terça-feira, 12 de agosto de 2008

Evangelho do dia 12/08/2008

Salve Maria!



terça-feira, 12 de agosto de 2008



Santo do Dia



XIX SEMANA DO TEMPO COMUM
Ofício do dia da Semana e Missa à escolha
ou Santa Joana Francisca de Chantal, viúva, religiosa, fundadora, +1641. Memória Facultativa. Ofício e Missa de Memória.
Beato Amadeu da Silva, religioso, +1482Santa Hilária, mártir, séc. III
Santo Herculano, mártir, séc. II
Santa Gilberta, +660
S. Cassiano, mártir, séc. III
Santo Inocêncio XI, papa, +1686
Beato Isidoro Bakanja, mártir, +1909


Livro de Ezequiel 2,8-9.3,1-4



Leitura da Profecia de Ezequiel:

Assim fala o Senhor: 2,8"Quanto a ti, Filho do homem, escuta o que eu te digo: Não sejas rebelde como esse bando de rebeldes. Abre a boca e come o que eu te vou dar". 9Eu olhei e vi uma mão estendida para mim e, na mão, um livro enrolado. Desenrolou-o diante de mim; estava escrito na frente e no verso e nele havia cantos fúnebres, lamentações e ais.
3,1Ele me disse: "Filho do homem, come o que tens diante de ti! Come este rolo e vai falar aos filhos de Israel". 2Eu abri a boca, e ele fez-me comer o rolo. 3Depois disse-me: "Filho do homem, alimenta teu ventre e sacia as entranhas com este rolo que eu te dou". Eu o comi, e era doce como mel em minha boca. 4Ele disse-me então: "Filho do homem, vai! Dirigi-te à casa de Israel e fala-lhes com as minhas palavras".


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 119,14.24.72.103.111.131



- Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!
- Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!
- Seguindo vossa lei me rejubilo muito mais do que em todas as riquezas.

- Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!
- Minha alegria é a vossa Aliança, meus conselheiros são os vossos mandamentos.
- Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!
- A lei de vossa boca, para mim, vale mais do que milhões em ouro e prata.

- Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!
- Como é doce ao paladar vossa palavra, muito mais doce do que mel na minha boca!

- Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!
- Vossa palavra é minha herança para sempre, porque ela é que me alegra o coração!

- Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!
- Abro a boca e aspiro largamente, pois estou ávido de vossos mandamentos.

- Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!


Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 18,1-5.10.12-14



Aclamação (Mt 11,29ab)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Tomai meu jugo sobre vós/ e aprendei de mim que sou/ de coração humilde e manso!

- Aleluia, aleluia, aleluia.


Evangelho (Mt 18,1-5.10.12-14)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ? segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 1os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: "Quem é o maior no Reino dos Céus?" 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: "Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior do Reino dos Céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe.
10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus vêem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. 12Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? 13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Comentários



Também é da vontade de vosso Pai que está no Céu que não se perca um só destes pequeninos



Vinde, Senhor Jesus, procurai o vosso servo; procurai a vossa cansada ovelha; vinde, pastor [...]. Enquanto Vos demorais nas montanhas, eis que a vossa ovelha erra, perdida; deixai as outras noventa e nove que tendes e vinde procurar aquela que se perdeu. Vinde, sem que ninguém Vos ajude, sem Vos fazerdes anunciar; sou eu quem Vos espera. Não tragais o chicote, trazei amor; vinde com a doçura do vosso espírito. Não hesiteis em deixar nas montanhas as noventa e nove ovelhas que possuís; aos altos cumes onde as deixastes, não terão os lobos acesso [...] Vinde até mim, que me perdi do rebanho das alturas, porque também aí me havíeis posto, mas os lobos da noite fizeram que abandonasse os vossos prados.
Procurai-me, Senhor, pois na minha prece procuro-Vos. Procurai-me, encontrai-me, perdoai-me, levai-me! Aquele a quem procurais Vós podereis encontrá-lo, aquele que encontrais, dignai-Vos perdoá-lo, e este a quem perdoais, ponde-o aos vossos ombros. Nunca tal fardo de amor Vos pesará, pois que sem vos afadigardes sois o portageiro da justiça. Vinde portanto, Senhor, porque se é verdade que eu erro, «Não esquecerei as vossas palavras» (Sl 118,16), e conservo a esperança do remédio. Vinde, Senhor, só Vós podereis chamar a vossa ovelha perdida, e às outras que deixais não causareis mal algum; elas alegrar-se-ão por ver regressar o pecador. Vinde, haverá salvação na Terra e alegria nos céus (Lc 15,7).
Não envieis servos, não envieis mercenários, vinde Vós, em pessoa, procurar a vossa ovelha. Perdoai-me nesta carne que com Adão caiu. Reconhecei em mim, neste gesto, não o filho de Eva mas o filho de Maria, virgem pura, virgem pela graça, sem mácula de pecado; depois levai-me até à vossa cruz, que é a salvação dos homens perdidos, o único repouso dos homens cansados, a única vida de todos quantos morrem.


Santo Ambrósio (c. 340-397), bispo de Milão e doutor da Igreja
Comentário ao Salmo 118, 22, 27-30

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.