quarta-feira, 16 de julho de 2008

Evangelho do dia 16/07/2008

Salve Maria!

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Santo do Dia

NOSSA SENHORA DO CARMO
Beatos Cláudio e Lázaro, monges mártires
S. Sisenando, mártir, +851

Livro de Isaías 10,5-7.13-16

Leitura do Profeta Zacarias.:

14"Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor. 15Muitas nações se aproximarão do Senhor, naquele dia, e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti, e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a ti.
16O Senhor entrará em posse de Judá, como sua porção na terra santa, e escolherá de novo Jerusalém. 17Emudeça todo mortal diante do Senhor, ele acaba de levantar-se de sua santa habitação".

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 94(93),5-6.7-8.9-10.14-15

- O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.
- O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.
- A minhalma engrandece ao Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador.
- O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.
- Pois, ele viu a pequenez de sua serva, desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita. O Poderoso fez por mim maravilhas e santo é o seu nome!
- O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.
- Seu amor, de geração em geração, chega a todos os que o respeitam. Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos.
- Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou. De bens saciou os famintos e despediu, sem nada, os ricos.
- O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.
- O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.
- O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.
- Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.
- O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.


Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 11,25-27

Aclamação (Lc 11,28)
- Aleluia, aleluia, aleluia!
- Aleluia, aleluia, aleluia!
- Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus!
- Aleluia, aleluia, aleluia!


Evangelho
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ? segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: "Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo".
48Jesus perguntou àquele que tinha falado: "Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?" 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: "Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Comentários

Ninguém conhece o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar

É-nos impossível encontrar os termos apropriados para falarmos acerca da gloriosa Trindade, e no entanto algo se impõe que digamos [...] É completamente impossível, pela inteligência, compreender como a elevada e essencial unidade é unidade simples quanto à essência, e tripla quanto às Pessoas, compreender como as três Pessoas se distinguem entre si, como o Pai gera o Filho, como o Filho procede do Pai e nEle mora, porém; e compreender como, da sabedoria que dEle sai, jorra uma indescritível torrente de amor que é o Espírito Santo; compreender como essas maravilhosas efusões refluem na inefável benignidade da própria Trindade e na fruição que a Trindade faz de si própria, numa unidade essencial [...] Mais vale sentir tudo isto do que o expor por palavras [...]
Esta Trindade, consideremo-la em nós próprios; tomemos consciência de como somos verdadeiramente feitos à sua imagem (Gn 1,26), pois encontramos na alma, no seu estado natural, a própria imagem de Deus, imagem verdadeira, clara, ainda que nela não esteja toda a nobreza do objecto que representa. Os sábios dizem que esta reside nas faculdades superiores da alma, na memória, na inteligência, na vontade [...] Outros mestres dizem, e esta é uma opinião superior, que a imagem da Trindade residiria no mais íntimo, no mais secreto e profundo da alma [...]. É certamente no mais profundo da alma que o Pai do céu gera o seu Filho único [...]. Se quisermos sentir isto, voltemo-nos para o nosso interior, muito acima de quaisquer actividades exteriores ou interiores, acima das imagens e de tudo o que vem do exterior, e mergulhemos perscrutemos o fundo da nossa alma. Então poder do Pai virá, e o Pai chamará o homem que há em cada um de nós pelo seu Filho único, e tal como o Filho nasce do Pai e reflui no Pai, assim o próprio homem, também, no Filho, nascerá do Pai e refluirá no Pai com o Filho, tornando-se um com Ele. O Santo Espírito difundir-se-á então em caridade e alegria indescritíveis e transbordantes. Inundará e penetrará o fundo do homem com os seus doces dons.

Jean Tauler (c.1300-1361), dominicano em Estrasburgo
Sermão 29

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.