Organização católica destaca nova visão da economia, da política e da sociedade
Para a Cáritas Internacional, o destaque que a nova encíclica de Bento XVI coloca na justiça e no bem comum oferece uma nova visão da economia, da política e da sociedade baseada na responsabilidade partilhada do cuidado pela humanidade e pelo ambiente."A encíclica apresenta passos concretos que os dirigentes políticos deveriam estudar, a fim de nos recolocarmos no caminho de um verdadeiro desenvolvimento. A encíclica lembra-nos que a finança e os negócios podem favorecer toda a humanidade, e não apenas os accionistas. Um regresso a um modelo equitativo baseado na responsabilidade comum é primordial para terminar com a diferença entre aqueles que têm muito e aqueles que nada têm", refere a Secretária-Geral da instituição.
O novo documento do Papa retoma a encíclica Populorum Progressio, de Paulo VI, mais de 40 anos após a sua publicação, à luz da globalização e do colapso da economia de mercado desregulamentada que ocorreu em 2008.
Lesley-Anne Knight declarou que "a Caritas in veritate realça a maneira como a procura cega de lucros, em detrimento da ética, se tornou ruinosa para as pessoas e para o planeta. A encíclica surge num momento crucial para o desenvolvimento, dado que estão em risco décadas de progresso. O número de pessoas que passam fome aumentou dos cem milhões para mais de um bilhão o ano passado."
"A crise expôs falhas do sistema geradas por uma especulação imprudente em proveito de um pequeno número de pessoas e à custa de milhões de famílias pobres. Mas a crise oferece uma oportunidade única de...leia mais
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário.