23 de Março
Certamente podemos afirmar que, na nossa América Latina, Lima do Peru é a cidade dos santos, pois além de Santa Rosa de Lima, São Martinho e São Francisco Solano, encontramos o santo de hoje: São Turíbio.De origem espanhola, nasceu em 1538 e servia a Igreja através dos seus conhecimentos de Direito, até que o Rei Filipe foi o instrumento de Deus para uma radical mudança em sua vida.
São Turíbio recebeu em pouco tempo, a ordenação e sagração que lhe capacitou para desembarcar no Peru como Arcebispo. O zelo do Santo bispo era tanto, que chegou a percorrer 40 mil quilômetros a pé e a cavalo, para assim, nenhuma alma perder.
No seu tempo, como não tão diferente dos tempos de hoje, os pobres padeciam nas mãos dos opressores que abusavam e escravizavam os índios, que, em contrapartida, revidava com violência os mal tratos que recebiam, respeitando apenas o santo bispo. Turíbio fez sínodos, cuidou do espírito e da condição social do povo, por isso lutou pela justiça e amor, até que contraiu uma grave doença e foi para a Casa do Pai em 1606.
São Turíbio, rogai por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário.