidos durante a semana, no que se relacione com as ocupações, ou à leitura, à cópia das fórmulas e das obras preferidas, ou ainda ao teatro, sempre conforme as épocas e as disposições.

Voltando ao seu laboratório, o magista terminará o dia por uma longa meditação, seguida de uma prece diante do altar ou no círculo mágico. E’ neste momento que o emprego dos isolantes, como o vidro ou a lã, deverá ser particular-mente estudado.

De resto, a adaptação da meditação ao meio e ao indivíduo não pode ser indicada em todos os seus detalhes em um tratado tão elementar; esperamos que os exemplos enunciados acima servirão para guiar o estudante, e que o exercício e a prática ativarão facilmente a obra começada por seu desejo e sua aplicação.

E’ pelo exercício progressivo da meditação que se chega, pouco a pouco, ao desenvolvimento das faculdades psíquicas superiores, de onde derivam três ordens de fenômenos dos mais importantes, classificados pelos autores antigos sob os nomes de arroubo, êxtase e sonho profético.



Extraído do livro Tratado Elementar de Magia - Papus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.