quarta-feira, 2 de abril de 2008

MISTÉRIOS DOLOROSOS

Os Mistérios Dolorosos se referem às dores pelas quais Jesus e Sua Mãe, Maria passaram. Nos coloquemos no lugar de Jesus, aquele que para nos redimir, se fez obediente até a morte na cruz e imitemos a disponibilidade de Maria em cooperar ativamente nesta obra salvadora. Maria que chama a si mesma de “Serva do Senhor” estará firme junto à cruz para receber maternalmente a herança de Jesus: seus discípulos e a Igreja. Que Ela nos ajude a fazer nossos, os sentimentos de Cristo na Paixão e a imita-lo em sua mensagem de amor e disponibilidade para com os outros.

PRIMEIRO MISTÉRIOORAÇÃO NO HORTO - (Mt 26, 36-46; Lc 22, 39-46).
Neste mistério contemplamos a agonia de Jesus no Horto das Oliveiras.
Jesus foi com os apóstolos ao Monte das Oliveiras e ao chegar lhes disse: “Orai para não entrardes em tentação”. Afastou-se e orou: “Pai, se queres, afaste de mim este cálice! Contudo, não a minha vontade, mas a tua seja feita!”
Apareceu um anjo do céu que o confortava. “E, cheio de angústia, orava com mais insistência ainda, e o suor se lhe tornou semelhante a espessas gotas de sangue que caíam por terra. Reuniu-se aos discípulos e disse: “Levanta-vos! Vamos! Eis que meu traidor está chegando”.
“Falar de Deus e com Deus”é um lema que São Domingos de Gusmão nos deixou para reconhecermos a importância que a oração tem em nossas vidas e não nos deixarmos cair em tentação. Lembremos que estar perto de Jesus e que segui-lo implica em que estejamos despertos e em oração. Somente através da oração é possível aceitar a vontade de Deus em todos os momentos sem vacilar no caminho da fé. Peçamos a Maria para que tenhamos a virtude da serenidade para abraçarmos corajosamente os momentos difíceis e o sofrimento sempre que eles se abatem sobre nós.
Peçamos ao Senhor para que saibamos orar e pedir que se faça a vontade de Deus e não a nossa.

SEGUNDO MISTÉRIOA FLAGELAÇÃO DE JESUS - (Mt 27,11-31; Mc 15,1-15).
Neste mistério contemplamos a flagelação de Jesus e aprendamos a praticar a mortificação dos sentidos. .
Pilatos disse: “Quem quereis que vos solte, Barrabás ou Jesus, que chamam Cristo?”
“ Que farei de Jesus, que dizeis ser o rei dos judeus?”. O povo respondeu: “Crucifique-o”. Pilatos entregou Jesus para ser crucificado.

O Filho de Deus: humilhado e castigado se converte em nosso Salvador. Peçamos a Maria que nos ajude a reconhecer nossos erros e pecados e a ter coragem para lutar por um mundo mais justo e mais humano, onde reine tua paz e tua justiça.

Peçamos ao Senhor para que em nossa missão evangelizadora saibamos nos configurar com a dor que Ele sente diante de tantos pecados da humanidade, a Ele dedicamos nosso sacrifício e esforços para consolar-Lo em seu trono.

TERCEIRO MISTÉRIO – A COROAÇÃO DE ESPINHOS - (Mc 15, 16-20; Mt 27,27-31).
Neste mistério contemplamos a coroação de espinhos de Jesus Cristo e aprendemos a combater o nosso orgulho e egoísmo, purificando-nos com o Sagrado Sangue.
Os soldados levaram Jesus ao Pretório, “despiram-no e puseram-lhe uma capa escarlate”. “Depois tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lhe na cabeça e um caniço na mão direita”.
Aprendemos com Jesus a combater o nosso orgulho e egoísmo, purificando-nos com o Sagrado Sangue de Sua cabeça. Deixemos o orgulho de lado em nossas vidas e nos esforcemos para lutar contra todos os pensamentos ruins, de fracasso, de derrota que possam se levantar contra o conhecimento de Deus. Permitamos pedir a dádiva da paciência e aceitar todas as humilhações pensando como Jesus sofreu por nós.Peçamos a Maria que nos obtenha a força invencível, a serenidade inabalável e pelo menos um lampejo da infinita dignidade com que Cristo enfrentou os escárnios e os tormentos nesta fase da sua Paixão.
Peçamos ao Senhor por todas as pessoas que carregam em sua vida uma coroa de falta de alimentos, moradia, saúde, educação, de ausência de oportunidades e realização pessoal e social.

QUARTO MISTÉRIO - COM A CRUZ NAS COSTAS - (Mc 15, 20-22)
Contemplemos neste mistério Jesus carregando a própria cruz e o caminho para o Calvário.

No caminho para o Calvário requisitaram Simão Cireneu que vinha do campo para que carregasse a cruz. Levaram Jesus a um lugar chamado Gólgota, que quer dizer Caveira.

Neste mistério meditamos o caminho que Jesus percorre até chegar ao Calvário e aprendamos com Ele a ter coragem para enfrentar as dificuldades e injustiças da vida. Durante esta caminhada Jesus cai por três vezes para mostrar que muitas vezes sentimos o peso do sofrimento, nos sentimos desanimados e abatidos, mas pela fé readquirimos capacidade e força para continuarmos caminhando. A cruz é o caminho que nos leva à santidade.

Peçamos ao Senhor que nos dê força para levarmos a nossa cruz de cada dia e a não fugirmos dos sofrimentos da vida. O fardo se torna leve quando aceitamos com docilidade à vontade de Deus.


QUINTO MISTÉRIO – A CRUCIFIXÃO - (Lc 23, 33-46; Mc 15, 23-28).

Contemplamos neste mistério a crucifixão e a morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

“Deram-lhe vinho com mirra, que ele não tomou. Então, o crucificaram” junto com dois malfeitores, um à direita e o outro à esquerda. Jesus dizia: “Pai, perdoa-lhes: não sabem o que fazem.”

Neste mistério Jesus é crucificado e morre após três horas de agonia. Aprendamos com Jesus a ter amor a Deus e horror ao pecado.

Peçamos ao Senhor que nos ajude a reconhecer-Lo nos momentos difíceis da nossa vida e em todos os que sofrem por sua causa. Dai-nos a coragem de teu Espírito para sermos fiéis à tua palavra e ação.

Mistérios Gozozos
Mistérios Dolorosos
Mistérios Gloriosos
Mistérios Luminosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.