terça-feira, 29 de setembro de 2015

A ciência e o budismo concordam: não existe nenhum “você” aí dentro


Evan Thompson, da Universidade de British Columbia, no Canadá, decidiu verificar a crença budista da “anatta”, ou “não eu”. A neurociência tem se interessado pelo budismo desde o final dos anos 1980, quando o Instituto Mente e Vida foi criado pelo Dalai Lama e uma equipe de cientistas. O conhecimento proveniente desses primeiros estudos validou o que os monges já sabiam há anos – se você treinar sua mente, você pode mudar seu cérebro.

A anatta é um conceito um pouco confuso, centrado na ideia de que não há um você consistente. A crença de que somos os mesmos de um momento para o outro, ou de um ano para o outro, é uma ilusão. “O cérebro e o corpo estão constantemente em fluxo. Não há nada que corresponda ao sentido de que há um eu imutável”, afirma Thompson.

Um artigo publicado em julho na revista “Trends in Cognitive Sciences” liga a crença budista de que o nosso eu está sempre mudando a áreas físicas do cérebro. Há evidências de que o “autoprocessamento no cérebro não é instanciado em uma determinada região ou rede, mas se estende a uma ampla gama de flutuação de processos neurais que não parecem ser autoespecíficos”, escrevem os autores.

Thompson, cujo trabalho inclui estudos de ciência cognitiva, fenomenologia e filosofia budista, diz que esta não é a única área em que a neurociência e o budismo convergem. Porém, nem a neurociência nem o budismo têm uma resposta definitiva sobre exatamente como a consciência se relaciona com o cérebro. E os dois campos divergem sobre certos aspectos do tema. Os budistas acreditam que há alguma forma de consciência que não é dependente do corpo físico, enquanto os neurocientistas (e Thompson), discordam.

O pesquisador, no entanto, apoia a opinião dos budistas de que o “eu” de fato existe. “Na neurociência, muitas vezes você se depara com pessoas que dizem que o eu é uma ilusão criada pelo cérebro. Minha opinião é que o cérebro e o corpo trabalham em conjunto no contexto de nosso ambiente físico para criar um senso do eu. E é equivocado dizer que só porque é uma construção, é uma ilusão”, afirma.

Mais desapego e liberdade
É útil assistir a um vídeo de si mesmo do passado, ou ler algo que você escreveu anos atrás. Seus interesses, perspectivas, crenças, conexões, relacionamentos, todos mudaram de alguma forma. Anatta não significa que não existe nenhum você, mas significa apenas que você está em constante mudança e evolução. Por que isso é importante?

Rick Hanson, autor dos livros “Hardwiring Happiness” e “Buddha’s Brain”, argumenta que, quando não há um eu consistente, significa que não temos de levar tudo para o lado pessoal. Isto é, os nossos pensamentos internos são apenas pensamentos e não nos definem. Os eventos externos são apenas os eventos externos e não estão acontecendo conosco pessoalmente. Ou, como diz a professora de budismo e meditação Tara Brach em seu blog pessoal, nossos pensamentos são “reais, mas não são verdadeiros”.

Há uma tremenda libertação em não nos identificarmos com uma ideia estabelecida de quem nós somos. É assim que podemos crescer e mudar, com a ajuda da neuroplasticidade – a capacidade do sistema nervoso de mudar, adaptar-se e moldar-se a nível estrutural e funcional ao longo do desenvolvimento neuronal e quando sujeito a novas experiências. Assim também há esperança de que possamos superar nossos vícios ou maus hábitos (de mente e corpo), porque se não estamos presos às crenças autolimitantes inerentes a um eu consistente, podemos nos tornarmos quem nós queremos ser, no momento em que queremos.

Enquanto a ciência e o pensamento oriental continuam trocando figurinhas, pode haver mais estudos apoiando pensamentos de 2.600 anos de idade. Mas é preciso manter a cabeça aberta. Como bem lembrou Dalai Lama no livro “Buddhism and Science: Breaking New Ground”, “Suponha que algo está definitivamente comprovado através da investigação científica. Suponhamos que esse fato é incompatível com a teoria budista. Não há dúvida de que devemos aceitar o resultado da pesquisa científica”.

Ouvir uma postura pró-ciência de um líder religioso é um alívio para muitos. No final das contas, parece que o budismo e neurociência têm objetivos semelhantes: descobrir o que é essa coisa que chamamos de mente e como podemos usá-la para nos tornarmos um pouco menos miseráveis e um pouco mais felizes. [Big Think, Quartz]

fonte:hypescience.com
por Jéssica Maes
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Abençoa

Atravessas rudes provas...
Acalma-te e abençoa.

Alguma ofensa à vista?
Esquece e abençoa.

Amigos desertaram...
Segue à frente e abençoa.

Sofres dificuldades?
Age, serve e abençoa.

Alguém te menospreza...
Silencia e abençoa.

Por nada te revoltes...
Deus te guarda e abençoa.

XAVIER, Francisco Cândido. Assim Vencerás. Pelo Espírito Emmanuel. IDEAL.
imagem:slideplayer.com.br
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Confiança


Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Trigonometria amorosa

Um Quociente apaixonou-se um dia, doidamente, por uma Incógnita.
Olhou-a com seu olhar inumerável
E viu-a, do Ápice à Base...
Uma Figura Ímpar;
Olhos rombóides, boca trapezóide,
Corpo ortogonal, seios esferóides.
Fez da sua, uma vida paralela à dela.
Até que se encontraram
No Infinito.

"Quem és tu?"
indagou ele com ânsia radical.
"Sou a soma do quadrado dos catetos.
Mas pode chamar-me Hipotenusa."
E falando descobriram que eram
O que, em aritmética, corresponde
A alma irmãs, primos-entre-si.
E assim se amaram
Ao quadrado da velocidade da luz
Numa sexta potenciação
Traçando
Ao sabor do momento
E da paixão
Retas, curvas, círculos e linhas sinusoidais.
Escandalizaram os ortodoxos
das fórmulas euclidianas
E os exegetas do Universo Finito.
Romperam convenções newtonianas
e pitagóricas.
E, enfim, resolveram casar-se.
Constituir um lar.
Mais que um lar,
Uma Perpendicular.

Convidaram para padrinhos
O Poliedro e a Bissetriz.
E fizeram planos, equações e
diagramas para o futuro
Sonhando com uma felicidade
Integral
E diferencial.

E casaram-se e tiveram
uma secante e três cones
Muito engraçadinhos.
E foram felizes
Até aquele dia
Em que tudo, afinal,
se torna monotonia.

Foi então que surgiu
O Máximo Divisor Comum...
Frequentador de Círculos Concêntricos
Viciosos.
Ofereceu, a ela,
Uma Grandeza Absoluta,
E reduziu-a a um Denominador Comum.

Ele, Quociente, percebeu
Que com ela não formava mais Um Todo,
Uma Unidade.
Era o Triângulo,
chamado amoroso.
E desse problema, ela era a fração
Mais ordinária.

Mas foi então que Einstein descobriu a
Relatividade.
E tudo que era expúrio passou a ser
Moralidade.
Como aliás, em qualquer
Sociedade.

Autor desconhecido, mas admirável.
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Reflexão


Uma coisa que dificilmente pensamos é que nossos males, grande maioria é provocado por nós mesmo, e um dos fatores que contribui muito, são os nossos pensamentos que formam determinados tipos de entraves em nossa vida, se pensamos no bem, vivemos bem, mas se nossos pensamentos são ruins, sofremos, e sempre pensamos de forma diferente achando que os males estão vindo de outras fontes.

Vigia teus pensamentos e não deixe que eles sejam os empecilhos da sua vida, nossas atitudes também caminha junto, muitas vezes atrapalhando outras pessoas que estão ou não ao nosso lado. Quando um irmão estiver precisando de algo e você tem como ajudar, não perca a oportunidade, pois é dando que se recebe, não deixe o irmão no sofrimento se você tem a solução de seus problemas, quando você faz isso, está também fazendo por você, tudo o que fazes para outros, volta em dobro pra você, portanto é você quem decide o que quer de volta.

Vamos avaliar o que estamos fazendo e pensando.

Um maravilhoso dia cheio de paz e luz para todos.
por Severo Moreira

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

VALORIZE O QUE É SEU.


O dono de um pequeno comércio, amigo do poeta Olavo Bilac, abordou-o na rua e perguntou-lhe, “Senhor Bilac, preciso vender o meu sítio, aquele que o senhor conhece tão bem. será que poderia redigir um anúncio para o jornal?”
Bilac então escreveu:
“Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo,cortada por cristalinas e marejantes águas de um ribeirão.
A casa banhada pelo sol nascente oferece sombra tranquila das tardes na varanda.
Meses depois o poeta voltou a encontrar o homem e perguntou se ele havia vendido o sítio.
Ao que respondeu: Nem pensei mais nisso.

Quando li o anúncio percebi a maravilha que tinha.
Às vezes, desprezamos as coisas boas que possuímos e vamos atrás da miragem de falsos tesouros.
Olhe em volta, valorize o que você tem: o seu lar, as pessoas amadas, as amizades com os quais pode de fato contar, o conhecimento que adquiriu, a sua boa saúde e as belezas da vida, que são verdadeiramente o seu mais precioso tesouro.

Não adianta querer reaver trabalhos que negligenciamos.
O melhor a fazer é valorizar isso agora.
Clame a deus para que os problemas do dia-a-dia não lhe gerem sentimentos ruins e reaja positivamente.
Se você se unir a Deus, a vitória para esse tipo de luta ficará mais certa, pois ele veio ‘trazer vida e vida com abundância”.
Ao invés de reclamar de sua família, faça o que está ao seu alcance para que ela melhore.
Em vez de reclamar do ambiente de trabalho, observe o que pode fazer para melhorar o recinto.
Em vez de isolar-se dos amigos por causa das fraquezas deles, procure investir na intimidade emocional, a fim de poder ter liberdade, para fazer críticas construtivas aos companheiros é necessário uma fé relevante em Deus para que a auto estima seja fortalecida pela superação dos problemas cotidianos e pelo aumento de atividades significativas para si próprio, as quais validam o que se é e o que se faz.
Fica com Deus e tenha um bom dia.

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Presentes de Amor


Quando você houver beneficiado a alguém Consolide sua bondade sobre a dádiva que fez para que você não humilhe quem a recebe.

Não se oponha contra quem fale pelo simples prazer da contradita.

Preste uma informação sem desprimorar quem a solicita.

Converse sem desejar parecer maior ou melhor que os circunstantes.

Habitue-se a evitar confrontações para não ferir as susceptibilidades de quem ouve.

Tolere o apontamento menos feliz de algum amigo sem irritação e sem revide.

Cultive a paciência nos momentos difíceis, abstendo-se de agravar tribulações e problemas.

Não tente o coração alheio com promessa que não deseje e nem possa cumprir.

Atenda ao bem pela alegria de servir sem cobrar tributos de gratidão.

Não exija a cooperação dos outros em tarefas que você possa realizar por si mesmo.

Espalhando esses presentes de amor estará você efectuando na organização cambial da vida os seus melhores investimentos de Paz e Felicidade.

Francisco Cândido Xavier
Pelo Espírito ANDRÉ LUIZ
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Alegria sempre


Não se deixe abater pelos problemas. Não permita que as dificuldades lhe tirem a paz e a alegria. 

Tenha em mente que o mal é passageiro e que ele tem tempo de começar e tempo para terminar. Só o bem é eterno e infinito. Se surgirem obstáculos, procure pensar de forma positiva, e logo descobrirá uma forma de superá-los. As adversidades e contrariedades podem surgir a qualquer momento, para qualquer um de nós. Elas podem ser passageiras ou durar muito, dependendo da forma como as encararmos. 

Olhemos para elas como desafios à nossa inteligência e criatividade. Se tudo fosse fácil para nós, não desenvolveríamos a inteligência e a astúcia, tampouco teríamos noção do potencial que há em nós. E mais: Deus não nos dará uma prova maior do que aquela que possamos suportar. Ele conhece muito bem a cada um de nós. Portanto, em qualquer situação, mantenhamos a alegria e o sorriso no rosto sempre, pois agindo assim, logo a dificuldade partirá. Onde há alegria, não há lugar para tristeza nem lamúrias e tudo passará. Somente o bem, a paz e a alegria permanecerão, pois Deus nos criou para sermos felizes!

fonte:gotasdepaz.com.br
imagem:www.imagensfacebook.net
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Ser discreto


Aprendamos que a discrição é uma grande virtude. Há pessoas que adoram fazer alarde, especialmente quando se trata de apontar as falhas e os erros dos outros. 

Essas pessoas se sentem bem em espalhar o mal que acomete a vida dos outros, como se elas fossem imunes. Quando ouvirmos qualquer falatório sobre a vida de outrem devemos nos calar e evitar emitir opinião a respeito. 

Ninguém sabe o dia de amanhã. Hoje é alguém que conhecemos que passa por dificuldades e amanhã poderemos ser nós. Só se manifeste quando solicitado por quem sofre a dificuldade. Evite fofocas e maledicência. 

Isso tudo faz muito mal para todos os que se envolvem. Seja você a cortar essa corrente do mal, não dando continuidade à maledicência. Ser discreto demonstra evolução do espírito. No mundo em que vivemos todos estão sujeitos a errar, pois ainda não aprendemos a guardar conosco somente as grandes virtudes.

Ainda estamos em aprendizado e qualquer um pode sofrer uma queda. Então, se não puder ajudar, ao menos não fomente o mal. Pense nisso!

fonte:gotasdepaz.com.br
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Preciosidades


Temos muitos motivos na vida para nos sentirmos felizes, porém, estamos sempre buscando a felicidade onde ela não existe. 

Não pensamos no quanto é bom poder enxergar e ver as belezas que existem no mundo, com paisagens tão lindas que nem o melhor artista conseguiria expressar através de uma pintura. Não valorizamos a maravilha que é a máquina humana, que funciona como um Universo à parte, tudo perfeito, trabalhando em sintonia com o Universo Maior. 

Muitas vezes deixamos de valorizar a família que temos, mesmo com suas dificuldades. É tão bom voltar para casa e saber que lá entes queridos nos aguardam ansiosos. Não nos damos conta do quanto é bom servir, auxiliar aqueles que necessitam da nossa ajuda, sem nada esperar em troca. 

É maravilhoso saber que jamais estamos desamparados e que existe um Deus, bom, justo, generoso e amoroso, que nos criou para a vida eterna. Como é bom saber que esse Deus nos dá infinitas oportunidades para aprendermos e crescermos como espíritos que somos. É confortante saber que Deus sempre nos dá o necessário para vivermos e cumprirmos o nosso destino. 

Por tudo isso sempre que se sentir insatisfeito com os outros, com a sua vida, pense nas preciosidades que possui e que não valoriza. Todos passam por dificuldades porque faz parte do aprendizado, mas lembremo-nos de que o bem que possuímos e o Pai maravilhoso que temos é infinitamente maior que tudo.

fonte:gotasdepaz.com.br
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Este Dia


Este dia é o seu melhor tempo, o instante de agora.

Se você guarda inclinação para a tristeza, este é o ensejo de meditar na alegria da vida e de aceitar-lhe a mensagem de renovação de permanente.

Se a doença permanece em sua companhia, surgiu a ocasião de tratar-se com segurança.

Se você errou, está no passo de acesso ao reajuste.

Se esse ou aquele plano de trabalho está incubado no seu pensamento, agora é o momento de começar a realizá-lo.

Se deseja fazer alguma boa ação, apareceu o instante para promovê-la.

Se alguém aguarda as suas desculpas por faltas cometidas, terá soado a hora em que você pode esquecer qualquer ocorrência infeliz e sorrir novamente.

Se alguma visita ou manifestação afectiva esperam por você, chegou o tempo de atendê-las.

Se precisa estudar determinada lição, encontrou você a oportunidade de fazer isso.

Este dia é um presente de DEUS, em nosso auxílio; de nós depende aquilo que venhamos a fazer com ele.

Francisco Cândido Xavier
Pelo Espírito ANDRÉ LUIZ
imagem:recantodasletras.com.br
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Simpatias para relacionamentos

PARA VIÚVA ARRANJAR BOM CASAMENTO
Acenda uma vela branca no último dia do mês, durante três meses, sempre firmando o pensamento naquilo que deseja. A seguir, faça uma novena que termine no dia do Santo.

PARA MULHER IDOSA CONSEGUIR MARIDO
Ir a um lugar onde se possa fazer uma pequena fogueira e com ela já acesa, saudar São João, São Pedro e todos os santos protetores das senhoras idosas.

PARA ACABAR COM BRIGAS ENTRE O CASAL
Pegue duas facas virgens e cruze-as sobre a certidão de casamento. Depois de três horas, retire as facas e guarde-as embrulhadas num lenço branco.


Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Pensamento e doença


Podemos observar que há pessoas que constantemente se queixam de doenças. Essas pessoas também sentem medo de ter esta ou aquela doença.

Passam o tempo todo com o pensamento voltado para doenças. Esta forma de agir e pensar já demonstra desequilíbrio e fraqueza mental. Essas pessoas não sabem que quanto mais pensarem em doenças e sentirem medo, com maior força atrairão para si problemas de saúde dos mais diversos. 

Isso nos faz lembrar que toda doença começa na mente, ou seja, um pensamento mal, uma atitude má, um sentimento mau. Por isso, para nos mantermos sadios fisicamente, precisamos em primeiro lugar curar a mente. Mente sã, corpo são.

Então, se você se enquadra nesse grupo de pessoas, comece a modificar os pensamentos. Mude as atitudes que não são boas para você nem para os outros. Cultive bons sentimentos. Não guarde mágoa, ressentimento, rancor. Perdoe e procure entender a fraqueza alheia. Lembre-se que nem todos tem o entendimento das Leis Divinas e dos ensinamentos do Cristo. Mude e verá que seu corpo físico se tornará saudável e não haverá lugar para a doença. Nunca se esqueça, a doença tem seu início no pensamento, portanto, cuide de seus pensamentos.

fonte:gotasdepaz.com.br
imagem:academiadafelicidaderp.blogspot.com
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Sem julgamentos


Abnegados irmãos a favor do bem, façamos uma corrente para levar a todos que sofrem um pensamento de paz e amor, amenizando as dores morais e físicas daqueles que sofrem com as próprias angustias e atropelos da vida.

Sejamos complacentes com aqueles que neste momento ainda não tem o conhecimento para fazer o bem;

Sejamos pacientes diante da ignorância do irmão perdido em mazelas e vícios morais e materiais…

Não há criaturas perfeitas e esta perfeição não cabe a nós julgarmos ou cobrarmos…

Cada um de nós temos a missão da melhora e não cabe o julgamento das ações de quem quer que seja, mas cabe a nós compreender e ajudar sempre…

Todos indistintamente somos aprendizes da vida e carregamos conosco eternamente o objetivo de buscar melhorar nossos sentimentos infelizes e colaborar para quem está conosco na caminhada da vida a melhorar e a seguir enfrente.

fonte:gotasdepaz.com.br
imagem:palavraestudada.blogspot.com
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Cicatriz


Queridos amigos, quem dentre vós mortais nunca ignorou uma cicatriz,
ou não a viu para indagar-se o por que dela estar ali?

Muitas pessoas possuem cicatrizes ocultas, e por não serem visíveis são ignoradas, mas, a cicatriz que mais marca é a da intolerância, a da falta de sensibilidade e solidariedade com o próximo.

Sempre queremos que alguém nos ajude por este ou aquele motivo, até mesmo os mais fúteis as vezes pedimos ajuda.

Porém, a cicatriz que adorna o nosso corpo, não importa em que parte ela esteja, sempre seremos discriminados pelos nossos semelhantes, por que eles primeiro julgam sem saber a origem do seu surgimento.

Encare com naturalidade a cicatriz do seu irmão, por que mais lhe dói não é a que aparece aos seus olhos, mas as que se esconde em seu coração por causa do seu gesto de repúdio, não se horrorize com os pontos que marcaram o seu rosto, mas, ame o que se esconde por trás dele.

Lembrem-se, que o amor quando não correspondido, também deixa marcas profundas em nossas vidas, e os pontos que formam-lhe a cicatriz,
não são visíveis aos nossos olhos.

Pense nisso antes de se horrorizar com uma cicatriz!

fonte:gotasdepaz.com.br
imagem:www.bolsademulher.com
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.