sexta-feira, 31 de julho de 2009

Evangelho do dia 31/07/2009

Evangelho (Mateus 13, 54-58)
Sexta-Feira, 31 de Julho de 2009
Santo Inácio de Loiola

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

54Foi para a sua cidade e ensinava na sinagoga, de modo que todos diziam admirados: Donde lhe vem esta sabedoria e esta força miraculosa? 55Não é este o filho do carpinteiro? Não é Maria sua mãe? Não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? 56E suas irmãs, não vivem todas entre nós? Donde lhe vem, pois, tudo isso? 57E não sabiam o que dizer dele. Disse-lhes, porém, Jesus: É só em sua pátria e em sua família que um profeta é menosprezado. 58E, por causa da falta de confiança deles, operou ali poucos milagres.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Gravadora lançará CD do papa Bento XVI

31/07/2009 09h30min
Fonte: Diário de Santa Maria
Disco terá oito faixas com cantos, orações e músicas

O papa Bento XVI lançará um disco em que canta e recita orações da Virgem Maria, segundo a gravadora Geffen/Universal.

De acordo com o selo, o CD do papa, terá oito faixas com cantos, orações e músicas. Bento XVI é acompanhado pelo coral da Filarmônica de Roma e a gravação foi feita na Basílica de São Pedro.

No total, são menos de 10 minutos de gravações da voz de Bento XVI que, depois, foram mixadas com as partes musicais. As composições originais são interpretadas pela Royal Philharmonic Orchestra que gravou as composições clássicas nos estúdios Abbey Road, em Londres.

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, confirmou nesta sexta-feira que a voz do papa Bento XVI estará presente em um álbum com discursos e orações do pontífice em vários idiomas.

— A iniciativa nasceu da SanPolo Multimedia, que pediu à Rádio Vaticana alguns trechos da voz do Santo Padre para a produção de um CD — explicou o porta-voz.

Segundo Lombardi, as gravações foram disponibilizadas pela Rádio Vaticana e o Papa não teve nenhuma relação direta com a produtora britânica.

Os lucro serão destinados a educação musical de crianças pobres em todo mundo. O álbum será lançado para venda em 30 de novembro. João Paulo II também realizou uma produção semelhante, o álbum "Abba Pater", lançado em 1999 e no ano passado, o tenor Plácido Domingo, gravou um álbum com poemas de João Paulo II. Com informações da Ansa.
AP

Santo Inácio de Loyola

31 de Julho

 Santo Inácio de Loyola
Neste dia celebramos a memória de um Santo que marcou profundamente a história da Igreja, por isso está escrito na Laudes: "Nosso canto celebre a Inácio, de um exército de heróis comandante, general que os soldados anima com palavras e atos, constante".

Inácio nasceu em Loyola na Espanha, no ano 1491, e pertenceu a uma nobre família religiosa, ao ponto de receber com 14 anos a tonsura, mas preferiu a carreira militar e assim como jovem valente entregou-se às ambições e às aventuras das armas e dos amores. Aconteceu que durante a defesa do castelo de Pamplona, Inácio quebrou uma perna, precisando assim ficar paralisado por um tempo; desse mal Deus tirou o bem da sua conversão, já que depois de ler a Vida de Jesus e alguns livros da vida dos Santos concluiu: "São Francisco fez isso, pois eu tenho de fazer o mesmo. São domingos isso, pois eu tenho também de o fazer".

Realmente ele fez, como os santos o fizeram, e levou muitos a fazerem "tudo para a maior glória de Deus", pois pendurou sua espada no Santuário de Montserrat, entregou-se à vida eremítica, na qual viveu seu "famosos" Exercícios Espirituais, e logo depois de estudar filosofia e teologia lançou os fundamentos da Companhia de Jesus. A instituição de Inácio iniciada em 1534 era algo novo e original, além de providencial para os tempos da Contra-Reforma. Ele mesmo esclarece: "O fim desta Companhia não é somente ocupar-se com a graça divina, da salvação e perfeição das almas próprias, mas, com a mesma graça, esforçar-se intensamente por ajudar a salvação e perfeição das do próximo".

Com Deus Santo Inácio de Loyola, que "tinha um alma maior que o mundo conseguiu", como disse Gregório XV, conseguiu testemunhar sua paixão convertida, pois sua ambição única tornou-se a aventura do salvar almas e o seu amor a Jesus. Foi para o Céu com 65 anos e lá intercede para que nós façamos o mesmo agora "com todo o coração, com toda a alma, com toda a vontade", repetia.

Santo Inácio de Loyola, rogai por nós!

quinta-feira, 30 de julho de 2009

São Pedro Crisólogo

30 de Julho

São Pedro Crisólogo O santo deste dia, nasceu em Ímola, na Itália, no ano de 380 e "aproveitou" sua vida, gastando-se totalmente pelo Evangelho, a ponto de ser reconhecido pela Igreja como Doutor da Igreja. São Pedro Crisólogo tinha este nome por ter se destacado, principalmente pelo dom da pregação - Crisólogo significa 'Palavra de Ouro'.

Diante da morte do bispo de Ravena, o escolhido para substituí-lo foi Pedro, que neste tempo vivia num convento, aonde queria oferecer-se como vítima no silêncio; mas os planos do Senhor fizeram dele, bispo. Pastor prudente e zeloso da Igreja usou do dom da pregação como instrumento do Espírito para a conversão de pagãos, hereges e frios cristãos.

São Pedro Crisólogo, com o seu testemunho de santidade, conhecimento das ciências teológicas e dom de comunicação venceu a heresia do Monofisismo, a qual afirmava Jesus ter apenas uma só natureza, e não a misteriosa união da natureza Divina e Humana como o próprio nos revelou. Um homem que tinha o pecado no coração, porém Pedro lutou com as armas da oração, jejum e mortificações para assim desfrutar e transmitir, pela Palavra, o tesouro da graça, isto até entrar no lugar Céu em 450.


São Pedro Crisólogo, rogai por nós!

Evangelho do dia 30/07/2009

Evangelho (Mateus 13,47-53)
Quinta-Feira, 30 de Julho de 2009
São Pedro Crisólogo


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 47“O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam.
49Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, 50e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí, haverá choro e ranger de dentes. 51Com­preendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”.
52Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”. 53Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Santa Marta

29 de Julho

Santa Marta Hoje, lembramos a vida de Santa Marta, que tem seu testemunho gravado nas Sagradas Escrituras. Padres e Teólogos encontram em Marta e sua irmã Maria, a figura da vida ativa (Marta) e contemplativa (Maria).

No Evangelho, Santa Marta apresenta-se como modelo ativo de quem acolhe: "... Jesus entrou em uma aldeia e uma mulher chamada Marta o recebeu em sua casa". (Lc 10,38)

Esta não foi a única vez, já que é comprovada a grande amizade do Senhor para com Marta e seus irmãos, a ponto de Jesus chorar e reviver o irmão Lázaro.

A tradição nos diz que diante da perseguição dos judeus, Santa Marta, Maria e Lázaro, tiveram de ir para França, onde se dedicaram à Evangelização. Santa Marta agora no Céu reina com Cristo, pois aqui soube ser ativa na amizade e acolhimento de Deus. Aprendamos com ela!


Santa Marta, rogai por nós!

Evangelho do dia 29/07/2009

Evangelho (Jo 11,19-27 OU Lucas 10,38-42)
Quarta-Feira, 29 de Julho de 2009
Santa Marta


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 19muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa.
21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. 23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. 24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”.
25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?” 27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.

Ou

Evangelho (Lc 10,38-42)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 38Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!”.
41O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 28 de julho de 2009

São Celestino

28 de Julho

São Celestino Com satisfação nós lembramos da santidade do Papa Celestino I, que governou a Igreja dos anos 422 até 432. Ele nasceu na Itália e, ao ser escolhido para governar a Igreja do Cristo, usou muito bem o cajado da justiça e paz.

No tempo dele a auto-suficiência do pelagianismo, que, embora condenado no Concílio de Cartago, perdurava querendo "contaminar" os cristãos, pois afirmava uma auto salvação.

Combatente também contra a heresia do Nestorianismo - que afirmava ter Jesus duas naturezas e duas pessoas - São Celestino fez de tudo para condenar o erro e pecado sem deixar de amar o errado e o pecador; assim viveu na santidade até entrar na eterna casa dos santos em 432.


São Celestino, rogai por nós!

Evangelho do dia 28/07/2009

Evangelho (Mateus 13,36-43)
Terça-Feira, 28 de Julho de 2009
17ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 36Jesus deixou as multidões e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Explica-nos a parábola do joio!” 37Jesus respondeu: “Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. 38O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno. 39O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os ceifadores são os anjos. 40Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos: 41O Filho do Homem enviará os seus anjos e eles retirarão do seu Reino todos os que fazem outros pecar e os que praticam o mal; 42e depois os lançarão na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes. 43Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Bento XVI reconhece tarefa educativa dos avós

LES COMBES, (ZENIT.org).- Bento XVI reconheceu a tarefa educativa dos avós ao presidir o Ângelus neste domingo – memória dos Santos Joaquim e Ana –, na residência dos Alpes, na qual transcorre suas férias.

O Papa pediu aos 5 mil peregrinos, reunidos na pradeira do chalé da colônia salesiana em que se hospeda, orações pelos avós, que “na família são os depositários e com frequência as testemunhas dos valores fundamentais da vida”.

Como o Papa explicou, a Igreja comemora os avós no dia 26 de julho porque, segundo a tradição, eram os pais de Nossa Senhora “e, portanto, avós de Jesus”.

“Esta celebração leva a pensar no tema da educação, que tem um lugar tão importante na pastoral da Igreja”, reconheceu, ao dirigir-se aos presentes, que antes haviam participado da Celebração Eucarística nesse mesmo lugar, presidida pelo arcebispo de Aosta, Dom Giuseppe Anfossi.

“A tarefa educativa dos avós sempre é muito importante, ainda mais quando, por diferentes razões, os pais não são capazes de garantir uma adequada presença junto aos filhos na fase de crescimento.”

O Papa confiou “à proteção de São Joaquim e Santa Ana todos os avós do mundo, enviando-lhes uma bênção especial”.

“E que Nossa Senhora, quem, segundo uma bela iconografia, aprendeu a ler as Escrituras sentada no colo de sua mãe, os ajude a vivificar sempre a fé e a esperança com os mananciais da Palavra de Deus”, desejou.

Antes de despedir-se dos peregrinos, o Papa recordou em particular “todos os idosos, especialmente aqueles que poderiam encontrar-se mais solitários e em dificuldade”.

No próximo dia 29, Bento XVI concluirá suas férias anuais, que começaram no dia 13 de julho. Ele passará o resto do verão trabalhando na residência pontifícia de Castel Gandolfo, que está situada a aproximadamente 30 km de Roma.

Santa Bartoloméia

27 de Julho

A santa de hoje, nasceu em 1807, na Itália, e foi a grande responsável pela conversão do seu pai, que vivia entregue ao vício da bebida.

Santa Bartoloméia, por um tempo, viveu com as Irmãs Clarissas, isto até Deus colocá-la novamente em seu lar tão cheio de conflitos.

Com sua vida de oração, renúncia e humildade, conseguiu levar seu pai para Deus, mas deseja mais para o Senhor; por isso com a ajuda de Santa Vicência, fundou o Instituto das Irmãs da Caridade.

Após consumir-se de tanto sacrifício de amor, Santa Bartoloméia entrou no Céu com apenas 26 anos.


Santa Bartoloméia, rogai por nós!

Evangelho do dia 27/07/2009

Evangelho (Mateus 13,31-35)
Segunda-Feira, 27 de Julho de 2009
17ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 31Jesus contou-lhes outra parábola: “O Reino dos Céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo. 32Embora ela seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior do que as outras plantas. E torna-se uma árvore, de modo que os pássaros vêm e fazem ninhos em seus ramos”.
33Jesus contou-lhes ainda outra parábola: “O Reino dos Céus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.
34Tudo isso Jesus falava em parábolas às multidões. Nada lhes falava sem usar parábolas, 35para se cumprir o que foi dito pelo profeta: “Abrirei a boca para falar em parábolas; vou proclamar coisas escondidas desde a criação do mundo”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

domingo, 26 de julho de 2009

Sant'Ana e São Joaquim

26 de Julho

Sant'Ana e São Joaquim Com alegria celebramos hoje a Memória dos pais de Nossa Senhora: São Joaquim e Sant'Ana. Na Tradição é que encontramos a linda história em que eram judeus fiéis a Deus, porém estéreis para terem filhos, até que por intervenção Divina alcançaram a graça e tiveram Maria.

De fato, a menina Maria foi levada mais tarde pelos pais Joaquim e Ana para o Templo, onde foi educada, ficando aí até ao tempo do noivado com São José. A data do nascimento e morte de ambos não possuímos, mas sabemos que vivem no coração da Igreja e nesta são cultuados desde o século VI.


Sant'Ana e São Joaquim...roguem por nós!

Evangelho do dia 26/07/2009

Evangelho (João 6,1-15)
Domingo, 26 de Julho de 2009
17º Domingo do Tempo Comum


— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 1Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades.
2Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. 3Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com os seus discípulos.
4Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus.
5Levantando o olhos e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?”
6Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer.
7Filipe respondeu: “Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um”.
8Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 9“Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isto para tanta gente?”
10Jesus disse: “Fazei sentar as pessoas”. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens.
11Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes.
12Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!”
13Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido.
14Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: “Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo”.
15Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sábado, 25 de julho de 2009

Papa na catedral de Aosta: Deus não é ameaça, e sim Amor

Pronuncia uma homilia sem papéis ao presidir as vésperas sobre o poder autêntico

AOSTA, sexta-feira, 24 de julho de 2009 (ZENIT.org).- Bento XVI recolheu nesta tarde, na catedral de Aosta, os medos diante de Deus, que com frequência atingem o ser humano hoje, explicando que, na realidade, em sua onipotência se encontra o amor que nunca abandona.

Dado que não pode escrever por causa de sua fratura no pulso, o Papa pronunciou uma homilia sem papéis na catedral que se encontra a 20 km da localidade de Les Combes, onde passa suas férias de verão.

Suas palavras se converteram no momento culminante das vésperas que presidiu junto a cerca de 400 sacerdotes, religiosos, religiosas e representantes leigos das paróquias da diocese.

Comentando uma passagem da carta de São Paulo aos Romanos, o Papa explicou como Deus é a bússola da vida pessoal e comunitária, mas ao mesmo tempo se fez porta-voz dos...leia mais

São Tiago Maior

25 de Julho

São Tiago Maior Neste dia a Igreja de Cristo festeja a santidade do apóstolo nascido em Betsaida na Galiléia: São Tiago Maior. Este privilegiado pescador que foi escolhido por Jesus para pescar homens, era filho de Zebedeu e Salomé e tinha como irmão o apóstolo São João Evangelista.

Quando olhamos com atenção para o Evangelho, podemos perceber que Jesus possuía dentre os apóstolos aqueles escolhidos como testemunhas de acontecimentos especiais na vida do Salvador. São Tiago era um destes agraciados, pois o encontramos na ressurreição da filha de Jairo, na Transfiguração e no Horto das Oliveira ao lado de São Pedro e São João.

São Tiago Maior ao acolher o chamado do Cristo, aceitou também entrar num sério processo de santificação, pois nem sempre sabia reagir pelo Espírito Santo à dureza de coração dos que não se abriam ao Evangelho: " Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: 'Senhor, queres que digamos que o fogo caia do céu e os consuma ?'. Mas Jesus, voltando-se, os repreendeu" ( Lc 9,54). De tal maneira o coração de Tiago Maior foi trabalhado pela Graça do Espírito Santo, que no Livro do Atos dos Apóstolos ao se referir pela última vez da sua pessoa, podemos encontrar a sua doação total ao Evangelho, concretizada no martírio que sofreu no ano 42 por parte de Herodes.


São Tiago Maior...rogai por nós!

Evangelho do dia 25/07/2009

Evangelho (Mateus 20,20-28)
Sábado, 25 de Julho de 2009
São Tiago, Apóstolo


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor./b>

20Naquele tempo, a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”.
22Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.
24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Arquidiocese de SP acaba com o gesto de 'dar as mãos' durante missas

Dom Odilo destaca que não há motivo para pânico nem temores excessivos, e as recomendações são para colaborar com o bem e saúde do povo
JB Online

SÃO PAULO - A Arquidiocese de São Paulo divulgou nota oficial com alguns conselhos para evitar o contágio através da gripe suína. Assinada pelo cardeal dom Odilo Pedro Scherer, a nota pede que os fiéis evitem 'dar as mãos' durante a oração do Pai Nosso e as saudações de paz.

Confira a íntegra da nota:

Aos Ex.mos Bispos Auxiliares, aos Rev.mos Padres e Diáconos e aos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão da Arquidiocese de São Paulo

Saúde e paz para todos!

Tendo em vista a difusão do vírus H1N1, responsável pela “gripe suína”, mesmo sem haver motivo para pânico nem temores excessivos, no desejo de colaborar com as autoridades sanitárias na prevenção da doença e visando o bem e a saúde do povo, faço as seguintes recomendações para que sejam levadas em consideração em toda a Arquidiocese de São Paulo enquanto perdurar o surto da nova gripe e ela não tiver sido devidamente controlada:

1. O povo seja orientado sobre as medidas preventivas para evitar, de modo geral, o contágio com a doença e sobre o modo de tratá-la, se for o caso; para isso, sigam-se as instruções das autoridades sanitárias competentes (cf. www.saude.gov.br); sendo uma boa ocasião para falar dos cuidados essenciais da saúde, aproveitem-se para isso todos os encontros e reuniões pastorais;

2. Nas celebrações litúrgicas seja evitado o gesto de dar-se as mãos durante a oração do Pai Nosso; da mesma forma, evite-se saudação da paz;

3. A Sagrada Comunhão seja recebida preferencialmente nas mãos;

4. A distribuição da Sagrada Comunhão nas duas espécies seja evitada.

A exemplo de Jesus, que tratou com imensa ternura e compaixão todos os doentes, tenhamos também nós grande atenção pastoral para com todos os enfermos; com frequência, seja celebrada também a Santa Missa na intenção deles, conforme formulários previstos no Missal.

Fazendo votos de boa saúde para todos, aproveito a ocasião para saudá-los e para lhes desejar todo o bem!

09:12 - 24/07/2009

São Cristóvão

24 de Julho

São Cristóvão Este Santo muito solicitado nas viagens por ser patrono dos motoristas, é muito amado em toda a Igreja, tanto no Ocidente como Oriente, e embora seu dia seja amanhã vamos nos dedicar a sua pessoa hoje, pois celebraremos no dia 25 a Festa de um dos Apóstolo. São Cristóvão foi alvo de muitas lendas, porém tudo indica que tenha vivido o significado do seu novo nome, Cristóvão: ou seja: "portador de Cristo".
Nascido na Palestina e feito mártir no ano de 250 na Lícia, cresceu Cristóvão no meio pagão e devido a vantajosa altura e força entregou-se ao serviço militar, porém com uma resalva: somente serviria o soberano mais poderoso. Nas suas buscas do maior, mudou de muitos donos, quando se deparou e passou a servir um rei que era considerado o maior, contudo o abandonou pois este temia a um tal Satanás; e mais longe foi ao encontrar O Soberano, O Maior do que todos, tanto assim que o próprio Malvado fugia do trono de sua Cruz.
Quando Cristóvão procurou servir o Rei dos reis, providencialmente foi instruído por um cristão eremita, que indicou-lhe o caminho da oração, meditação da Palavra e penitência; Cristóvão vendo toda sua dificuldade para este tipo de prática, abraçou o conselho de servir um povo pela caridade, já que agradecidos rezariam por ele. O serviço era concreto, pois teria de usar toda sua altura e fortaleza para atravessar as pessoas de uma margem a outra, e isto fazia com facilidade, quando de repente tomou nos ombros um leve menino o qual começou a pesar tanto que se o gigante de Deus precisou apoiar-se num cajado para atravessá-lo. A partir deste fato mudou seu nome para Cristóvão, pois ao suspirar quanto ao peso que parecia o Mundo, ouviu do menino sorridente: " Muito mais do que o mundo inteiro: tu carregaste o Senhor do Mundo. Sou Jesus a quem tu serves ".


São Cristovão...rogai por nós!

Evangelho do dia 24/07/2009

Evangelho (Mateus 13,18-23)
Sexta-Feira, 24 de Julho de 2009
16ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Ouvi a parábola do semeador: 19Todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho. 20A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria;
21mas ele não tem raiz em si mesmo, é de momento: quando chega o sofrimento ou a perseguição, por causa da palavra, ele desiste logo.
22A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele não dá fruto.
23A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto. Um dá cem outro sessenta e outro trinta”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Bento XVI deixa o hospital após passar por cirurgia no pulso

Cidade do Vaticano, 17 jul (EFE).- O papa Bento XVI, de 82 anos, teve que fazer uma cirurgia nesta sexta-feira após fraturar o pulso direito, devido a um escorregão em seu quarto da residência em Les Combes, na região alpina italiana de Vale de Aosta, onde o pontífice passa alguns dias de descanso.

Segundo o porta-voz vaticano, Federico Lombardi, a queda aconteceu durante a madrugada e foi - garantiram depois os médicos que atenderam o papa - um simples acidente doméstico, e não causado por desmaio ou outro motivo.

O Vaticano não confirmou o lugar exato da queda, mas, segundo alguns meios de comunicação locais, aconteceu no banheiro do quarto.

O papa conseguiu celebrar a primeira missa da manhã e tomar café-da-manhã, mas, diante da persistência da dor, foi levado ao Hospital Umberto Parini, em Aosta, capital da região, onde tirou uma radiografia do pulso que revelou a fratura, disse Lombardi.

O papa entrou no centro médico caminhando, de bom humor e brincou com os doutores sobre a queda. Bento XVI teria tido que esperar sua vez na radiologia e na sala de cirurgia, já que estavam ocupados naquele momento.

O médico particular do pontífice, Patrizio Polisca, que está no cargo há quase um mês, informou que Bento XVI teve que fazer uma cirurgia de redução e osteossíntese, com anestesia local.

A operação foi realizada por Manuel Mancini, chefe de traumatologia do hospital. Após concluído o procedimento, o especialista disse que a cirurgia permitiu um "perfeito alinhamento e uma recuperação de 100%".

"Foi uma operação de rotina, ligação a 'céu aberto', que não necessitou de nenhum corte, mas a simples aplicação, através de orifícios, de alguns fios de metal, para manter o pulso em posição, com os quais se reduziu a fratura", disse Mancini.

O médico disse também que o pulso direito do papa foi imobilizado com um apoio de fibra de vidro - com as mesmas funções que teria o gesso - que ele terá que usar durante um mês. Após retirar a imobilização, e após a reabilitação, o papa poderá usar perfeitamente a mão direita, tocar piano - um de seus hobbies preferidos - ou escrever cartas.

Após seis horas no hospital, poucos minutos antes das 16h local (11h de Brasília), Bento XVI recebeu alta e deixou o centro médico, sorridente e cumprimentando com a mão esquerda as várias pessoas que o esperavam.

A queda do papa tinha causado inicialmente a preocupação de vários fiéis católicos, sacerdotes e bispos, muitos dos quais iniciaram orações para pedir o rápido restabelecimento do pontífice.

O papa, que permanecerá em Les Combes até 29 de julho, quando irá a Castelgandolfo, ao sul de Roma, pretende manter sua agenda.

No próximo domingo, Bento XVI rezará o Ângelus na praça Ruggia, na localidade próxima de Romano Canavese, enquanto, no domingo do dia 26, a oração será na esplanada em frente ao chalé alpino.

Esta é a segunda vez em 17 anos que o papa sofre uma queda. Em agosto de 1992, o então cardeal Joseph Ratzinger, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, escorregou no banheiro da residência da localidade alpina italiana de Bressanone, onde estava hospedado.

Naquela ocasião, ele bateu a cabeça e teve que levar pontos no local, além de ter permanecido por vários dias hospitalizado.

Desde que foi escolhido papa, houve especulações sobre o estado de saúde de Bento XVI, já que, em setembro de 1991, ele sofreu uma hemorragia cerebral que o levou a ficar hospitalizado durante dez dias na clínica Pio XI, em Roma, da qual se recuperou satisfatoriamente.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Santa Brígida

23 de Julho

Santa Brígida Com contentamento, celebramos, hoje, com o testemunho de santidade de uma grande mística que enriqueceu o mundo com sua devoção à Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, à Eucaristia, a Maria Santíssima e ao Coração de Jesus. Santa Brígida nasceu na Suécia, numa nobre família em 1302 e ao ficar órfã de mãe foi educada por uma parenta próxima.

Brígida, como pedia o costume da época, foi dada em casamento e assim passou a viver com o príncipe Ulfo que ficava entregue ao jogo e à luxuria, até ser atingido pelo testemunho de santidade da esposa. Juntos tiveram oito filhos e os educaram segundo a fé em Nosso Senhor e na Santa Igreja Católica, e antes de tudo, buscavam de Deus como casal, fazendo romarias e práticas de piedade.

Quando Brígida tinha apenas 32 anos seu esposo morreu, e assim, ela, que já havia fundado um hospital e nele servia aos enfermos, pôde se entregar totalmente no cuidados dos doentes e pobres; contudo, sem deixar a educação dos filhos. Mulher de longas adorações noturnas ao Santíssimo Sacramento, Santa Brígida, inspirada pelo Espírito Santo, fundou um Ordem feminina e outra masculina. Consagrou-se na vida religiosa, e em meio a sofrimentos e inspirações reveladoras do próprio Jesus, aprofundou-se no Mistério do Cristo Crucificado, até que mergulhasse definitivamente neste mistério, quando em Roma, aos 71 anos, entrou na Eternidade.


Santa Brígida, rogai por nós!

Evangelho do dia 23/07/2009

Evangelho (Mateus 13,10-17)
Quinta-Feira, 23 de Julho de 2009
16ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 10os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que tu falas ao povo em parábolas?” 11Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado.
12Pois à pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem. 13É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não veem, e ouvindo, eles não escutam, nem compreendem.
14Deste modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir, sem nada entender. Ha­vereis de olhar, sem nada ver. 15Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’.
16Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Quarta-Feira, 22 de julho 2009
Você é um vencedor e não um derrotado! Jesus disse aos discípulos: "A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos" (Mateus 9,37). Cristo havia percebido que sozinho não atenderia a todas aquelas pessoas e disse aos apóstolos que amassem os irmãos como Ele os amava e acrescentou: "Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!" (Mateus 9,38).

Meus irmãos, essa situação é a mesma que estamos vivendo hoje. Muitas vezes, as pessoas que não querem saber de Deus são nossos filhos, pais, irmãos. Parece que todos caímos num desânimo. Não pare naqueles que não querem saber do Senhor, pois muitos vão lhe pedir que apresente a eles a Palavra de Deus como salvação. O Senhor está nos pedindo e, mais do que nunca, a Igreja está nos mandando ser sempre discípulos e missionários. Não tenha receio, não tenha medo.

Jacó estava voltando para sua terra para se encontrar com seu irmão Esaú, mas estava com medo da reação dele. Quando ele [Jacó] se viu sozinho, um homem apareceu para lutar com ele; era uma luta interior. Deus quis provar que ele era um lutador como foi desde pequeno, então lhe disse: "De modo algum te chamarás Jacó, mas Israel; porque lutaste com Deus e com os homens, e venceste".

Você também é um lutador, um vencedor e não pode se considerar um derrotado! Muitas vezes, somos pegos pelo medo, pelo complexo de inferioridade, mas o Senhor está nos provando que somos lutadores e vencedores. Você pode vencer todos os seus complexos, todos os seus medos e tomar posse da sua intrepidez, da sua ousadia e evangelizar.

Cada um tem um mandato do Senhor. Se você foi posto por Deus para estar à frente de uma pastoral ou de um ministério, assuma-a e não suma! Se Deus fez de você um evangelizador, o próprio Jesus mostrou que em casa vai ser difícil evangelizar, por isso, tenha coragem e comece a levar o Evangelho aos outros. Conte o que Cristo fez por você, isso será muito importante para convencer as pessoas.

Reze comigo: "Deus me fez um lutador, um vencedor. Eu vou, Senhor, sem medo, sem me deixar vencer, levar o Seu Evangelho, porque a messe é grande. Põe em mim a Sua compaixão pelos irmãos necessitados. Sou um lutador e serei cada vez mais um vencedor. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém."

Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib

A fé revigora nossas forças

mensagem_170609

Quando caminhamos na presença de Deus, armados com a couraça da fé, passamos pelas provações desta vida e não nos desviamos do essencial nem perdemos a integridade e nossos verdadeiros valores, porque a Divina Misericórdia nos sustenta.

Em tudo devemos dar graças ao Todo-poderoso e perseverar sempre, porque esta vida é passageira e só vai restar o bem que semearmos. Não podemos perder de vista que, pela fé, podemos superar tudo; com esperança no Senhor vencemos todas as dificuldades.

A esperança impressa pelo Senhor em nosso coração nos protege do desânimo e revigora nossas forças. De maneira alguma podemos assumir a postura de alguém que sempre diz: “Não tem jeito! Não dá certo!” Ao contrário, esperamos com uma fé de expectativa no Senhor, porque cremos que nosso Deus é o Deus do impossível! “É o Senhor quem me sustenta e me protege!” (Salmo 3).

Peçamos a Jesus a graça de termos um fé viva e atuante.

Jesus, eu confio em Vós!

Fonte: Luzia Santiago

Santa Maria Madalena

22 de Julho

Santa Maria Madalena A Igreja de maneira universal, celebra a memória, ou seja a vida de santidade de uma das "Marias" que, ao lado de Nossa Senhora, estiveram nos mistérios da vida do Salvador da humanidade. Maria Madalena, que era da próspera cidade Mágdala - como o próprio sobrenome indica - possui sua vida com Deus testemunha na Palavra de Deus:

"Os doze estavam com ele, e também mulheres que tinham sido curadas de espíritos maus e de doenças. Maria, dita de Mágdala, da qual haviam saído sete demônios..." (Lc 8,1-2).

Como fiel discípula do Cristo, Maria Madalena o acompanhou nos Mistérios Gozosos, Doloroso e Gloriosos; prova disto é sua presença ao lado da Virgem Santíssima e aos pés da Nossa Salvação: "Perto da cruz de Jesus permaneciam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas e Maria de Mágdala" (Jo 19,25).

Também, ao estar chorando na madruga do terceiro dia da morte de Jesus, foi quem primeiro experimentou a alegria da Ressurreição de Cristo, o qual a abordou de maneira reveladora: "Maria!" e este foi reconhecido pela ovelha que conhece a voz do Pastor, pois disse Maria Madalena em hebraico: "Raboni" (cf. Jo 20,16). Maria Madalena, de liberta, foi tornada libertadora, já que rapidamente anunciou aos Apóstolos a vitória de Jesus Cristo sobre a morte; por fim a respeito desta santa, conta-nos a tradição de tenham vivido sua missão ao lado de Nossa Senhora e São João Evangelista, isto em Éfeso.


Santa Maria Madalena, rogai por nós!

Papa reivindica valores do esporte

Fonte: Zenit
Em uma mensagem ao Tour de France, que passou perto de sua casa de férias

LES COMBES, terça-feira, 21 de julho de 2009 (ZENIT.org).- Bento XVI reivindicou os valores morais e educativos que devem caracterizar o esporte, em uma mensagem enviada nesta terça-feira ao Tour de France, que passava muito perto da casa em que ele decorre suas férias.

O Papa cumprimentou cordialmente “todos os corredores e organizadores desta corrida”, que em sua 16ª etapa deixaram as fronteiras francesas para atravessar a Suíça e a Itália, a cerca de 3 km de Les Combes.

O Santo Padre ampliou sua mensagem a “todos os esportistas atualmente comprometidos em diferentes competições, com o desejo de que o empenho no esporte contribua para o crescimento íntegro da pessoa e não se desvincule do respeito dos valores morais e educativos”.

O Pe. Federico Lombardi, SJ, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, que divulgou a mensagem do pontífice, explicou que, com ela, o Papa quis se unir também à alegria da população do Vale de Aosta, que acompanhou a corrida com enorme entusiasmo.

“Fazia cerca de 60 anos que o Tour não passava pelo Vale de Aosta e, portanto, é visto como um acontecimento excepcional. Além disso, disseram-me que o primeiro vencedor do Tour de France foi um esportista do Vale de Aosta”, explicou o porta-voz em declarações emitidas pela Rádio Vaticano.

Por este motivo, revela, “sugeriu-se que o Papa enviasse uma mensagem e ele aceitou com prazer, mandando uma saudação simples, mas significativa”.

A etapa entre Martigny e Bourg-Saint-Maurice, de 159 km, foi vencida pelo corredor espanhol Mikel Astarloza (Euskaltel-Euskadi), enquanto o também espanhol Alberto Contador (Astana) se mantém à frente da classificação geral.

Lombardi explica que nestas semanas do verão boreal acontecem muitos campeonatos esportivos, em particular os Mundiais de Natação, em Roma, de forma que o Papa também quer “estimular os valores positivos do esporte para o crescimento da pessoa”.

O pontífice se encontra desde o dia 13 de julho na residência Les Combes, na localidade de Introd, no Vale de Aosta, onde permanecerá até o próximo dia 29 de julho.

Ele passará o resto do verão na residência pontifícia de Castel Gandolfo, que está situada a cerca de 30 km de Roma.

Evangelho do dia 22/07/2009

Evangelho (João 20,1-2.11-18)
Quarta-Feira, 22 de Julho de 2009
Santa Maria Madalena

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quan­do ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2Então saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmu­lo, e não sabemos onde o colocaram”.
11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”.
16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer: Mestre). 17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Operação do papa foi solução mais razoável, diz porta-voz vaticano

Da EFE

Cidade do Vaticano, 20 jul (EFE).- A operação que o papa Bento XVI fez no pulso direito, que fraturou em 17 de julho no quarto em Les Combes (Alpes italianos) ao escorregar, "foi a solução mais razoável e a melhor que podia ser tomada, e não há motivo algum para ficar preocupado", disse hoje o porta-voz do pontífice, Federico Lombardi.


Com essas afirmações, Lombardi saiu à margem das declarações que apareceram hoje em diferentes jornais italianos por médicos especialistas, entre eles o professor Orfeo Soldati, chefe de cirurgia do Hospital Pellegrini, de Nápoles, que afirmou que foi utilizada uma técnica "já superada, que era usada há 15 anos e que agora está em desuso".


O papa, segundo Manuel Mancini, chefe de traumatologia do hospital de Aosta, que o operou, fez uma operação "de rotina", ligação a "céu aberto", que não precisou de corte, "mas a simples aplicação, através de orifícios, de alguns fios de metal, para manter o pulso em posição".


O pulso foi imobilizado com um aparelho feito com um material formado com fibras de vidro, em forma de tecido, que tem as mesmas funções do gesso e que o papa terá que usar por um mês, acrescentou o médico.


De acordo com Soldati, teria sido mais conveniente uma operação cirúrgica para recompor a fratura fixando internamente os fragmentos de ossos. A reabilitação, segundo o especialista, seria mais rápida, e em uma semana o papa já poderia utilizar a mão.


Lombardi ressaltou, em declarações à "Rádio Vaticano" que a modalidade de intervenção foi decidida "após uma reflexão realizada por pessoas competentes, levando em conta, como é natural e justo, o conhecimento direto do paciente e as circunstâncias concretas".


"É preciso ressaltar que as diferentes opiniões refletidas por médicos são teoria, no sentido em que não podem levar em conta os elementos determinantes do paciente, sua situação e as circunstâncias em que se encontra, que são elementos decisivos", afirmou Lombardi.


O porta-voz da Santa Sé acrescentou que acha "que se pode ter plena confiança em que, nessa situação, a solução adotada é a mais razoável e a melhor que se podia tomar, e não há motivo algum para ficar preocupado".


Lombardi disse também à "Rádio Vaticano", da qual é diretor, que a recuperação de Bento XVI "prossegue muito bem" e que hoje, após a visita feita ontem pelo papa à localidade de Romano Canaves, tirou o dia para descansar. EFE

São Lourenço de Brindes

21 de Julho


São Lourenço de Brindes Presbítero da Igreja, o santo de hoje, é reconhecido como Doutor, pois amou, aprofundou, serviu e com ardor comunicou a Sã Doutrina Católica. Nascido em Brindes, na Itália, no ano de 1559, São Lourenço entrou na família franciscana, como Capuchinho e chegou a Superior Geral.

Homem de Deus e conciliador da maneira franciscana de viver com as necessidades da época, como pregador, espalhou a Palavra de Deus em muitos lugares, como Itália, Espanha, Portugal, França, Bélgica, Holanda. Conhecedor do hebraico, aramaico, caldeu, grego, latim, alemão, italiano e outras línguas, pôde - como teólogo e apologista - aprofundar nos estudos das Sagradas Escrituras e bradar pelos quatro cantos da Igreja e do mundo a Verdade, pois o protestantismo se alastrava, assim como diversas heresias.

São Lourenço fugia constantemente das honras e, além de dormir no chão, levantava-se à noite para rezar e se alimentava somente de pão, água e verduras, como penitência. Além de grande propagador da Palavra, foi quem muito lutou para vivê-la, por isso, ao ocupar a função de diplomata da Igreja, serviu de pacificador durante a ameaça de invasão, por parte dos turcos; São Lourenço, que entrou no Céu com 60 anos, deixou muitos escritos, os quais externam o amor pela Palavra de Deus: "A Palavra de Deus é luz para a inteligência, fogo para a vontade, para que o homem possa conhecer e amar a Deus... é martelo contra a dura obstinação do coração, nos vícios contra a carne, o mundo e o demônio; é espada que mata todo o pecado".


São Lourenço de Brindes, rogai por nós!

Evangelho do dia 21/07/2009

Evangelho (Mateus 12,46-50)
Terça-Feira, 21 de Julho de 2009
16ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.,/b>

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48Jesus pergun­tou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Evangelho do dia 20/07/2009

Evangelho (Mateus 12,38-42)
Segunda-Feira, 20 de Julho de 2009
16ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 38alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti”. 39Jesus respondeu-lhes: “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas.
40Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. 41No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas.
42No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração, e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Santo Aurélio

20 de Julho

Santo Aurélio A Igreja da África, durante 392 até 429, foi agraciada com o governo santo do primeiro bispo de Cartago, que santificou-se tornando seu povo também santo. Santo Aurélio nasceu no século IV e desde diácono se destacava pela caridade, zelo e pureza de vida e culto da Liturgia.

O grande Aurélio, esteve como bispo responsável por toda uma região, e, todos o chamavam - por respeito - de "Santo Papa Aurélio". Não possuía grandes dotes intelectuais, porém, na Providência Divina, tinha grande amizade com o sábio e bispo de Hipona: Santo Agostinho. Unido ao Doutor da Graça, pôde combater a auto-suficiência do Pelagianismo e outras heresias que encontraram a condenação no seu tempo.

Muito do que sabemos, hoje, de Santo Aurélio, foi o próprio Santo Agostinho quem informou, pois este admirava a prudência, piedade e humildade deste pastor e pai, que tudo fazia pela salvação das almas e pureza da Doutrina cristã. Santo Aurélio passou da Igreja militante, para a Celeste pouco tempo antes de Santo Agostinho, isto em 429.


Santo Aurélio, rogai por nós!

domingo, 19 de julho de 2009

Evangelho do dia 19/07/2009

Evangelho (Marcos 6,30-34)
Domingo, 19 de Julho de 2009
16º Domingo do Tempo Comum

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo São Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 30os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado.
31Ele lhes disse: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco”. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer.
32Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. 33Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé e chegaram lá antes deles.
34Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Sejamos prontos em aprender e ensinar os bons costumes

mensagem_150609

Precisamos aprender as boas coisas e copiar para nossas vidas os costumes salutares para o nosso corpo e alma.
É interessante que os discípulos de Jesus, ao verem-No todos os dias sair para rezar, também foram cultivando no coração este desejo a ponto de um dia pedirem a Ele: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”( Lc 11,1b).

E Jesus foi pronto em ensinar: “Quando rezardes, dizei: Pai, santificado seja o teu Nome. Venha o teu Reino. Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixeis cair em tentação” (Lc 11,2-3).

Cultivemos em nosso coração a prontidão interior em querer aprender as boas obras e ensiná-las aos demais, assim como Jesus ensinou aos discípulos d’Ele a rezar, sem pôr empecilhos.

Tenhamos a mesma coragem que os discípulos tiveram, e peçamos a Jesus: Senhor, ensina-nos a rezar, a fazer o bem, a amar o próximo, e, com certeza, Ele prontamente ensinar-nos-á. Sozinhos não somos capazes de uma boa ação, somente com o auxílio de Jesus conseguimos ter atitudes de verdadeiros filhos e filhas de Deus.

Aproximemo-nos do Senhor com confiança, porque Ele está à nossa espera.

Jesus, eu confio em Vós!


São Símaco

19 de Julho

São Símaco Neste dia celebramos um santo Papa que enfrentou um período da história em que a Igreja sofria com pressões internas e externas, embora as portas do inferno não prevalecessem. Símaco nasceu na ilha da Sardenha no século V e depois de pertencer ao clero romano foi eleito em 498 para sucessor da Cátedra de Pedro, e assim governou a Igreja por 16 anos até entrar no Céu em 514.

No tempo de Símaco muitas famílias tradicionais de Roma, como o Senado buscavam de todas as formas influenciar na ação da Igreja, trazendo assim muitos prejuízos; isto perdurou por um tempo até levantar-se Símaco. O Santo Papa combateu e venceu estes "invasores", recuperando assim a total liberdade da Igreja, na sua organização e disciplina.

Com a queda do Império Romano e invasão dos Vândalos, godos , visigodos e longobardos, que começavam a dominar o Ocidente, São Símaco ,na ousadia, entrou nas intrigas sociais e políticas, para assim tomar partido da paz e harmonia e não de algum dos lados. Na função eficiente de pai comum suscitou a inveja do imperador do Oriente que começou a perseguir os cristãos; em resposta e esta atitude corrigiu Símaco: " Lança um olhar, o Imperador, a tantos príncipes que perseguiram a Igreja e vê como todos eles tiveram triste fim, ao passo que a Igreja perseguida continua com tanto mais glória, quanto mais violenta lhe foi a perseguição".


São Símaco...rogai por nós!

sábado, 18 de julho de 2009

Evangelho do dia 18/07/2009

Evangelho (Mateus 12,14-21)
Sábado, 18 de Julho de 2009
15ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14os fariseus saíram e fizeram um plano para matar Jesus. 15Ao saber disso, Jesus retirou-se dali. Grandes multidões o seguiram, e ele curou a todos. 16E ordenou-lhes que não dissessem quem ele era, 17para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 18“Eis o meu servo, que escolhi; o meu amado, no qual ponho a minha afeição; porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará às nações o direito. 19Ele não discutirá, nem gritará, e ninguém ouvirá a sua voz nas praças. 20Não quebrará o caniço rachado, nem apagará o pavio que ainda fumega, até que faça triunfar o direito. 21Em seu nome as nações depositarão a sua esperança”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Antes de falarmos de uma pessoa, precisamos conhecê-la verdadeiramente

jesus

“Provai e vede como o Senhor é bom”(Sl 33).

Nós só podemos falar de alguém com propriedade, quando fazemos uma experiência verdadeira com a pessoa, do contrário, não podemos falar dela somente por aquilo que ouvimos dizer.

“Provai e vede como o Senhor é bom”(Sl 33).

Com certeza você já ouviu muitos comentários a respeito de Jesus, mas talvez ainda não abriu o seu coração para conhecê-Lo como de fato Ele é. Qual é o dia oportuno para fazermos esta experiência? Hoje é o dia da graça, basta abrirmos o coração.

Jesus, nós queremos hoje provar a Sua bondade ao longo de todo este dia.

Jesus, eu confio em vós!

São Francisco Solano

18 de Julho

São Francisco Solano Com alegria, celebramos a santidade ousada do missionário que fez pelo Ocidente uma obra comparada àquela feita no Oriente pelo Padroeiro Universal das Missões Católicas, São Francisco Xavier. São Francisco Solano nasceu em 1549 na Espanha; estudou no Colégio Jesuíta e entrou para a família Franciscana e como sacerdote começou a ocupar diversas funções na Ordem.

Aconteceu que devido à necessidade de salvação das almas na América Latina, São Francisco Solano abandonou todos os confortos para enfrentar tempestades, salvar almas em alto-mar até chegar e ser socorrido em Lima, capital do Peru. Ao se dirigir para a missão na tribo dos Tucumám, ao Norte da Argentina, o santo atravessou rochedos dos Andes, pântanos, rios, desertos, florestas e sempre motivado pela realidade de que se muitos percorreram iguais caminhos por causa do ouro, por que não faria o mesmo pelas almas.

Certa vez, ele foi convidado para pregar a funcionários, militares e fazendeiros, e não exitou em anunciar Jesus, mas também em denunciar as injustiças sofridas pelos oprimidos indígenas. Com o dom da humildade, facilidade de aprender outras línguas, alegria espiritual, musicalidade e pregação, São Francisco percorreu Lima, Tucumán, Paraguai e Chile com tão grande ardor que só parou pela obediência aos cargos que teve de assumir em Lima, até entrar no Céu com 61 anos, dizendo como últimas palavras: " Deus seja bendito"!


São Francisco Solano, rogai por nós!

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Bento XVI está sendo operado da fratura no pulso

17/07/09 - 08h35

Da EFE

Cidade do Vaticano, 17 jul (EFE).- O papa Bento XVI está sendo operado em um hospital de Aosta, na Itália, para reduzir a fratura em seu pulso direito, após escorregar hoje em seu quarto da casa de Les Combes, informaram fontes médicas.

A operação está sendo feita pelos médicos Manuel Mancini, chefe de traumatologia do hospital Umberto Parini, em Aosta, e Enrico Visetti, chefe de reanimação desse centro.

Segundo as fontes, citadas pela imprensa local, é uma operação de redução da fratura, com anestesia local.

O papa, de 82 anos, terá que colocar gesso e, segundo as mesmas fontes, receberá alta à tarde.

Por enquanto, está mantido o programa de férias do pontífice nos Alpes italianos, em cuja localidade de Les Combes, onde descansa, permanecerá até 29 de julho, quando irá a Castelgandolfo, ao sul de Roma.

O governante da região de Vale de Aosta, Augusto Rollandi, expressou seu desejo de uma rápida recuperação do pontífice. O bispo de Aosta, Giuseppe Anfossi, se retirou em oração, para pedir pela rápida melhora do estado de saúde do papa.

"Após uma queda esta noite em seu quarto, o santo padre teve uma leve fratura no pulso direito", informou hoje o porta-voz vaticano, Federico Lombardi, em um breve comunicado, no qual precisou que, apesar da fratura, Bento XVI celebrou hoje a missa matinal e depois tomou café-da-manhã.

Depois, o papa foi levado ao Hospital de Aosta, onde - segundo Lombardi - os médicos diagnosticaram a fratura "e foi imobilizado o pulso direito do papa".

Antes de ser submetido à cirugia, o papa tirou uma radiografia do pulso e fez um check up completo, segundo fontes médicas citadas pela imprensa local.

Logo após saber da queda do papa, Lombardi disse à Agência Efe que "não é grave" e insistiu em que "não é preciso se preocupar".

Bento XVI, segundo fontes médicas, entrou no hospital caminhando.

O pontífice está na localidade de Les Combes, no Vale de Aosta, desde segunda-feira e deve descansar no local até 29 de julho, quando irá à residência de verão de Castelgandolfo, cerca de 30 quilômetros ao sul de Roma.

Até o momento, o papa não fez nenhuma excursão pela área, limitando-se a curtos passeios pelos arredores da residência de propriedade dos salesianos, onde está hospedado.

No próximo domingo, o papa deve rezar o Ângelus da praça Ruggia, na localidade próxima de Romano Canavese. EFE

Evangelho do dia 17/07/2009

Evangelho (Mateus 12,1-8)
Sexta-Feira, 17 de Julho de 2009
Bem Aventurado Inácio de Azevedo e Companheiros Mártires

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

1Naquele tempo, Jesus passou no meio de uma plantação num dia de sábado. Seus discípulos tinham fome e começaram a apanhar espigas para comer. 2Vendo isso, os fariseus disseram-lhe: “Olha, os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido fazer em dia de sábado!”
3Jesus respondeu-lhes: “Nunca lestes o que fez Davi, quando ele e seus companheiros sentiram fome? 4Como entrou na casa de Deus e todos comeram os pães da oferenda que nem a ele nem aos seus companheiros era permitido comer, mas unicamente aos sacerdotes? 5Ou nunca lestes na Lei, que em dia de sábado, no Templo, os sacerdotes violam o sábado sem contrair culpa alguma?
6Ora, eu vos digo: aqui está quem é maior do que o Templo. 7Se tivésseis compreendido o que significa: ‘Quero a misericórdia e não o sacrifício’, não teríeis condenado os inocentes. 8De fato, o Filho do Homem é senhor do sábado”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

O Sonho de Deus a meu respeito

mensagem_100609

Às vezes, temos tantas exigências para com o Senhor, que falamos tanto quando fazemos as nossas orações, a ponto de não permitirmos que Ele também fale conosco.

Vamos fazer diferente hoje!?

Coloquemo-nos na presença do Senhor não em uma atitude de cobrança mas, de generosidade: ‘Senhor, o que queres de mim? O que queres que eu faça? Qual é a tua vontade a meu respeito hoje’?

Aguardemos a resposta do Senhor e a coloquemos em prática. Esta experiência de colher em Deus direções para o nosso viver, é fantástica, porque assegura a nossa permanência n’Ele, conforme é a Sua vontade a nosso respeito:

”Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor”. ( Jo 15,10)

Quanto mais formos generosos com o Senhor, mais experimentaremos a misericórdia de Deus em nossa vida.
Abramos mão dos nossos sonhos para vivermos o sonho de Deus, ”porque a maior alegria de Deus é ver acontecer na vida dos seus filhos aquilo que Ele sonhou para cada um deles”.

Senhor, eu abro mão dos meus sonhos, para viver o Seu sonho a meu respeito. Eis-me aqui, Senhor, livre, para fazer a Sua vontade.

Jesus, eu confio em vós!

Santo Aleixo

17 de Julho

Santo Aleixo Todos os santos da Igreja chegaram ao Céu, e por isto nos altares, devido grande renúncia de si mesmo; sendo assim disse Santo Tomás de Aquino: a renúncia tira todos os obstáculos para a caridade e a graça de Deus. Desta forma contemplamos o santo de hoje, Santo Aleixo, que alcançou a santidade somente a partir da radical renúncia de sim mesmo.

Santo Aleixo nasceu em Roma no ano de 350 e morreu no início do século V; filho de um Senador, pertencia a uma das mais ricas famílias, por isso esta chocou-se profundamente quando depois de casar-se obrigado, Aleixo desejando santidade fugiu na mesma noite para o Oriente. Optando pela radical pobreza, instalou-se em Edessa e passou a viver como mendigo e penitência.

Sobre Aleixo conta-se que pela salvação das almas, sofreu tanto que ao para Roma e apresentar-se transfigurado na casa do pai disse: "Tende compaixão deste pobre de Jesus Cristo e permiti-me que me aloje em algum conto do palácio". Não sendo reconhecido, Aleixo foi acolhido e maltratado pelos criados até a morte; por parte dos pais, eles somente o reconheceram porque na mão este homem de Deus - como era conhecido - trazia um pergaminho comprovando sua identidade, a qual havia diminuído ao máximo, a fim de que o Cristo aparecesse.


Santo Aleixo, rogai por nós!

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Uma festa cheia de simbolismos para a padroeira do Recife

Do Jornal do Commercio
Nossa Senhora do Carmo foi proclamada como padroeira da cidade há 100 anos
Nossa Senhora do Carmo foi proclamada como padroeira da cidade há 100 anos
Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem
Será carregado de fatos simbólicos o Dia de Nossa Senhora do Carmo, celebrado nesta quinta-feira (16) no Recife. Além de se comemorar os 100 anos da proclamação da santa como padroeira da cidade, é a última missa campal comandada por dom José Cardoso Sobrinho como arcebispo de Olinda e Recife. Espera-se um discurso de despedida emocionado do religioso, que pertence à Ordem Carmelita. Além desses marcos, a procissão das 16h30 lembrará um rico presente dado pela população da capital 90 anos atrás....leia matéria completa e vídeo

Evangelho do dia 16/07/2009

Evangelho (Mateus 12,46-50)
Quinta-Feira, 16 de Julho de 2009
Nossa Senhora do Carmo

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”.
48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

O nosso comportamento constrói o ambiente onde estamos?

untitled-3

Vamos nos abrir hoje para a ação salvadora de Deus na nossa vida? Acolhamos a Palavra de Deus, neste dia, que é luz para os nossos passos e poder que nos transforma e nos faz melhores.

“Vois sois a luz do mundo” (Mateus 5,14a).

Uma forma muito concreta para iluminar o ambiente onde trabalhamos, moramos e por onde passamos é romper com toda a mentira e fazer o bem a todos. Agindo assim, com certeza, a nossa atitude vai fazer a diferença e pouco a pouco todo o ambiente será contagiado pela luz, e a tristeza e a desavença darão lugar à alegria e à paz.

Com muita simplicidade de coração, façamos as pequenas coisas com a intenção de fazer as pessoas mais felizes e de aproximá-las de Deus com o nosso testemunho de vida.

Jesus, eu confio em Vós!

Fonte:Luzia Santiago

Nossa Senhora do Carmo

16 de Julho



Nossa Senhora do Carmo Ao olharmos para a história da Igreja encontramos uma linda página marcada pelos homens de Deus, mas também pela dor, fervor e amor a Virgem Mãe de Deus; é a história da Ordem dos Carmelitas, da qual testemunha o cardeal Piazza: "O Carmo existe para Maria e Maria é tudo para o Carmelo, na sua origem e na sua história, na sua vida de lutas e de triunfos, na sua vida interior e espiritual".

Carmelo (em hebraico, "carmo" significa vinha; e "elo" significa senhor; portanto, "Vinha do Senhor"): este nome nos aponta para a famosa montanha que fica na Palestina, donde o profeta Elias e o sucessor Elizeu fizeram história com Deus e com Nossa Senhora, que foi pré-figurada pelo primeiro numa pequena nuvem (cf I Rs 18,20-45). Estes profetas foram "participantes" da obra Carmelita, que só vingou devido à intervenção de Maria, pois a parte dos monges do Carmelo que sobreviveram (século XII) da perseguição dos muçulmanos; chegaram fugidos na Europa e elegeram São Simão Stock como seu superior geral; este por sua vez estava no dia 16 de julho intercedendo com o Terço, quando Nossa Senhora apareceu com um escapulário na mão e disse-lhe: "Recebe, meu filho, este escapulário da tua ordem, que será o penhor do privilégio que eu alcancei para ti e para todos os filhos do carmo. Todo o que morrer com este escapulário será preservado do fogo eterno".

Vários Papas promoveram o uso do escapulário e Pio XII chegou a escrever: "Devemos colocar em primeiro lugar a devoção do escapulário de Nossa Senhora do Carmo - e ainda - escapulário não é 'carta-branca' para pecar; é uma 'lembrança' para viver de maneira cristã, e assim, alcançar a graça duma boa morte". Neste dia de Nossa Senhora do Carmo, não há como não falar da história dos Carmelitas e do Escapulário, pois onde estão os filhos aí está a amorosa Mãe.


Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Comoção em Roma, Espanha e Chile pelo assassinato de um sacerdote em Cuba

Fonte: Zenit
Padre Mariano Arroyo

ROMA, terça-feira, 14 de julho de 2009 (ZENIT.org).- Em Roma, Espanha e Chile surgiram reações de comoção ante a notícia do assassinato do sacerdote espanhol Mariano Arroyo Merino, de 74 anos.

O pároco de Regla, uma região de Havana, morreu esfaqueado na madrugada de segunda-feira, segundo informou o arcebispo de Havana.

A Rádio Vaticano, em várias de suas edições em diferentes idiomas, dedicou amplo espaço à notícia, recolhendo as reações dos paroquianos do sacerdote que manifestaram o apreço que toda a população sentia por ele.

Na capital da Espanha, segundo explicou um comunicado do arcebispo da arquidiocese, na qual o sacerdote estava incardinado, “o cardeal arcebispo de Madri, Antonio Maria Rouco Varela, seus bispos auxiliares, e o clero diocesano, manifestam sua profunda dor ante tão...leia mais

Evangelho do dia 15/07/2009

Evangelho (Mateus 11,25-27)
Quarta-Feira, 15 de Julho de 2009
São Boaventura

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

25Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Façamos bem todas as coisas

Fonte: Luzia Santiago

mensagem_080609

O que Deus está nos pedindo a cada momento da nossa vida? Qual é a vontade d’Ele neste momento? Com certeza, ao conhecermos e nos entregarmos à vontade divina conheceremos o verdadeiro sentido da nossa vida.

Não se trata da vontade de Deus de um modo geral, mas em cada momento: quando dormimos, quando levantamos, quando trabalhamos, quando brincamos ou nos divertimos, quando comemos.

Quando realizamos a vontade do Senhor, por amor, todos os nossos gestos têm um sentido redentor; sem contar que pelo modo como vivemos influenciamos a todo o mundo.

Façamos bem as pequenas coisas por amor ao Senhor.

Jesus, eu confio em Vós!

terça-feira, 14 de julho de 2009

Papa entra de férias

Fonte: O Globo

LES COMBES - O papa Bento XVI iniciou nesta segunda-feira um período de férias que vai até o próximo dia 29, na localidade de Les Combes, situada na região do Vale de Aosta, noroeste da Itália.

Ao chegar ao local, o Pontífice voltou a falar da 35ª Cúpula do G-8, realizada na semana passada na cidade italiana de L'Aquila. "Parece-me que a Cúpula do G8 ocorreu muito bem", disse.

O encontro, que reuniu os líderes das sete economias mais industrializadas do mundo (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) e da Rússia, também contou com a presença das chamadas nações emergentes, entre elas Brasil, México, África do Sul, Índia, China e Egito. Com informações da Ansa.

Evangelho do dia 14/07/2009

Evangelho (Mateus 11,20-24)
Terça-Feira, 14 de Julho de 2009
São Camilo de Lellis


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 20Jesus começou a censurar as cidades onde fora realizada a maior parte de seus milagres, porque não se tinham convertido.
21“Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se os milagres que se realizaram no meio de vós tivessem sido feitos em Tiro e Sidônia, há muito tempo elas teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e cobrindo-se de cinza.
22Pois bem! Eu vos digo: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia serão tratadas com menos dureza do que vós. 23E tu, Cafarnaum! Acaso serás erguida até o céu? Não! Serás jogada no inferno! Porque, se os milagres que foram realizados no meio de ti tivessem sido feitos em Sodoma, ela existiria até hoje! 24Eu, porém, vos digo: no dia do juízo, Sodoma será tratada com menos dureza do que vós!”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.