São Lucas apresentando o retrato da Virgem, f. 19v
O evangelista que melhor deu a conhecer a Virgem Maria, foi representado mostrando um retrato da Mãe de Deus. De facto, já desde uma data posterior ao ano de 600, acreditava-se que este evangelista era também pintor; a tradição assegura inclusive que pintou um retrato da Virgem e este é o momento que Gérard Horenbout escolheu para representar o evangelista no Livro de horas de Joana I de Castela (f. 12v).
À sua direita aparece o touro, o seu animal emblemático.
A decoração de arquitectura, ao estilo italiano, deriva, nas Grandes Horas de Ana de Bretanha, da scaena frons romana, motivo utilizado nos retratos do autor para aumentar o esplendor decorativo da pintura e a importância da personagem.
O evangelista que melhor deu a conhecer a Virgem Maria, foi representado mostrando um retrato da Mãe de Deus. De facto, já desde uma data posterior ao ano de 600, acreditava-se que este evangelista era também pintor; a tradição assegura inclusive que pintou um retrato da Virgem e este é o momento que Gérard Horenbout escolheu para representar o evangelista no Livro de horas de Joana I de Castela (f. 12v).
À sua direita aparece o touro, o seu animal emblemático.
A decoração de arquitectura, ao estilo italiano, deriva, nas Grandes Horas de Ana de Bretanha, da scaena frons romana, motivo utilizado nos retratos do autor para aumentar o esplendor decorativo da pintura e a importância da personagem.
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