quinta-feira, 30 de abril de 2009

Bento XVI apresenta patriarca Germano de Constantinopla

Fonte: Zenit
Intervenção hoje durante a audiência geral

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 29 de abril de 2009 (ZENIT.org).- Oferecemos a seguir o texto completo da intervenção do Papa Bento XVI durante a audiência geral desta quarta-feira aos peregrinos reunidos na Praça de São Pedro.



Queridos irmãos e irmãs:

O patriarca Germano de Constantinopla, de quem quero falar hoje, não pertence às figuras mais representativas do mundo cristão oriental e, contudo, seu nome aparece com certa solenidade na lista dos grandes defensores das imagens sagradas, redigida no II Concílio de Niceia, VII ecumênico (787). A Igreja grega celebra sua festa na liturgia de 12 de maio. Ele teve um papel significativo na complexa história da luta pelas imagens, durante a chamada crise iconoclasta: soube resistir validamente às pressões de um imperador iconoclasta, ou seja, adversário dos ícones, Leão III.

Durante o patriarcado de Germano (715-730), a capital do império bizantino – Constantinopla – sofreu um perigosíssimo assédio por parte dos sarracenos. Naquela ocasião (717-718), organizou-se uma solene procissão na cidade com a exposição da imagem da Mãe de Deus, a Theotokos, e da relíquia da Santa Cruz, para invocar do Alto a defesa da cidade. De fato, Constantinopla foi libertada do assédio. Os adversários decidiram desistir para...leia mais

Santo do dia - São José Benedito Cottolengo

30 de Abril

São José Benedito Cottolengo Hoje, lembramos São José Benedito nasceu em Bra, na Itália, onde desde de pequeno demonstrou-se inclinado a caridade. Com o passar do tempo e trabalho com sua vocação tornou-se um sacerdote dos desprotegidos na diocese de Turim.

Quando teve que atender uma senhora grávida, que devido à falta de assistência social, morreu nos braços do Padre Cottolengo; o Santo, "espantado," retirou-se em oração e nisto Deus fez desabrochar no seu coração uma casa de abrigo que, mesmo em meio dificuldades, foi seguida por outras. São José Benedito Cottolengo acolhia pobres, doentes mentais, físicos, ou seja, todo tipo de pessoas carentes de amor, assistência material, físico e espiritual.

Confiando somente nos cuidados do Pai do Céu, estas casas desde a primeira até a verdadeira cidade da caridade que surgiu, chamou-se Pequena Casa da Divina Providência. Diante do Santíssimo Sacramento, José Cottolengo e outros cristãos, que se uniram a ele nesta experiência de Deus, buscavam ali forças para bem servir os necessitados, pois já dizia ele: "Se soubesses quem são os pobres, os servirias de joelhos!". Entrou no Céu com 56 anos.


São José Benedito Cottolengo, rogai por nós!

Evangelho do dia 30/04/2009

Evangelho (João 6,44-51)
Quinta-Feira, 30 de Abril de 2009
3a Semana da Páscoa


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“Ninguém pode vir a mim, se o pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. 46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê possui a vida eterna.
48Eu sou o pão da vida. 49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Procuro em você

Procuro encontrar em você o meu porto seguro, o meu apoio, a minha fixação, mesmo sabendo que é quase impossível, mais tento enganar a mim mesmo. Em minha mente vivo momentos de carinho que sei em você encontrar.

Acredito que um dia fomos muito ligados por algum sentimento que não sei explicar, só sei que você provoca em mim calafrios que são prazerosos, que alimentam essa paixão que escondo até de ti.

Mais como nem tudo podemos botar pra fora, fico calado sofrendo, acreditando, um dia poder acontecer.
Severo Moreira
severomoreira@yahoo.com.br

Sinta Saudades Daquilo que Viveu

Quando me amei de verdade

Santo do dia - Santa Catarina de Sena

29 de abril
Santa Catarina de Sena Neste dia, celebramos a vida de uma das mulheres que marcaram profundamente a história da Igreja: Santa Catarina de Sena. Esta mulher, que foi reconhecida como Doutora da Igreja, era de uma enorme e pobre família de Sena, na Itália, onde nasceu em 1347.

Tendida à oração, silêncio e penitência, não se consagrou em uma congregação, mas continuou, no seu cotidiano dos serviços domésticos, a servir a Cristo e Sua Igreja, já que tudo o que fazia, oferecia pela salvação das almas. Através de cartas às autoridades, embora analfabeta e de frágil constituição física, conseguia mover homens para a reconciliação e paz como um gigante.

Dotada de dons místicos, recebeu espiritualmente e realmente, as chagas do Cristo; além de manter uma tão profunda comunhão com o pai, que deu origem à sua obra: “O Diálogo”. Comungando também com a situação do seu povo, ajudou em muito, socorrendo o povo italiano, que sofria com uma peste mortífera e, com igual amor socorreu Igreja que, com dois Papas, sofria divisão, até que Catarina, santamente, movimentou os Céus e a terra, conseguindo assim. Banir toda confusão. Morreu no ano de 1380, repetindo: "Se morrer, sabeis que morro de paixão pela Igreja".


Santa Catarina de Sena, rogai por nós!

Evangelho do dia 29/04/2009

Evangelho (João 6,35-40)
Quarta-Feira, 29 de Abril de 2009
Santa Catarina de Sena

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 35“Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. 36Eu, porém, vos disse que vós me vistes, mas não acreditais. 37Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei.
38Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. 40Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Meu Sonho


Acordei na esperança de ver-te hoje, na esperança de poder ver em seus olhos o brilho que se compara ao orvalho da madrugada nas folhas das plantas que admiro nesse amanhecer, que só lembra você.
Amar é um direito de cada ser humano, por mais simples que você seja pra algumas pessoas, você tem sua importância pra outras, você é super importante pra mim, seus beijos trazem-me a impressão de que não quero mais acordar desse estágio que você provoca só com sua presença, desse rubor que sofre a minha face, desses pensamentos sem vergonha que sinto ao teu toque, ao te ter.
É preciso que alguma coisa me traga de volta a realidade, desse transe que você consegue imprimir a minha vida, a esse momento que de alguma forma é eterno, porque tudo fica na eternidade, cabe a você guardá-lo para num futuro próximo lhe servir de alavanca pra sua vida, pra seu viver.
Ah!, tenho que acordar, já amanheceu, preciso voltar a realidade e me conformar, colocar em minha mente, que cada um tem o que merece, e nesse ponto ainda falta alguma coisa pra que eu te mereça...

Severo Moreira
severomoreira@yahoo.com.br

O Milagre Da Amizade

Santo do dia - Santa Gianna Beretta Molla

28 de Abril

Santa Gianna Beretta Molla Gianna Beretta Molla, nasceu em Magenta (Milão,Itália), no dia 4 de outubro de 1922, dia de São Francisco
Formou-se com louvor em medicina e cirurgia em 1949 pela Universidade de Pavia (Itália).Entre seus clientes, demonstra especial cuidado para as mães, crianças, idosos e pobres.
Especializou-se em Pediatria na Universidade de Milão em 1952, mas freqüentou a Clínica Obstétrica Mangiagalli, pois por seu grande amor às crianças e às mães pretendia unir-se ao seu irmão, Padre Alberto, médico e missionário no Brasil que, com a ajuda do seu outro irmão engenheiro, Francesco, construíram um hospital na cidade de Grajaú, no Estado do Maranhão. A Beata Gianna, por sua saúde frágil, foi desaconselhada pelo Bispo Dom Bernareggi em vir ao Brasil.

Opta pela vocação matrimonial, que a abraça com entusiasmo, assumindo total doação «para formar uma família realmente cristã».
Casa em 24 de setembro de 1955, tendo a cerimônia sido presidida por seu outro irmão Padre Giuseppe. Na quarta gravidez, aos 39 anos em setembro de 1961 no final do segundo mês de gravidez, vê-se atingida por um fibroma no útero. Três opções lhe foram apresentadas: retirar o útero doente, o que ocasionaria a morte da criança, abortar o feto, ou a mais arriscada, submeter-se a uma cirurgia de risco e preservar a gravidez. Antes de ser operada, embora sabendo o grave perigo de prosseguir com a gravidez, suplica ao cirurgião "Salvem a criança, pois tem o direito de viver e ser feliz!" , então, entrega-se à Divina Providência e à oração.

Com o feliz sucesso da cirurgia, agradece intensamente a Deus a salvação da vida do filho. Passa os sete meses que a distanciam do parto com admirável força de espírito e com a mesma dedicação de mãe e de médica. Receia e teme que seu filho possa nascer doente e suplica a Deus que isto não aconteça.
Alguns dias antes do parto, demonstra-se pronta a sacrificar sua vida para salvar a do filho: "Se deveis decidir entre mim e o filho, nenhuma hesitação: escolhei - e isto o exijo - a criança. Salvai-a". Deu entrada, para o parto na sexta-feira da Semana Santa de 1962. Na manhã do dia seguinte, 21 de abril de 1962, nasce Joana Manuela (Gianna Emanuela). Apenas teve a filha por breves instantes nos braços. Apesar dos esforços para salvar a vida de ambos, na manhã de 28 de abril, em meio a atrozes dores e após ter repetido a jaculatória "Jesus eu te amo, eu te amo" morre santamente. Tinha 39 anos.

"Meditata immolazione" (imolação meditada), assim Paulo VI definiu o gesto da Beata Gianna recordando, no Ângelus dominical de 23 de setembro de 1973, "uma jovem mãe da Diocese de Milão que, para dar a vida à sua filha sacrificava, com imolação meditada, a própria". É evidente, nas palavras do Santo Padre, a referência cristológica ao Calvário e à Eucaristia.
O milagre da beatificação aconteceu no Brasil, em 1977, na cidade de Grajaú, no Maranhão, naquele hospital onde queria ser missionária, onde foi beneficiada uma jovem protestante que tinha dado à luz.
Foi Beatificada pelo Papa João Paulo II, em 24 de abril de 1994 no Ano Internacional da Família, tendo sido considerada esposa amorosa, médica dedicada e mãe heróica, que renunciou à própria vida em favor da vida da filha, na ocasião da gestação e do parto.


Santa Gianna Beretta Molla, rogai por nós!

Evangelho do dia 28/04/2009

Evangelho (João 6,30-35)
Terça-Feira, 28 de Abril de 2009
3a Semana da Páscoa


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo +… segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, a multidão perguntou a Jesus: 30Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obras fazes? 31Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: ‘Pão do céu deu-lhes a comer’”.
32Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. 33Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”.
34Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”. 35Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Caminhada

No passo que eu caminho, posso não ir muito longe, mais onde eu chegar, chegarei com confiança e a certeza de que estou no lugar certo, concretizando o desejo de uma grande caminhada que começou com um passo apenas.
Toda caminhada começa com um passo apenas por mais longe que você chegue, o importante é que tenhamos a certeza de que estamos indo para o lugar certo mesmo que este não seja pra alguem, o seu mundo é impenetrável, só você tem o domínio sobre ele, só a você interessa, nunca faça algo pra agradar a outros, o importante é que lhe faça bem.
Severo Moreira
severomoreira@yahoo.com.br

MáGoas E Ressentimentos

Papa proclama 5 novos santos, incluindo um português

Nuno Álvares Pereira é visto como responsável por garantir a independência portuguesa de Castela

Fonte:Reuters

Bento XVI canoniza guerreiro e frade medieval português
CIDADE DO VATICANO - O papa Bento XVI canonizou cinco novos santos neste domingo, 26, incluindo o herói nacional português Nuno Álvares Pereira, guerreiro e frade medieval visto como responsável por garantir a independência portuguesa de Castela.

O papa disse a peregrinos na cerimônia de canonização, no Vaticano, que o nobre português do século XIV demonstrou que "em qualquer situação, mesmo uma de natureza militar e guerreira, é possível agir e viver dentro dos valores e princípios da vida cristã".

A canonização de Nuno Álvares Pereira vem provocando grande emoção entre os católicos portugueses, com exposições sobre sua vida atraindo multidões, além do lançamento de biografias e de um selo postal comemorativo com seu retrato.

A Conferência de Bispos de Portugal traçou comparações entre a crise da sucessão portuguesa, em 1383-1385, e a atual crise econômica global, "que nasceu de um vazio de valores morais", citando o exemplo dado pelo santo de sobriedade e partilha da riqueza.

"Queremos que esta seja uma celebração anticrise. Queremos que a canonização seja um sinal de esperança", disse no início da semana o frei Francisco Rodrigues, que liderou o esforço pela canonização.

Nascido em 1360 e agraciado com o título de Condestável de Portugal com apenas 24 anos, Nuno Álvares Pereira liderou 6.500 soldados portugueses que derrotaram mais de 30 mil castelhanos na batalha de Aljubarrota, em 1385, jogando por terra as tentativas de Castela de dominar terras portuguesas e inaugurando dois séculos de paz.

Álvares Pereira era o homem mais rico de Portugal, mas abriu mão de todos os seus títulos e de sua riqueza para se tornar frade no Convento do Carmo, que ele próprio construíra em Lisboa. Passou seus últimos anos de vida entre orações e penitências, sob o nome de frade Nuno de Santa Maria.

Venerado por muito tempo em Portugal e suas ex-colônias, houve tentativas de canonizá-lo já no século 15 e ele foi beatificado em 1918. Mas foi preciso um milagre atribuído a ele em 2000 para que o processo pudesse ser concluído.

Os fiéis dizem que ele interveio para curar o olho de uma mulher que tinha sido queimado por óleo fervente.

Os outros santos criados no domingo incluem o aristocrata do início do século 14 Bernardo Tolomei, de Siena, que morreu juntamente com outros 82 monges de sua ordem ajudando vítimas da Peste Negra de 1348.

Três italianos do século 19 - o padre Arcangelo Tadini e duas mulheres, Geltrude Comensoli e Caterina Volpicelli, que fizeram votos de castidade e fundaram congregações de religiosas - foram canonizados por ajudar os pobres e pela dedicação à oração.

Santo do dia - Santa Zita

27 de Abril

Santa Zita Com muito carinho e devoção, lembramos, neste dia, da santidade de vida de santa Zita, padroeira das empregadas do lar. Nascida em Lucca, na Itália, no ano de 1218, em uma família pobre e camponesa, mas que soube comunicar a ela a riqueza da vida em Deus.

Como simples empregada, sem estudos e cultura, Zita consagrou-se inteiramente ao Senhor, sem deixar sua vida simples. O segredo da espiritualidade desta santa era muito concreto, pois consistia em se questionar se esta ou aquela atitude agradava ou não ao Senhor; desta forma abriu-se para a santificação de Deus.

Santa Zita, com vinte anos, foi trabalhar numa família nobre e lá, não deixou de participar em todas as manhãs da Santa Missa na comunidade. Ela ajudava aos pobres e visitava os doentes nos tempos de folga, desta forma conquistou a admiração dos patrões. Conquistou também muitos corações para o Senhor e, merecidamente, o Céu.


Santa Zita, rogai por nós!

domingo, 26 de abril de 2009

Santo do dia - São Luís Maria Grignion de Montfort

26 de Abril


São Luís Maria Grignion de Montfort Neste dia, nós contemplamos o fiel testemunho de Luís que, ao ser crismado, acrescentou ao seu prenome o nome de Maria, devido a sua devoção à Virgem Maria, que permeou toda sua vida.

Nascido na França, no ano de 1673, de uma família muito numerosa, ele sentiu bem cedo o desejo de seguir o sacerdócio e assim percorreu o caminho dos estudos.

Como padre, São Luís começou a comunicar o Santo Evangelho e a levar o povo, através de suas missões populares, a viver Jesus pela intercessão e conhecimento de Maria. Foi grande pregador, homem de oração, amante da Santa Cruz, dos doentes e pobres; como bom escravo da Virgem Santíssima não foi egoísta e fez de tudo para ensinar a todos o caminho mais rápido, fácil e fascinante de unir-se perfeitamente a Jesus, que consistia na consagração total e liberal à Santa Maria.

São Luís já era um homem que praticava sacrifícios pela salvação das almas, e sua maior penitência foi aceitar as diversas perseguições que o próprio Maligno derramou sobre ele; tanto assim que foi a Roma para pedir ao Papa permissão para sair da França, mas este não lhe concedeu tal pedido. Na força do Espírito e auxiliado pela Mãe de Deus, que nunca o abandonara, São Luís evangelizou e combateu na França os jansenistas, os quais estavam afastando os fiéis dos sacramentos e da misericórdia de Senhor.

São Luís, que morreu em 1716, foi quem escreveu o "Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem", que influencia ainda hoje, muitos filhos de Maria, inclusive o Papa João Paulo II, que por viver o que São Luís nos partilhou, adotou para a vida o Totus Tuus, isto é, "Sou todo teu, ó Maria".


São Luís Maria Grignion de Montfort, rogai por nós!

Evangelho do dia 26/04/2009

Evangelho (Lucas 24,35-48)
Domingo, 26 de Abril de 2009
3o Domingo da Páscoa


— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós!
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo,
35os dois discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão.
36Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!”
37Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma.
38Mas Jesus disse: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração?
39Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”.
40E, dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés.
41Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer?” 42Deram-lhe um pedaço de peixe assado.
43Ele o tomou e comeu diante deles.
44Depois disse-lhes: “São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.
45Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras,
46e lhes disse: “Assim está escrito: ‘O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia,
47e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém’.
48Vós sereis testemunhas de tudo isso”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sábado, 25 de abril de 2009

Banho doce de mel

Ingredientes:
200 g de mel de alfazema
Água quente (de 35 a 40 graus), para encher uma banheira
Pétalas de rosas brancas
25 gotas de óleo de amêndoas

Modo de fazer:
1)Misture à água o óleo de amêndoas e o mel.
2)Salpique as folhas de rosas e tome um banho de imersão.
3 (Este banho tonifica e rejuvenesce a pele, além de relaxar totalmente o corpo.
4)Aviso: para as receitas usadas na cosmética, o mel mais indicado é o de alfazema. Tudo porque ele contém aroma suave e ação bactericida bastante eficiente. Esse tipo de mel é também o mais aplicado em queimaduras e picadas de insetos.

Santo do dia - São Marcos Evangelista

25 de Abril

São Marcos Evangelista Celebramos com muita alegria a vida de santidade de um dos Evangelistas: São Marcos. Pertencente de uma tribo de Levi, era judeu de origem e de uma família tão Cristã que sempre acolheu Jesus, Maria e os apóstolos em sua casa: "Ele se orientou e dirigiu-se para a casa de Maria, mãe de João, chamado Marcos; estava lá uma numerosíssima assembléia a orar"(Atos 12,12).

A tradição nos leva a crer que na casa de São Marcos teria acontecido a Santa Ceia celebrada por Jesus, assim como dia de Pentecostes, onde "inaugurou" a Igreja Católica. Encontramos na Bíblia que o Santo de hoje acompanhou inicialmente São Barnabé e São Paulo em viagens apostólicas, e depois São Pedro em Roma.

São Marcos que na Igreja primitiva fez um lindo trabalho missionário, que não deu fim diante da prisão e morte dos amigos São Pedro e São Paulo, por isso evangelizou no Poder do Espírito Alexandria, Egito e Chipre, lugar onde fundou Comunidades. Conhecido principalmente por ter sido agraciado com o carisma da inspiração e vivência comunitária que deram origem ao Evangelho querigmático de Jesus Cristo segundo Marcos.


São Marcos...rogai por nós!

Evangelho do dia 25/04/2009

Evangelho (Marcos 16,15-20)
Sábado, 25 de Abril de 2009
São Marcos, evangelista


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo +… segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.
19Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus. 20Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Banho relaxante de manjerona

Banho de ervas, manjerona

Ingredientes:

20 folhas de manjerona 7 gotas de óleo de alfazema 1 punhado de camomila Pétalas de rosas brancas 1/2 de litro de leite

Modo de fazer:
l) Leve o leite ao fogo para ferver e reserve.
2) Junte em uma panela a água, a camomila e as folhas de
manjerona. Ferva, coe e reserve.
3) Encha a banheira com água quente, adicione o leite, chá de manjerona e camomila, óleo de alfazema e, por fim, as pétalas de rosas.
4) Deixe por 3 minutos, coloque uma música e relaxe neste banho que só lhe fará bem.

Sua Presença

Em meus pensamentos procuro te ver sempre por perto, sempre sorrindo, procuro nas coisas, formas que lembram você, que te mantenha viva em mim.

É nesse mundo que te encontro, que te vivo, que se faz presente a sua presença que não me deixa esquecer; que me deixa viver...

E vagando em minhas recordações procuro te sentir novamente e não deixar que essa coisa boa se vá, que essa coisa boa se perca no ar.

Hoje mais uma vez te tive, mais uma vez te amei, e senti o quanto o seu amor me faz bem, e descobri que você é parte integrante do meu ser.

Severo Moreira
severomoreira@yahoo.com.br

Assim será a canonização de Nuno Álvares Pereira

Agência ECCLESIA apresenta a cerimónia de dia 26, a primeira para um português desde 1976
Nuno de Santa Maria torna-se este Domingo, 26 de Abril, o primeiro português a ser canonizado desde que Paulo VI, a 3 de Outubro de 1976, declarou Santa a religiosa Beatriz da Silva.

A cerimónia é presidida por Bento XVI, que assim apresenta a figura do Condestável como digna de veneração em todo o mundo. Os peregrinos que se irão reunir na Praça de São Pedro têm ao seu dispor um livro, para acompanhar a celebração, que a biografia de D. Nuno Álvares Pereira (com o nome escrito de forma correcta) em português, italiano e inglês.

Antes das 10h00 (hora local, menos uma em Lisboa), já os presentes no local são convidados a preparar a cerimónia de canonização, escutando alguns pensamentos dos cinco novos santos: o Condestável e os os beatos italianos Arcangelo Tadini, Bernardo Tolomei, Gertrude (Caterina) Comensoli e...leia matéria completa

Santo do dia - São Fidélis de Sigmaringa

24 de Abril

São Fidélis de Sigmaringa O significado do nome do Santo deste dia é fiel, e assim foi a vida de São Fidélis, um fiel seguidor de Jesus Cristo. Nascido em Sigmaringa, Alemanha, no ano 1580 viveu a maior parte da vida na Suíça.

Inteligente e culto, Fidélis estudou advocacia e assim começou sua brilhante carreira de homem público, sendo que formado foi nomeado advogado no tribunal da justiça. São Fidélis, cristão radical, viveu sua profissão na justiça e fé, a ponto de ser reconhecido como o advogado dos pobres e desprotegidos.

Ao deixar a profissão por causa da corrupção que o queria na injustiça, São Fidélis atendeu ao chamado do Senhor ao Sacerdócio; desta forma estudou Teologia e tornou-se um grande missionário, que na santidade de vida e palavras de fogo anunciava Jesus e combatia as heresias com sucesso.

Amado por muitos e por outros odiado, São Fidelis antes de sair de uma Missa ajoelhou-se e ofereceu sua vida pela conversão dos pecadores. Deus recebeu sua intenção já que ao sair foi atacado e martirizado por um fanático em 1622.


São Fidélis de Sigmaringa...rogai por nós!

Evangelho do dia 24/04/2009

Evangelho (João 6,1-15)
Sexta-Feira, 24 de Abril de 2009
2a Semana da Páscoa


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo +… segundo João.
Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus foi para o outro lado do mar da Galiléia, também chamado de Tiberíades. 2Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. 3Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com seus discípulos. 4Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus.
5Levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?” 6Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer. 7Filipe respondeu: “Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um”.
8Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 9“Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?” 10Jesus disse: “Fazei sentar as pessoas”. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens.
11Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. 12Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!”
13Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido. 14Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: “Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo”. 15Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Papa veste lenço palestino

23 de abril de 2009
VATICANO
Fonte: Zero Hora
Por alguns minutos, o papa Bento XVI teve seus ombros cobertos por um lenço palestino ontem, no Vaticano. O gesto foi iniciativa de uma jovem que assistia à audiência pública das quartas-feiras na Praça de São Pedro. Ela e seu acompanhante, ambos vindos de Belém, cidade sob controle da Autoridade Nacional Palestina (ANP), faziam parte de uma caravana de 27 pessoas da paróquia Campo dos Pastores.

O episódio ocorreu no fim da audiência, quando Bento XVI costuma cumprimentar vários presentes, como cardeais, arcebispos, bispos, sacerdotes, personalidades da política e da cultura e o público em geral. Bento XVI continuou conversando com a dupla. Pouco depois, seu secretário particular, Georg Gaenswein, tirou o lenço das costas do Papa.

Santo do dia - São Jorge

23 de Abril

São Jorge Com alegria, hoje, lembramos de modo especial de São Jorge, que é um grande santo, desde o século IV é venerado e invocado como o grande mártir. Sobre este popular santo, contou-se muitas estórias e lendas, mas temos a certeza de que ele foi militar.

No ano 300, Jorge era um soldado do Império de Diocleciano, mas a partir do encontro pessoal com Cristo passou a se posicionar apenas sob o comando de Jesus. Verdadeiro guerreiro da fé, não só empunhou armas, agora espirituais, mas venceu contra satanás terríveis batalhas, por isso, sua imagem mais conhecida é a dele montado num cavalo branco, vencendo um grande dragão.

Diante de sua marcante conversão e frutos do seu Batismo, São Jorge foi acusado como cristão, o que na época era motivo de injúrias e, depois de muito sofrer, teve seu pescoço cortado. Cultuado no Egito, São Jorge, com seu testemunho, nos convida a seguirmos a Jesus sem renunciar ao bom combate.


São Jorge, rogai por nós!

Evangelho do dia 23/04/2009

Evangelho (João 3,31-36)
Quinta-Feira, 23 de Abril de 2009
2a Semana da Páscoa

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo +… segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

31“Aquele que vem do alto está acima de todos. O que é da terra, pertence à terra e fala das coisas da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. 32Dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. 33Quem aceita o seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro. 34De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o espírito sem medida.
35O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão. 36Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna. Aquele, porém, que rejeita o Filho não verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Santo do dia - Santos Mártires de Lião

22 de Abril

Santos Mártires de Lião Celebramos, neste dia, o testemunho fiel dos mártires da cidade de Lion (Lião), na França, os quais, em 178, aceitaram perder a vida para ganhar o Céu. Naquele tempo, a Igreja muito sofreu com os ataques dos pagãos, que tudo faziam para levar os cristãos à renúncia da fé e ao culto aos ídolos.

Lembramos Epagito, que, muito jovem, se posicionou diante da injusta e perseguição dos cristãos. A atitude corajosa deste santo foi de ir ao juiz e testemunhar que os cristãos não eram ateus e, sim, seguidores do verdadeiro Deus. Dessa forma, reconhecido como autêntico e intrépido cristão, foi decapitado. Não ficou sozinho no testemunho, pois Potino, que tinha 90 anos e era bispo de Lião, tornou-se fiel a Jesus até o fim, mesmo enfermo, brilhou como exemplo de Guerreiro da Fé.

Átala e um grupo de amigos cristãos foram torturados e jogados para os leões. Alexandre, conhecido médico, homem de caridade e testemunho, também não negou a sua fé e teve o mesmo fim. Todos estes derramaram o sangue por causa do Evangelho Vivo da Igreja: Jesus. Desta forma os Santos Mártires de hoje, convocam-nos para a santidade radical e a vivência da pura doutrina, já que esta foi purificada com o Sangue de Jesus.


Santos Mártires de Lião, rogue por nós!

Evangelho do dia 22/04/2009

Evangelho (João 3,16-21)
Quarta-Feira, 22 de Abril de 2009
2a Semana da Páscoa


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo …+ segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

16Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito.
19Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. 20Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. 21Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Santo do dia - Santo Anselmo

21 de Abril

Santo Anselmo Lá pelo ano 1000, Deus suscitou no Cristianismo um grande santo, cujo nome é Anselmo, que foi declarado Doutor da Igreja, pois penetrou nos mistérios da nossa fé com a vida, o coração e razão.

Santo Anselmo, durante a infância, sofreu tanto com a morte da mãe e com desentendimentos com o pai, que abandonou sua casa levando consigo um burrinho e um servo que o acompanhou até o mosteiro Beneditino da Normandia. Chamado por Deus, entrou na vida religiosa, como monge, estudou e foi ordenado sacerdote.

Revelou-se um grande santo dentro do mosteiro e tornou-se prior e, mais tarde, arcebispo de Cantuária Anselmo, e destacou-se também como grande pastor, enérgico e prudente. Santo Anselmo foi iniciador do sistema chamado escolástico, no qual com inteligência penetrava nas belezas da fé e com sabedoria soube lidar com as diversidades da época; enfrentando os reis que abusavam da autoridade, tudo isso viveu com muito amor até entrar no céu, em 1109.


Santo Anselmo, rogai por nós!

Evangelho do dia 21/04/2009


Evangelho (João 3,7b-15)
Terça-Feira, 21 de Abril de 2009
2a Semana da Páscoa


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 7b“Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.
9Nicodemos perguntou: “Co­mo é que isso pode acontecer?” 10Respondeu-lhe Jesus: “Tu és mestre em Israel, mas não sabes estas coisas? 11Em verdade, em verdade, te digo, nós falamos daquilo que sabemos e damos testemunho daquilo que temos visto, mas vós não aceitais o nosso testemunho. 12Se não acre­ditais, quando vos falo das coisas da terra, como acreditareis se vos falar das coisas do céu? 13E ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Bento XVI pede fim do racismo e da intolerância

Fonte: Terra Brasil
Antes da abertura da Conferência da ONU contra a discriminação racial

CIDADE DO VATICANO, domingo, 19 de abril de 2009 (ZENIT.org).- O Papa afirmou hoje, durante a oração do Regina Caeli com os peregrinos reunidos em Castel Gandolfo, que «só o reconhecimento da dignidade do homem, criado à imagem e semelhança de Deus, pode constituir uma referência segura» na luta contra o racismo.

O Papa fez estas declarações em referência à celebração, a partir de amanhã em Genebra (Suíça), da Conferência de exame da Declaração de Durban de 2001 contra o racismo, a discriminação racial, a xenofobia e a intolerância.

Trata-se, explicou, «de uma iniciativa importante, já que ainda hoje, apesar dos ensinamentos da história, se registram estes fenômenos deploráveis».

O Papa citou a própria Declaração, que define a humanidade como uma «família» unida apesar da diversidade, e que defende a tolerância como necessária para o progresso da civilização.

«A partir destas afirmações se requer uma ação firme e concreta, no âmbito nacional e internacional, para prevenir e eliminar toda forma de discriminação e de intolerância», explicou o Papa, sublinhando o papel fundamental da educação nesta tarefa.

«É necessária, sobretudo, uma vasta obra de educação, que exalte a dignidade da pessoa e tutele seus direitos fundamentais», declarou.

«A Igreja, por sua parte, reafirma que só o reconhecimento da dignidade do homem, criado à imagem e semelhança de Deus, pode constituir uma referência segura para este empenho».

Do reconhecimento de que toda pessoa tem sua origem e o fundamento de sua dignidade em Deus, acrescentou o Papa, «brota um destino comum da humanidade, que deveria suscitar em cada um e em todos um forte sentido de solidariedade e de responsabilidade».

Por último, expressou seu desejo de que os participantes na reunião «trabalhem juntos, com espírito de diálogo e de acolhida recíproca, para colocar fim a toda forma de racismo, discriminação e intolerância, marcando assim um passo fundamental para a afirmação do valor universal da dignidade do homem e de seus direitos, em um horizonte de respeito e de justiça para toda a pessoa e povo».

Santa Inês de Monte Pulciano

20 de Abril


Santa Inês de Monte Pulciano Lembramos, neste dia, de uma flor da Ordem Dominicana, Santa Inês, que nasceu em Monte Pulciano, no centro da Itália, numa família de posses. Graças a Deus, ao sentir-se chamada à vida religiosa nada sofreu de oposição.

Inês, inclinada à vida de oração e meditação, consagrou-se na vida religiosa e se destacou na obediência e variadas virtudes. Após uma linda caminhada, foi nomeada ainda jovem como superiora, já que era conhecida como modelo de penitência, recolhimento, jejum, vida mística.

Ocupada com a salvação das almas, desejava ardentemente a conversão de mulheres de uma casa em que funcionava um prostíbulo. Sendo assim Inês – que bem sabia que a tudo pode ser mudado pela oração – investiu e alcançou de Deus a mudança de todas e a transformação do lugar de pecado numa casa religiosa, lugar de graça. Santa Inês entrou no céu com 40 anos, depois de dizer:

"Milhas filhas, amai-vos umas as outras, pois a caridade é o sinal dos filhos de Deus"


Santa Inês de Monte Pulciano, rogai por nós!

Evangelho do dia 20/04/2009

Evangelho (João 3,1-8)
Segunda-Feira, 20 de Abril de 2009
2a Semana da Páscoa

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

1Havia um chefe judaico, membro do grupo dos fariseus, chamado Nicodemos, 2que foi ter com Jesus, de noite, e lhe disse: “Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele”.
3Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus”. 4Nicodemos disse: “Como é que alguém pode nascer, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe?”
5Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. 6Quem nasce da carne é carne; quem nasce do Espírito é espírito 7Não te admires por eu haver dito: Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

domingo, 19 de abril de 2009

Amar como Jesus amou

jesus

“Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (Jo 13,1bc).

Este amor extremo de Nosso Senhor Jesus Cristo precisa ser experienciado por cada um de nós. Muitas pessoas têm dificuldade de se deixar amar, sentem-se até agredidas com isso. No entanto, fomos feitos para amar e ser amados e o que dá sentido à nossa vida é o verdadeiro amor, porque sem ele nada tem razão de ser.

Muitos ainda têm medo de amar e de se deixar amar porque já foram traídos, por essa razão, carregam dentro de si a decepção e a desilusão; mas, hoje, precisamos fazer a experiência do verdadeiro amor, que vem de Deus e nos faz livres, porque o “verdadeiro amor lança fora todo o temor”.

Queiramos experimentar este amor extremo de Jesus por nós, que se atualiza neste dia que se chama hoje.

Senhor, faz-nos conhecer o Teu amor.

Jesus, eu confio em Vós!

Santa Ema

19 de Abril



Santa Ema Celebramos, neste dia, Santa Ema da Saxônia, que pertenceu a uma nobre família cristã que teve também como forte sinal do Amor de Deus a santidade de um bispo irmão de Santa de hoje.

Esposa de um conde, que morreu muito precocemente, Ema apesar de ser muito jovem, bela, inteligente e com muitos pretendentes, livremente decidiu consagrar sua viuvez inteiramente ao Senhor, para assim viver a Palavra. Com a opção pelos pobres, por amor do Reino, ela, que tinha muitos bens materiais, passou a aplicar tudo ordenadamente para o serviço dos mais carentes.

Sem filhos naturais, Santa Ema tornou-se mãe espiritual de uma multidão de pessoas. Viveu até que, em 1040, ganhou o Céu, como prêmio de quem soube rejeitar as propostas do mundo para viver a castidade e o amor aos pobres.


Santa Ema, rogai por nós!

Evangelho do dia 19/04/2009

Evangelho (João 20,19-31)
Domingo, 19 de Abril de 2009
2o Domingo da Páscoa - Domingo da Divina Misericórdia


— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós!
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”.
20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor.
21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”.
22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo.
23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos”.
24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio.
25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.
26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”.
27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”.
28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!”
29Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”
30Jesus realizou muitos outros sinais diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro.
31Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e, para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sábado, 18 de abril de 2009

Converter-se é deixar-se amar por Deus

conversao

O Senhor nos chama, a cada manhã que desperta, a uma profunda conversão, ou seja, a nos deixar amar por Ele, colocando-nos numa atitude de total receptividade para que sejamos amados como Ele sabe amar; como sabe que precisamos ser amados.

O nosso grande desafio, hoje, é nos deixar amar por Deus e pelos nossos irmãos. À medida que nos deixamos amar e também amamos, respeitando o outro nas suas condições de doação, vamos aprendendo a dar aquilo de que o outro mais necessita; do que ele, de fato, precisa.

Peçamos, hoje, ao Senhor, a coragem de nos deixar ser amados por Ele e pelos nossos irmãos, para que dessa forma também amemos.

Jesus, eu confio em Vós!

Santo Apolônio

18 de Abril



Santo Apolônio Santo Apolônio, que é venerado de modo especial neste dia, foi um cristão Senador, dando forte testemunho de santidade no meio político em que freqüentava. Santo Apolônio viveu no ano 180 e era muito culto, intelectual e eloqüente, por isso respeitado por muitos.

A conversão deste Senador romano deu-se devido ao testemunho heróico dos cristãos e dos mártires; amigo e instruído nas Sagradas Escrituras pelo Papa Eleutério, Apolônio recebeu o Batismo e começou a levar muitas pessoas para o verdadeiro Deus. Por ser também invejado por muitos, Apolônio foi acusado junto com um juiz como cristão, já que prevalecia ainda a lei de Nero que condenava o Cristianismo e os seus seguidores à morte.

Diante das autoridades Apolônio confessou sua fé; acusou a idolatria e mostrou a falta de lógica do paganismo, e isso tudo sem temer a morte: "Eu sou cristão não só de palavras, mas de fato maior desejo é o de dar minha vida em testemunho da minha fé em Cristo". Após exortar a muitos à conversão da real religião, o Catolicismo, aceitou o martírio e entrou na eterna felicidade junto a Deus Pai.


Santo Apolônio, rogai por nós!

Evangelho do dia 18/04/2009

Evangelho (Marcos 16,9-15)
Sábado, 18 de Abril de 2009
Oitava de Páscoa


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

9Depois de ressuscitar, na madrugada do primeiro dia após o sábado, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios. 10Ela foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando. 11Quando ouviram que ele estava vivo e fora visto por ela, não quiseram acreditar.
12Em seguida, Jesus apareceu a dois deles, com outra aparência, enquanto estavam indo para o campo. 13Eles também voltaram e anunciaram isso aos outros. Também a estes não deram crédito. 14Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo, repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado.
15E disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Papa celebra aniversário com cumprimentos de autoridades e políticos italianos

Fonte: O Globo

CIDADE DO VATICANO - O Papa Bento XVI, que celebra nesta quinta-feira seu aniversário de 82 anos, recebeu felicitações de diversas autoridades e personalidades da política italiana, como o presidente do país, Giorgio Napolitano, e o prefeito de Roma, Gianni Alemanno.

Napolitano cumprimentou o Pontífice por seu aniversário e agradeceu pela "mensagem de esperança", transmitida na Páscoa, e "proximidade às vítimas do terremoto, que destruiu parte de Abruzzo" e deixou quase 300 mortos na última semana.

O prefeito de Roma, por sua parte, expressou suas "melhores saudações" e "um sincero e devoto encorajamento para o exercício do Alto Magistrado". Junto com o texto de felicitações, Alemanno presenteou o Pontífice com uma...leia mais

Livre-se do sentimento de culpa

culpa1

Mergulhar no amor de Deus é o segredo para se livrar de todo e qualquer sentimento de culpa. Essa sensação negativa não vem do Senhor. Tudo o que nos escraviza, não vem do Alto. Muitas pessoas, por falta de conhecimento, acham que fazer a vontade divina as torna escravas. Quando, na realidade, ocorre exatamente o contrário disso: quanto mais abrimos mão da nossa vontade para fazer a vontade de Deus, tanto mais nos tornamos livres, porque o Senhor nos fez livres, para a liberdade e a felicidade.

É claro que o conceito de liberdade do Altíssimo não é o mesmo desta falsa liberdade que anda sendo semeada por aí, em que, de maneira irresponsável e egoísta, as pessoas realizam seus desejos a seu bel-prazer, o que, muitas vezes, pode acarretar sérias consequências pelo resto de suas vidas.

“Vós, irmãos, fostes chamados à liberdade” (Gl 5,13).

Muitas pessoas carregam um terrível sentimento de culpa e se deixam destruir por ele. Mergulhe no infinito amor de Deus e imediatamente essa inquietação vai acabar.

Jesus, eu confio em Vós!

Santo Aniceto

17 de Abril


Santo Aniceto Lembramos neste dia um grande Papa do início do Cristianismo, Santo Aniceto que governou a Igreja de 155 a 166. No seu tempo Roma era muito freqüentada por povos de todas as nações, como ainda acontece nos nossos dias; desta forma vários elementos helênicos, inclusive a língua Grega, era de uso litúrgico das Comunidades Cristãs.

Neste período da Igreja a grande ameaça não vinha de fora, mas Satanás já tentava envenenar as Comunidades por dentro, já que como pai da mentira inspirou a heresia do Gnosticismo. O Gnosticismo era e é uma forma de Racionalismo que nasceu antes do Cristianismo, como um movimento dualista que erradamente afirmava o valor decisivo do conhecimento puramente racional para a salvação.

Santo Aniceto como Santo Papa, logo Pastor Fiel do Povo de Deus, procurou através do ensino da Sã Doutrina encaminhar a todos para a Verdade. Ajudado pelo filósofo cristão Justino e pelo grande bispo Policarpo, Santo Aniceto governou a Igreja-Mãe pelos necessários para ganhar o Céu com recompensa.


Santo Aniceto...rogai por nós!

Evangelho do dia 17/04/2009

Evangelho (João 21,1-14)
Sexta-Feira, 17 de Abril de 2009
Oitava de Páscoa

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim: 2Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu e outros discípulos de Jesus.
3Simão Pedro disse a eles: “Eu vou pescar”. Eles disseram: “Também vamos contigo”. Saíram e entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite. 4Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. 5Então Jesus disse: “Moços, tendes alguma coisa para comer?” Responderam: “Não”.
6Jesus disse-lhes: “Lançai a rede à direita da barca, e acha­reis”. Lançaram pois a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. 7Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu uma roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar.
8Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes. Na verdade, não estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros. 9Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão. 10Jesus disse-lhes: “Trazei alguns dos peixes que apanhastes”.
11Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinqüenta e três grandes peixes; e, apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu. 12Jesus disse-lhes: “Vinde comer”. Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor.
13Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe. 14Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Imagem peregrina de Fátima visita instituições da Diocese do Algarve

Fonte: Agência Ecclesia

«Depois de ter vindo a percorrer todas as paróquias do Barlavento algarvio e de já iniciado a visita a algumas do Sotavento do Algarve, a última das quais a comunidade paroquial de Monte Gordo, de 25 de Março a 4 de Abril, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima está agora de visita a algumas instituições diocesanas.

Durante a Semana Santa esteve no Paço Episcopal de Faro, tendo chegado ali no final do dia 4 de Abril, véspera de Domingo de Ramos. Recebida pela comunidade do Paço Episcopal, constituída para além do Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, pelo vigário geral da Diocese do Algarve, o padre Firmino Ferro, pelo padre Joaquim Nunes, chanceler da Cúria diocesana, e pelas duas religiosas que também ali vivem e trabalham, a imagem da Virgem Maria foi venerada no edifício episcopal, tendo estado presente na Missa Crismal de Quinta-feira Santa que...leia mais

Bento XVI diz que a ressurreição de Cristo é fato histórico

Cristãos devem reafirmar realidade da ressurreição contra teorias que negam seu acontecimento, acrescentou

Fonte: Efe

CIDADE DO VATICANO - Bento XVI disse nesta quarta-feira, 15, que a ressurreição de Cristo é um fato "real, histórico e provado por testemunhas" e que isso deve ser reafirmado com força "porque também agora não faltam aqueles que tentam negar seu acontecimento com velhas teorias, apresentadas como se fossem novas."

O papa fez esse afirmação diante de mais de 40 mil pessoas que assistiram, na Praça de São Pedro, a sua audiência pública das quartas-feiras, em que cantaram "feliz aniversário", já que na quinta-feira, 16, Bento XVI faz 82 anos.

"É fundamental proclamar a ressurreição de Jesus de Nazaré como fato real, histórico e testemunhado por muitos. Dizemos isso com força já que em nosso tempo não faltam aqueles que tentam negar a historicidade, reduzindo a narração evangélica a um mito ou a uma visão dos apóstolos, recuperando e apresentando velhas teorias como novas e científicas", disse.

O papa acrescentou que a ressurreição não foi para Cristo um simples regresso à vida anterior, como ocorreu com Lázaro, mas a passagem a uma dimensão de vida completamente nova, "que implica toda a família humana."

A Ressurreição de Cristo, disse o pontífice, mudou a vida de suas testemunhas oculares e ao longo dos séculos mudou a vida de gerações inteiras de homens e mulheres que a acolheram com fé e testemunharam, pagando muitas vezes o preço de seu sangue e martírio.

São Benedito José Labre

16 de Abril



São Benedito José Labre Com alegria, celebramos a vida de santidade de um dos homens de Deus, e um dos mais diferentes e originais também. Nascido na França, em 1748, São Benedito José Labre foi um destes santos que enriqueceu o mundo com sua pobreza.

Quando jovem, São Benedito José já se preparava com uma vida de penitência para o ideal de ser monge Trapista e, começou a bater nas portas dos mosteiros, que não o aceitavam devido a sua idade e constituição física muito frágil. Mas forte de coração, descobriu a meditação e a oração; e inspiradamente resolveu ser um pobre e mendigo por Amor a Cristo.

Benedito não era sempre compreendido, por isso, por diversas vezes recebia o nome de vagabundo e ladrão, mas oferecendo tudo pela conversão dos pecadores prosseguia suas peregrinações pelos Santuários da Europa. Sua espiritualidade consistia em ter três corações em um, isso para Amar a Deus, o próximo e desprezar a si mesmo, e assim viveu até os 35 anos na pobreza de quem esperou tudo de Deus e esmolou para ajudar os irmãos até ganhar a riqueza do Céu.

São Benedito José Labre, rogai por nós!

Evangelho do dia 16/04/2009

Evangelho (Lucas 24,35-48)
Quinta-Feira, 16 de Abril de 2009
Oitava de Páscoa


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 35os discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. 36Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!”
37Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. 38Mas Jesus disse: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? 39Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”.
40E dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. 41Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer?” 42Deram-lhe um pedaço de peixe assado. 43Ele o tomou e comeu diante deles. 44Depois disse-lhes: “São estas as coisas que vos falei quando ainda estava con­vosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.
45Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, 46e lhes disse: “Assim está escrito: o Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia 47e no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. 48Vós sereis testemunhas de tudo isso”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Artigos - Santa Faustina é a apóstola da Misericórdia de Deus

Neste final de semana acontece na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), a Festa da Misericórdia. Em 2008, o evento reuniu mais de 30 mil pessoas e, neste ano, o Departamento de Infraestrutura espera em torno de 50 mil peregrinos.

Jesus Cristo escolheu Santa Faustina para transmitir à Igreja e ao mundo a mensagem do Seu amor misericordioso. Conheça agora um pouco mais sobre a vida dessa serva de Deus:

Irmã Faustina nasceu no dia 25 de agosto de 1905, na Polônia. Desde a infância sentiu a aspiração à vida consagrada, mas somente com 16 anos deixou a casa paterna e começou a trabalhar como doméstica. Mais tarde, após muita oração, tomou a decisão de ingressar num convento.

Entrou para a vida religiosa em 1924 na Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia. Teve uma vida espiritual rica de generosidade, de amor e de carismas, escondidos na humildade das tarefas cotidianas. Disse o Senhor a Irmã Faustina:

“Tua tarefa é escrever tudo que te dou a conhecer sobre a minha Misericórdia para o proveito das almas, as quais lendo estes escritos, experimentarão consolo na alma...leia mais

Você sabe o que quer e aonde precisa chegar?

topo_montanha

Esta é a palavra de ordem para nós, hoje e sempre, e que precisa nos acompanhar ao longo de toda a nossa vida:

“Lançai sobre o Senhor toda vossa preocupação, pois Ele é quem cuida de vós” (I Pd 5,7).

Na maioria das vezes, nos deitamos preocupados e acordamos preocupados, sem que ao menos consigamos descansar durante o sono. Só que nos esquecemos de que as preocupações não resolvem nada; ao contrário, apenas minam as nossas forças e abatem o nosso ânimo.

Levantemos a cabeça e caminhemos, com determinação, com passos firmes e decididos como quem sabe o que quer e aonde precisa chegar. O que não está ao nosso alcance, está ao alcance de Deus, então é a Ele a quem precisamos recorrer sempre.

“Rebaixai-vos, pois, humildemente, sob a poderosa mão de Deus, para que, na hora oportuna, Ele vos exalte” (I Pd 56).

Ao longo do dia, rezemos com simplicidade e confiança: Jesus, cuida de mim, porque:

Eu confio em Vós!

Luzia Santiago

Santos Tibúrcio, Valeriano e Máximo

15 de Abril



Santos Tibúrcio, Valeriano e Máximo Os santos que lembramos hoje, foram todos mártires, ou seja, pessoas que regaram com o próprio sangue as sementes do Evangelho. Os três santos deram o fiel testemunho no ano de 225.

A história de São Valeriano se entrelaça com a de Santa Cecília, já que esta foi dada em casamento a este jovem e nobre pagão. Conta-se que, no dia das núpcias, Santa Cecília revelou ao esposo que tinha feito um compromisso de consagrar sua virgindade a Cristo; desta forma, Valeriano não só respeitou, como também converteu-se, chegando à santidade.

Fiel ao Senhor, Valeriano, que no dia do seu Batismo contemplou ao lado de Cecília um anjo com duas coroas, pôde com seu irmão Tibúrcio, meses antes de sua santa esposa aceitar o martírio. O martírio de Valeriano e Tibúrcio, coincidem com o de Máximo que, de Roma, Cidade Eterna, entraram na Vida Eterna.


Santos Tibúrcio, Valeriano e Máximo, rogais por nós!

Evangelho do dia 15/04/2009

Evangelho (Lucas 24,13-35)
Quarta-Feira, 15 de Abril de 2009
Oitava de Páscoa

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

13Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois dos discípulos de Jesus iam para um povoado chamado Emaús, distante onze quilômetros de Jerusalém. 14Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido.
15Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. 16Os discípulos, porém, estavam como cegos, e não o reconheceram. 17Então Jesus perguntou: “Que ides conversando pelo caminho?” Eles pararam, com o rosto triste, 18e um deles chamado Cléofas, lhe disse: “Tu és o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que lá aconteceu nestes últimos dias?
19Ele perguntou: “Que foi?” Os discípulos responderam: “O que aconteceu com Jesus, o Naza­reno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e diante de todo o povo. 20Nossos sumos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. 21Nós esperávamos que ele fosse libertar Israel, mas, apesar de tudo isso, já faz três dias que todas essas coisas aconteceram! 22É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos deram um susto. Elas foram de madrugada ao túmulo 23e não encontraram o corpo dele. Então voltaram, dizendo que tinham visto anjos e que estes afirmaram que Jesus está vivo. 24Alguns dos nossos foram ao túmulo e encontraram as coisas como as mulheres tinham dito. A ele, porém, ninguém o viu”.
25Então Jesus lhes disse: “Co­mo sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram! 26Será que o Cristo não devia sofrer tudo isso para entrar na sua glória?” 27E, começando por Moisés e passando pelos Profetas, explicava aos discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele.
28Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez de conta que ia mais adiante. 29Eles, porém, insistiram com Jesus, dizendo: “Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem che­gando!” Jesus entrou para ficar com eles. 30Quando se sentou à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuía.
31Nisso os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus. Jesus, porém, desapareceu da frente deles. 32Então um disse ao outro: “Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho, e nos explicava as Escrituras?” 33Naquela mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém onde encontraram os Onze reunidos com os outros. 34E estes confirmaram: “Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!” 35Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.