sábado, 12 de julho de 2008

Evangelho do dia 12/07/2008

Salve Maria!

sábado, 12 de julho de 2008

Santo do Dia

XIV SEMANA DO TEMPO COMUM
Hoje a Igreja celebra : S. João Gualberto, monge, +1073
Beato João Wall, mártir, +1679
Beato João Jones, mártir, +1598

Livro de Isaías 6,1-8

Leitura do Livro do Profeta Isaías.:

1No ano da morte do rei Ozias, vi o Senhor sentado num trono de grande altura; o seu manto estendia-se pelo templo. 2Havia serafins de pé a seu lado; cada um tinha seis asas, duas cobriam-lhes o rosto, duas, os pés e, com duas, eles podiam voar.
3Eles exclamavam uns para os outros: "Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; toda a terra está repleta de sua glória". 4Ao clamor dessas vozes, começaram a tremer as portas em seus gonzos e o templo encheu-se de fumaça. 5Disse eu então: "Ai de mim, estou perdido! Sou apenas um homem de lábios impuros, mas eu vi com meus olhos o rei, o Senhor dos exércitos".
6Nisto, um dos serafins voou para mim, tendo na mão uma brasa, que retirara do altar com uma tenaz, 7e tocou minha boca, dizendo: "Assim que isto tocou teus lábios, desapareceu tua culpa, e teu pecado está perdoado". 8Ouvi a voz do Senhor que dizia: "Quem enviarei? Quem irá por nós?". Eu respondi: "Aqui estou! Envia-me".

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Livro de Salmos 93(92),1-2.5

- Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.
- Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.
- Deus é Rei e se vestiu de majestade, revestiu-se de poder e esplendor!
- Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.
- Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.
- Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.
- Vós firmastes o universo inabalável, vós firmastes vosso trono desde a origem, desde sempre, ó Senhor, vós existis!
- Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.
- Verdadeiros são os vossos testemunhos, refulge a santidade em vossa casa, pelos séculos dos séculos, Senhor!
- Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.

Evangelho de Jesus Cristo segundo S. Mateus 10,24-33

Aclamação (1Pd 4,14)
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Aleluia, aleluia, aleluia.
- Felizes sereis vós, se fordes ultrajados,/ por causa de Jesus, pois repousa sobre vós,/ o Espírito de Deus.
- Aleluia, aleluia, aleluia.

Evangelho (Mt 10,24-33)
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ? segundo Mateus.
- Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 24"O discípulo não está acima do seu senhor. 25Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa eles chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares!
26Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. 27O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!
29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. 31Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.
32Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus."

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Comentários

«Mas Eu digo-vos: amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem» (Mt 5, 44)

«A partir do momento em que vos declarardes Meus servidores, tendes de esperar perseguições. Eu fui perseguido durante toda a vida. Ao nascer, Herodes quis Matar-me; mal comecei a pregar, os Meus concidadãos quiseram matar-Me; mal Me livrei das mãos deles, vi-Me sujeito às emboscadas dos fariseus e de Herodes [Antipas], que Me perseguiram de cidade em cidade e, durante três anos, todos os dias Me lançavam novas armadilhas para Me dar a morte. [...]
Tendes de receber as perseguições com alegria, como sinais preciosos da vossa semelhança Comigo, como imitação do vosso bem-amado; de as suportar com calma, cientes de que elas acontecem porque Eu as permito, e de que só vos atingirão na medida em que Eu o permitir, de que, sem Minha autorização, nem um cabelo da vossa cabeça pode cair. De as aceitar [...] dando as boas-vindas a tudo quanto vos acontece, dado que tudo aquilo que acontece contribui, de uma maneira ou de outra, para a glória de Deus. De as sofrer com coragem, oferecendo os vossos sacrifícios a Deus como holocausto para Sua glória. [...] De as sofrer rezando pelos vossos perseguidores, dado que também eles são filhos de Deus, que Deus quer que se salvem, e que Eu dei o meu sangue para os salvar. Eu próprio vos dei o exemplo de rezar por todos os homens, incluindo os que são nossos perseguidores e nossos inimigos.»

Beato Charles de Foucauld (1858-1916), eremita e missionário no Saara
Meditações sobre o Evangelho de São Lucas, 1898

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.