sexta-feira, 31 de outubro de 2008

SOLIDÕES PARTICULARES


Tu te esqueces facilmente que me amas

E te ausentas sem adeuses, sem contatos;

Não te excitas, não conversas... não reclamas

E eu... sozinha... observando teus retratos.



Tu te aqueces no verão que tu recrias,

Mas o gelo triste do teu coração

Torna tuas solidões muito mais frias

E te envolve mais em cada solidão.



Nem te amas... tu apenas silencias,

Procurando um barco nas ondas do mar;

Teu amor navega mares de utopias,

Onde o sonho sempre insiste em naufragar.



Solitário, eu preparo o meu navio,

Solto as velas, crio sonhos imprudentes,

Mas o mar do meu olhar é tão vazio;

Só navego a emoção que tu nem sentes.



Meu amor enfraquecido, enfim, se prostra

E desmaia num sonho particular

Quando o sonho que tu tens nunca se mostra

E é no sonho que o amor quer se abrigar.



Silenciosa, tu caminhas pela sala

Meu olhar segue teus passos...sem destino

Como um barco de papel que o vento embala...

Sob os olhos delicados... de um menino.



Receosos, nossos gestos egoístas

Se restringem ao silêncio de uma dor

Que transforma nossos sonhos... pessimistas

Na arbitrária solidão do mesmo amor.

DESTINOS

Você sempre com esse jeito de expressar seus carinhos de uma forma estranha, não vê que com isso só trazes agonia a esse coração que sofre tanto ao te ver em momentos de uma forma e em outros diferente, será que não tens uma outra maneira de ser, um jeito de agradar a quem tanto te quer?.

Sei que posso estar exigindo, mais exigir faz parte de quem quer que alguém esteja consigo, e é por essa e outras que te digo, amar é um sentimento puro, coisa que poucos corações comportam, e sei que o seu ainda não está preparado para isso, coração criança, coração de menina, coração onde ainda não existe estradas prontas para pilotar, e sim, estradas onde se vai a lugares sem destino.



Severo Moreira

severomoreira@yahoo.com.br



MERECIMENTO

É possível que sejamos desatento em todas as coisas de nossa vida, sim, é possível!, podemos não ligar muito pra nosso guarda roupa, nem tão pouco pra nosso som, como também pra nosso bichinho de estimação, mais não podemos esquecer da nossa espiritualidade, é cuidando dela que podemos estar mais perto de nosso Pai e poder dessa forma agir da forma como ele gostaria, infelizmente nosso dia a dia não trás muita coisa que o satisfaça , porque não tentamos mudar a história e fazemos o contrário?.

Pense bem nisso, temos o privilégio de ser filho de Deus e irmão de Jesus Cristo, já pensou o que isso significa?, pois é!, apartir de hoje faça jus a esse merecimento e saia por aí anunciando o que de melhor possa ser para seu irmão.

Severo Moreira

severomoreira@yahoo.com.br

Santo Afonso Rodrigues

31 de Outubro


Santo Afonso Rodrigues Diante da "galeria" de santos da Companhia de Jesus, voltamos o nosso olhar, talvez, para o mais simples e humilde dos Irmãos, Santo Afonso Rodrigues. Natural de Segóvia na Espanha, veio à luz aos 25 de julho de 1532.

Pertencente a uma família cristã, teve que interromper seus estudos no primário, pois com a morte do pai, assumiu os compromissos com o comércio. Casou-se com Maria Soares que amou tanto quanto os dois filhos, infelizmente todos, com o tempo, faleceram. Ao entrar em crise espiritual, Afonso entrega-se à oração, à penitência e dirigido por um sacerdote, descobriu o seu chamado a ser Irmão religioso e assim, assumiu grandes dificuldades como a limitação dos estudos. Vencendo tudo em Deus, Afonso foi recebido na Companhia de Jesus como Irmão, e depois do noviciado, foi enviado para o colégio de formação....Continuação

Evangelho do dia 31/10/2008

Evangelho (Lucas 14,1-6)
Sexta-Feira, 31 de Outubro de 2008
30ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam.
2Diante de Jesus, havia um hidrópico. 3Tomando a palavra, Jesus falou aos mestres da Lei e aos fariseus: "A Lei permite curar em dia de sábado, ou não?" 4Mas eles ficaram em silêncio.
Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o. 5Depois lhes disse: "Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?" 6E eles não foram capazes de responder a isso.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

São Frumêncio

30 de Outubro

A história do Santo de hoje se entrelaça com a conversão de uma multidão de africanos, ao amor de Cristo e à Salvação. São Frumêncio nasceu em Liro da Fenícia, e quando menino, juntamente com o irmão Edécio, acompanhava um filósofo de nome Merópio, numa viagem em direção às Índias. A embarcação, cruzando o Mar Vermelho, foi assaltada e só foram poupados da morte os dois jovens, Frumêncio e Edécio, que foram levados escravos para Aksum a serviço da Corte....Continuação

Evangelho do dia 30/10/2008

Evangelho (Lucas 13,31-35)
Quinta-Feira, 30 de Outubro de 2008
30ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

31Naquela hora, alguns fari­seus aproximaram-se e disseram a Jesus: "Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar". 32Jesus disse: "Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia terminarei o meu trabalho. 33Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém.
34Jerusalém, Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas tu não quiseste! 35Eis que vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo: não me vereis mais, até que chegue o tempo em que vós mesmo direis: Bendito aquele que vem em nome do Senhor".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Nasceu para nós o Salvador

Por Pe. Lucas de Paula Almeida, CM

Natal e Páscoa são como dois luzeiros que iluminam de puríssima luz celestial o itinerário dos cristãos na caminhada do calendário litúrgico. Duas grandes festas e duas grandes alegrias. Para decidir qual é a maior, teríamos que distinguir. A Páscoa é maior pela glória; o Natal é maior pela ternura. A Páscoa é maior pela proclamação de fé, uma vez que, se Cristo não tivesse ressuscitado, nossa fé seria vazia e nossa religião uma fraude; o Natal fala mais ao nosso coração, pela bondade de um Deus que por nosso amor se faz criancinha e nasce na pobreza da gruta de Belém, numa fria noite de inverno. Ninguém se cansa de ler, sempre com renovada emoção, a página de São Lucas, onde um anjo de Deus vem dizer aos pastores que vigiavam no campo seus rebanhos noite a dentro: "Eis que eu vos anuncio uma grande alegria, que será para todo o povo: hoje nasceu para vós um Salvador, que é o Messias Senhor, na cidade de Davi. E eis o sinal que vos é dado: encontrareis um recém-nascido envolto em panos, deitado num presépio"(Lc2, 10-12). E a esse anjo logo se juntou uma multidão de seres celestes, que louvavam a Deus, dizendo: "Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade" (v 14) .E eles foram e encontraram tudo como o anjo havia dito: a criancinha na manjedoura. A Virgem Maria a seu lado. E José. E a pobreza e a simplicidade da gruta. Estava nascendo um mundo novo!

E é essa novidade que alimenta a esperança dos séculos. Aprendeu-se a "armar" o presépio, para que desde a infância o povo aprenda que um dia nasceu Jesus em Belém.
Criou-se a árvore de Natal, substituindo antigos ritos pagãos dos povos germânicos, uma vez que Cristo é a verdadeira árvore viçosa, nascida junto às águas correntes, para trazer ao mundo a fartura dos bens de Deus. E os calendários aprenderam a registrar o tempo, dividindo-o em anos "antes de Cristo" e anos "depois de Cristo". Não só como marco cronológico, mas como estilo de vida, uma vez que o nascimento de Cristo veio implantar na terra um novo modo de pensar, de falar, de viver.

Gostaríamos de que a celebração do Natal viesse reforçar em nós o propósito de uma vida nova. E, lamentando embora que a chegada desta festa em cada ano se vá transformando sempre mais numa gigantesca movimentação do grande comércio, que faz esquecer o verdadeiro sentido de amor e de fraternidade que deveria estar subentendido nos presentes que se dão e que se recebem, não podemos desconhecer que o Natal traz para o mundo um clima de alegria, de esperança e de paz. No Natal o mundo fica diferente. Reaparece uma nova vontade de fazer o bem. Criam-se expressivas mensagens, convidando o mundo a se transformar numa terra de paz e de amor. E para os cristãos mais esclarecidos- com que alegria o dizemos! - a interiorização do pensamento do Natal é fonte de fervorosa e proveitosa meditação. E a liturgia do Natal- extremamente rica de sabedoria e de beleza - traz para os sacerdotes, os religiosos, o laicato cristão consciente e participante uma renovação de energia para a fidelidade a seu batismo e à sua consagração ao serviço de Deus.

Um dos sinais da alegria da Igreja na festa do Natal é a celebração das três missas: uma à meia-noite, outra na aurora, outra em pleno dia. Todas elas revivendo maravilhosos textos bíblicos e orações nascidas da mais pura fé e inspiração piedosa dos séculos passados. A missa da noite pode ser considerada como a comemoração do misterioso nascimento do Verbo, no coração da eternidade. A missa da aurora poderia concretizar o aparecimento de Jesus na aurora da nossa era cristã. A missa do dia é esse permanente nascimento de Cristo na História, que vai renovando o mundo para que ele seja todo cristão. Que não o seja só de nome, mas de fato. Não apenas decorativamente cristão, mas vitalmente cristão.

Fonte: Pe. Lucas de Paula Almeida, CM

A esperança é a âncora da alma

Quarta-Feira, 29 de Outubro 2008

Deus, que é justo, leva em conta as nossas boas obras, especialmente o bem que fazemos em benefício dos outros.

''Deus não é injusto, para esquecer aquilo que estás fazendo e a caridade que demonstrastes em seu nome, servindo e continuando a servir os santos'' (Hb 6,10).

A felicidade do Reino de Deus é a grande promessa que alimenta nossa esperança em seguirmos Seus caminhos....Continuação

Bem Aventurado Bartolo Longo

29 de Outubro


Bem Aventurado Bartolo Longo Entre os acontecimentos mais marcantes na Igreja do século XX, sem dúvida encontramos destaque para a tomada de consciência dos cristãos Católicos, frente à missão de evangelizar e viver a vocação universal da santidade.

Um forte sinal deste fato, são as inúmeras beatificações e canonizações que florescem, embelezando o campo dos homens e mulheres de Deus que podemos travar culto; como o Bem Aventurado Bartolo Longo....Continuação

Evangelho do dia 29/10/2008

Evangelho (Lucas 13,22-30)
Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2008
30ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 22Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23Alguém lhe perguntou: "Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?"
Jesus respondeu: 24"Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão". 25Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós do lado de fora, começareis a bater, dizendo: 'Senhor, abre-nos a porta!' Ele responderá: 'Não sei de onde sois'.
26Então começareis a dizer: 'Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!' 27Ele, porém, responderá: 'Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que pra­ticais a injustiça!' 28Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora. 29Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30E assim há muitos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

São Judas Tadeu

28 de Outubro


São Judas Tadeu A Igreja celebra, hoje, este exemplo de fidelidade a Cristo, ao contrário de Judas Iscariotes. Judas Tadeu foi quem, na Última Ceia perguntou ao Senhor: "Senhor, como é possí­vel que tenhas de te manifestar a nós e não ao mundo?" (Jo 14,22)

Com esta pergunta, Jesus pôde revelar a importância do amor à Palavra, a qual o próprio Judas Tadeu anunciou com ardor e amor, depois do derramamento do Espí­rito Santo em Pentecostes, na Sí­ria, Mesopotâmia e Armênia.

Este conhecido santo morreu mártir em Edersa, deixando para a Igreja um livro inspirado e o exemplo de socorrer aos desesperados e necessitados.

"A Deus, que pela pregação dos Apóstolos, nos fizestes chegar ao conhecimento de vosso Evangelho, concedei pelas preces de São Simão e São Judas, que a vossa Igreja não cesse de crescer, acolhendo novos filhos".


São Judas Tadeu, rogai por nós!

Somos os ungidos do Senhor

Terça-Feira, 28 de outubro 2008

O que vamos fazer com nossa culpa? Os nossos pecados e erros não têm outro lugar - a não ser aos pés da cruz de Cristo! O veneno não pode ficar dentro de nós. Precisamos nos arrepender e não ter remorso, pois remorso é remoer. Ao passo que o arrependimento é fruto do Espírito, que nos convence do pecado.

Muito mais que nós querermos um tempo de conversão, Deus nos dá um tempo de conversão. Mais do que nós querermos nos reconciliar com o Senhor, Ele quer se reconciliar conosco. Isso vai ser muito bom para nós, porque agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação.

Hoje somos os ungidos do Senhor, um povo sobre o qual o Senhor derrama Seu Espírito Santo. Hoje no mundo inteiro há pessoas vivendo esse derramamento. O Senhor está reunindo um povo ungido para que, como João Batista, preparemos a vinda d’Ele. João Batista preparou a primeira; nós estamos preparando a segunda vinda gloriosa do Senhor.

Vem, Senhor Jesus!

Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib

É a qualidade do nosso amor que faz a diferença

Terça-Feira, 28 de Outubro 2008

''Aquele que começou em vós uma boa obra, há de levá-la à perfeição até o dia de Cristo Jesus. Eu peço a Deus que o vosso amor cresça sempre mais, em todo o conhecimento e experiência, para discernirdes o que é melhor. E assim ficareis puros e sem defeito para o dia do Cristo, cheios de frutos de justiça que nos vem por Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus'' (Fl 1,6.9-11).

"Deus não nos pede excessos, mas que façamos o bem", dizia Santa Teresa....Continuação

Evangelho do dia 28/10/2008

Evangelho (Lucas 6,12-19)
Terça-Feira, 28 de Outubro de 2008
São Simão e São Judas Tadeu


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.
17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judéia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Senhor, escuta a minha oração

Segunda-Feira, 27 de Outubro 2008

"Senhor Jesus, passa pelas situações e fatos que me causam mal. Cura o meu coração com o Teu divino amor. Ilumina a minha vida, Senhor, pois onde a Tua luz penetra não há espaço para as trevas, e onde o Espírito Santo entra não há lugar para satanás, para os vícios, acusações e destruições que ele semeia.

As trevas desaparecem, porque Tu és a luz e, onde há luz a escuridão não existe. Creio, Senhor, que estás comigo! Confio na Tua presença que cura, liberta, transforma e converte o meu coração. Retira todo o peso, cansaço, estresse que tenho carregado. Vem, Senhor Jesus!"...Continuação

Santa Teresa Verzeri

27 de Outubro

Santa Teresa Verzeri Lembramos neste dia uma feliz e abençoada mulher que a exemplo do Cristo, nesta terra, só fez o bem. Isto tudo sem excluir a luta do dia-a-dia, assim, viveu Santa Teresa Verzeri: Nasceu em Bérgamo, Itália, em 1801, de família nobre, quando criança inquieta, quando menina já queria fazer muito por Cristo e já moça de classe alta, linda, inteligente e cobiçada, decidiu-se a ser a guerrilheira de Deus. Fez experiência de vida religiosa com as monjas, mas descobriu-se chamada a uma outra forma de viver o apostolado ativo.

Orientada por um sacerdote, Mons. Benaglio, Teresa aos vinte e cinco anos de idade, iniciou obras de assistência às crianças...Continuação

Evangelho do dia 27/10/2008

Evangelho (Lucas 13,10-17)
Segunda-Feira, 27 de Outubro de 2008
30ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 10Jesus estava ensinando numa sinagoga, em dia de sábado. 11Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e incapaz de se endireitar. 12Vendo-a, Jesus chamou-a e lhe disse: "Mulher, estás livre da tua doença". 13Jesus pôs as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher se endireitou e começou a louvar a Deus.
14O chefe da sinagoga ficou furioso, porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado. E, tomando a palavra, começou a dizer à multidão: "Existem seis dias para trabalhar. Vinde, então, nesses dias para serdes curados, não em dia de sábado".
15O Senhor lhe respondeu: "Hipócritas! Cada um de vós não solta do curral o boi ou o jumento, para dar-lhe de beber, mesmo que seja dia de sábado? 16Esta filha de Abraão, que satanás amarrou durante dezoito anos, não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado?" 17Esta resposta envergonhou todos os inimigos de Jesus. E a multidão inteira se alegrava com as maravilhas que ele fazia.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

domingo, 26 de outubro de 2008

São Luís Orione

26 de Outubro

São Luís Orione O Papa João Paulo II, em 1980, colocou diante dos nossos olhos um grande exemplo de santidade, expressa na caridade: Luís Orione. Este novo santo italiano, nasceu em 1872 e bem cedo percebeu o chamado do Senhor ao sacerdócio. Ao entrar no Oratório, em Turim recebeu no coração, as palavras de São Francisco de Sales, lançados pelo amado São João Bosco: "Um terno amor ao próximo, é um dos maiores e excelentes dons que a Divina Providência pode conceder aos homens".

Concluiu o Ginásio, deixou o Oratório Salesiano, voltou para casa e depois entrou no seminário, onde cursou...Continuação

Evangelho do dia 26/10/2008

Evangelho (Mateus 22,34-40)
Domingo, 26 de Outubro de 2008
30º Domingo Tempo Comum

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36"Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?"
37Jesus respondeu: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: 'Amarás ao teu próximo como a ti mesmo'. 40Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sábado, 25 de outubro de 2008

Evangelho do dia 25/10/2008

Evangelho (Lucas 13,1-9)
Sábado, 25 de Outubro de 2008
Santo Antônio de Sant’Anna Galvão

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

1Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando seu sangue com o dos sacrifícios que ofereciam.
2Jesus lhes respondeu: "Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem sofrido tal coisa? 3Eu vos digo que não. Mas se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo. 4E aqueles dezoito que morreram, quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? 5Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo".
6E Jesus contou esta parábola: "Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou. 7Então disse ao vinhateiro: 'Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?'
8Ele, porém, respondeu: 'Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. 9Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás'".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Frei Galvão

25 de Outubro

Frei Galvão Antônio de Sant'Ana Galvão, nasceu no dia 10 de Maio de 1739, na cidade de Guaratingueta, São Paulo. Filho de Antônio Galvão, português natural da cidade de Faro em Portugal e de Isabel Leite de Barros, natural da cidade de Pindamonhagaba, em São Paulo.

Em 1760 ingressou no noviciado da Província Franciscana da Imaculada Conceição, no Convento de São Boaventura do Macacu, na Capitania do Rio de Janeiro. Foi Ordenado sacerdote no dia 11 de julho de 1762, sendo transferido para o Convento de São Francisco em São Paulo....Continuação

Papa escolhe Dom Odilo como redator do documento conclusivo

Rádio Vaticano

Foi apresentada hoje, 24, no Vaticano, a mensagem conclusiva da XII Assembléia Ordinária do Sínodo dos Bispos. O secretário-geral do Sínodo, Dom Nikola Eterovic, anunciou os nomes escolhidos pelo Santo Padre para redigir o documento final. Um deles é o arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, um dos três presidentes-delegados.

O texto foi apresentado durante uma coletiva de imprensa pelo presidente da comissão para a mensagem, Dom Gianfranco Ravasi. O documento é dividido em quatro partes, cada uma...Continuação

Você sabe ser simples?

Sábado, 25 de Outubro 2008

A simplicidadade leva-nos à percepção do que é certo e a percebermos o que é essencial. Precisamos ser simples e fortes, para encararmos a vida como de fato ela é e enxergarmos o mundo sob outra ótica.

Muitas vezes, damos muito valor ao que é complicado, porque quando falamos de coisas complicadas parece que nos sentimos importantes....Continuação

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Evangelho do dia 24/10/2008

Sexta-Feira, 24 de Outubro de 2008

Sto. Antônio Maria Claret

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 54Jesus dizia às multidões: "Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. 55Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. 56Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? 57Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?
58Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. 59Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo".


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Grupo se mobiliza para que ONU não considere aborto um direito

Fides

A Associação "Catholic Family & Human Rights Institute" (C-FAM), único grupo pró-vida que trabalha exclusivamente no âmbito da política social da ONU, lançou uma campanha a fim de recolher assinaturas contra o reconhecimento, por parte da ONU, do aborto como "direito humano".

De fato, os grupos que apóiam o aborto estão fazendo pressão a fim de que no 60º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o aborto seja considerado um direito.

Por ocasião do 60º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a organização C-FAM lançou um apelo internacional intitulado "Chamada internacional para os direitos e a dignidade das pessoas e das famílias", lembrando que a Declaração Universal....Continuação

Santo Antônio Maria Claret

24 de Outubro


Santo Antônio Maria Claret O Santo lembrado hoje, foi de muita importância para a Igreja que guarda o testemunho de sua santidade, que mereceu a frase do Papa Pio XI que disse: "Antônio Maria Claret é uma figura verdadeiramente grande, como apóstolo infatigável ".
Nasceu em 1.807 em Sallent ( Barcelona), província de Barcelona, ao ser batizado recebeu o nome de Antônio que recebeu Maria como sinal da intimidade com a Virgem: "Nossa Senhora é minha Mãe, minha Madrinha, minha Mestra, meu tudo, depois de Cristo"....Continuação

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

É hora de silenciar para escutar a voz de Deus

Sexta feira, 24 de Outubro 2008

Quando Deus nos fala, logo nos tornamos pessoas sábias. A nossa vida sai do comum e ganha um novo brilho e um novo entusiasmo. Nós ouvimos tantas vozes, tantas informações, tantas notícias, que muitas vezes o nosso coração se agita e ficamos cansados...Continuação

São João de Capistrano

23 de Outubro


São João de Capistrano O Santo de hoje, João de Capistrano, fez da ação um ato de amor e do amor uma força para a ação, por isso, muito penitente e grande devoto do nome de Jesus chegou à santidade.

João nasceu em Capistrano, em 1386, e com privilegiado e belos talentos, cursou os estudos jurídicos na universidade de Perusa. Juíz de direito, casado e nomeado governador de uma cidade na Itália, acabou na prisão por causa de intrigas políticas....Continuação

Evangelho do dia 23/10/2008

Evangelho (Lucas 12,49-53)
Quinta-Feira, 23 de Outubro de 2008
29ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 49"Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! 50Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra!
51Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer a divisão. 52Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; 53ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Evangelho do dia 22/10/2008

Evangelho (Lucas 12,39-48)
Quarta-Feira, 22 de Outubro de 2008
29ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 39"Ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes".
41Então Pedro disse: "Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?" 42E o Senhor respondeu: "Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? 43Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! 44Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. 45Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis.
47Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. 48Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

É hora de silenciar para escutar a voz de Deus

Quarta-Feira, 22 de Outubro 2008

Quando Deus nos fala, logo nos tornamos pessoas sábias. A nossa vida sai do comum e ganha um novo brilho e um novo entusiasmo. Nós ouvimos tantas vozes, tantas informações, tantas notícias, que muitas vezes o nosso coração se agita e ficamos cansados e decepcionados. Ao passo que quando fazemos...Continuação

São Gaudêncio

22 de Outubro


São Gaudêncio O nome do santo que lembramos neste dia, é Gaudêncio, que vem do latim gaudere, que significa alegrar-se. Muito sugestivo, pois é com alegria que contemplamos a vida deste santo Bispo de Bríscia, na Itália.

Provavelmente, era natural daquela cidade que conheceu no século II o Cristianismo, e onde fazia parte do seu clero diocesano. Muito conhecido e respeitado pela santidade, zelo pastoral e eficácia na pregação, São Gaudêncio foi amigo de vários outros Bispos santos principalmente, Santo Ambrósio de Milão....Continuação

Sínodo da Palavra abre-se à RCC e demais movimentos da Igreja

Ecclesia

Os participantes do Sínodo dos Bispos puderam ouvir experiências de novas comunidades e movimentos no anúncio da Palavra de Deus. Na última Sexta- feira, Kiko Arguello, fundador do Caminho Neocatecumenal, cujos estatutos foram aprovados recentemente pela Santa Sé, testemunhou que o centro da sua vida está “no anúncio”. O fundador explicou que “um dos três pilares do Movimento é a palavra de Deus, celebrada em pequenas comunidades”, indicando que a proposta do Caminho Neocatecumenal é “construir um itinerário que permite ver a vida sob a luz da Palavra”.

Michelle Moran, presidente dos Serviços da Renovação Carismática Católica (ICCRS), com sede em Roma, insistiu...Continuação

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Evangelho do dia 21/10/2008

Evangelho (Lucas 12,35-38)
Terça-Feira, 21 de Outubro de 2008
29ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 35Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. 36Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater. 37Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade, eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. 38E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar!

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Papa Bento XVI pede que médicos não abandonem o paciente incurável

Terra

O papa Bento XVI disse hoje que a tecnologia pode desumanizar os doentes e que não é possível abandonar o paciente incurável, e afirmou que o respeito à dignidade humana exige o "respeito incondicional de todo ser humano, saudável ou doente, em qualquer condição em que estiver".

Bento XVI fez estas manifestações no discurso que dirigiu hoje aos participantes de um congresso da Sociedade Italiana de Cirurgia, que tem como lema "Por uma cirurgia que respeita o doente", aos quais recebeu no Vaticano.

O pontífice disse que, no passado, a medicina se contentava em aliviar o sofrimento do doente, mas...Continuação

'Sofre as demoras de Deus'

Terça-Feira, 21 de Outubro 2008

"Sofre as demoras de Deus, dedica-te a Deus, espera com paciência" (Eclo 2,3).

Quando iremos aprender que somente pelas nossas forças nunca conseguiremos chegar a nenhum lugar?

Antes de mais nada, nós precisamos nos aceitar atualmente como somos, com nossas faltas, fraquezas, problemas, inseguranças, e acreditar que o plano de Deus a nosso respeito é maior do que tudo o que tem acontecido conosco, hoje....Continuação