quarta-feira, 22 de julho de 2009

Papa reivindica valores do esporte

Fonte: Zenit
Em uma mensagem ao Tour de France, que passou perto de sua casa de férias

LES COMBES, terça-feira, 21 de julho de 2009 (ZENIT.org).- Bento XVI reivindicou os valores morais e educativos que devem caracterizar o esporte, em uma mensagem enviada nesta terça-feira ao Tour de France, que passava muito perto da casa em que ele decorre suas férias.

O Papa cumprimentou cordialmente “todos os corredores e organizadores desta corrida”, que em sua 16ª etapa deixaram as fronteiras francesas para atravessar a Suíça e a Itália, a cerca de 3 km de Les Combes.

O Santo Padre ampliou sua mensagem a “todos os esportistas atualmente comprometidos em diferentes competições, com o desejo de que o empenho no esporte contribua para o crescimento íntegro da pessoa e não se desvincule do respeito dos valores morais e educativos”.

O Pe. Federico Lombardi, SJ, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, que divulgou a mensagem do pontífice, explicou que, com ela, o Papa quis se unir também à alegria da população do Vale de Aosta, que acompanhou a corrida com enorme entusiasmo.

“Fazia cerca de 60 anos que o Tour não passava pelo Vale de Aosta e, portanto, é visto como um acontecimento excepcional. Além disso, disseram-me que o primeiro vencedor do Tour de France foi um esportista do Vale de Aosta”, explicou o porta-voz em declarações emitidas pela Rádio Vaticano.

Por este motivo, revela, “sugeriu-se que o Papa enviasse uma mensagem e ele aceitou com prazer, mandando uma saudação simples, mas significativa”.

A etapa entre Martigny e Bourg-Saint-Maurice, de 159 km, foi vencida pelo corredor espanhol Mikel Astarloza (Euskaltel-Euskadi), enquanto o também espanhol Alberto Contador (Astana) se mantém à frente da classificação geral.

Lombardi explica que nestas semanas do verão boreal acontecem muitos campeonatos esportivos, em particular os Mundiais de Natação, em Roma, de forma que o Papa também quer “estimular os valores positivos do esporte para o crescimento da pessoa”.

O pontífice se encontra desde o dia 13 de julho na residência Les Combes, na localidade de Introd, no Vale de Aosta, onde permanecerá até o próximo dia 29 de julho.

Ele passará o resto do verão na residência pontifícia de Castel Gandolfo, que está situada a cerca de 30 km de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.