Página Inicial - Simpatias ! Afirmações ! Artigos !Amor ! Amuletos ! Ano Novo ! Atração ! Auto Ajuda ! Auto Conhecimento ! Auto Estima ! Beleza ! Cantinho do Severo ! Casamentos ! Cristais ! Empregos ! Espíritas ! Espiritismo ! Evangelhos ! Gravidez ! Horóscopo das árvores ! Impotência ! Patuás ! Saúde ! Sexo ! Sorte ! Talismãs ! Prosperidade ! Proteção ! Dinheiro ! Diversas ! Banhos ! Lei da atração ! Mensagens ! Mensagens de Leandro Karnal ! Mensagens de Luis Carlos Mazzini ! Orações ! Perguntas e respostas ! Poesias ! Psicografias ! Reflexão ! Salmos ! Santos ! Severo Moreira ! Apresentações em Power Point ! Vídeos
xoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxox
xoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxox
quinta-feira, 30 de junho de 2011
Padre Marcelo Rossi ficará duas semanas de cadeira de rodas
Padre Marcelo Rossi terá ficar duas semanas em uma cadeiras de rodas, segundo a coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo. Após fazer alguns exercícios da esteira, ele descobriu um edema ósseo no joelho esquerdo.
O sacerdote, que teve mais de 6 milhões de exemplares vendidos de seu livro Ágape, disse que terá que se proteger da inveja. “Nunca ninguém alcançou isso. Meu Deus do Céu, tenho que me cuidar. Tenho que fazer orações contra a inveja”, disse o padre.
O tempo que terá que ficar em repouso adiará em uma semana a gravação do novo CD do padre, que também se chamará Ágape e terá músicas com os temas do livro. Uma delas, chamada Força e Vitória, terá a participação do cantor Belo.
fonte: http://resumodanoticia.blogspot.com
sexta-feira, 24 de junho de 2011
Cruz nos céus da Rússia e dois sóis na China...Veja o vídeo
Noticiários russos divulgam imagens de meteorito caindo na Rússia e formando uma cruz, e que aos poucos plasma nos céus a imagem de Nossa Senhora envolta em seu manto. Na sequência, o vídeo mostra mais uma Cruz que se forma, em pleno dia, na Rússia, e no final mostra a aparição de dois (2) Sóis na China.
Clique na imagem:
Clique na imagem:
quarta-feira, 22 de junho de 2011
Espíritos Evoluídos
Há alguns anos, nas olimpíadas especiais de Seattle, nove participantes, todos com deficiência mental, alinharam-se para a largada da corrida dos 100 metros rasos. Ao sinal, todos partiram, não exatamente em disparada, mas com vontade de dar o melhor de si, terminar a corrida e ganhar.
Um dos garotos tropeçou no asfalto, caiu e começou a chorar. Os outros oito ouviram o choro. Diminuíram o passo e olharam para trás. Então viraram e voltaram. Todos eles. Uma das meninas com Síndrome de Down ajoelhou, deu um beijo no garoto e disse:
-- Pronto, agora vai sarar!
E todos os noves competidores deram os braços e andaram juntos até a linha de chegada. O estádio inteiro levantou e os aplausos duraram muitos minutos...
Talvez os atletas fossem deficientes mentais... Mas com certeza, não eram deficientes espirituais... "Isso porque, lá no fundo, todos nós sabemos que o que importa nesta vida, mais do que ganhar sozinho é ajudar os outros a vencer, mesmo que isso signifique diminuir os nossos passos..."
"Procure ser um homem de valor, em vez de procurar ser um homem de sucesso".
Um dos garotos tropeçou no asfalto, caiu e começou a chorar. Os outros oito ouviram o choro. Diminuíram o passo e olharam para trás. Então viraram e voltaram. Todos eles. Uma das meninas com Síndrome de Down ajoelhou, deu um beijo no garoto e disse:
-- Pronto, agora vai sarar!
E todos os noves competidores deram os braços e andaram juntos até a linha de chegada. O estádio inteiro levantou e os aplausos duraram muitos minutos...
Talvez os atletas fossem deficientes mentais... Mas com certeza, não eram deficientes espirituais... "Isso porque, lá no fundo, todos nós sabemos que o que importa nesta vida, mais do que ganhar sozinho é ajudar os outros a vencer, mesmo que isso signifique diminuir os nossos passos..."
"Procure ser um homem de valor, em vez de procurar ser um homem de sucesso".
(Albert Einstein)
terça-feira, 21 de junho de 2011
O poder da língua - Sabedoria pura
imagem: preciosaaosolhosdocriador.blogspot.com
Certa vez, um homem tanto falou que seu vizinho era ladrão, que o vizinho acabou sendo preso.Algum tempo depois, descobriram que o rapaz era inocente, ele foi solto, e, após muita humilhação resolveu processar seu vizinho (o caluniador).
No tribunal, o caluniador disse ao juiz:
- Comentários não causam tanto mal...e o juiz respondeu:
- Escreva os comentários que você fez sobre ele num papel, depois pique o papel e jogue os pedaços pelo caminho de casa e amanhã volte para ouvir a sentença!
O homem obedeceu e voltou no dia seguinte, quando o juiz disse:
- Antes da sentença, terá que catar os pedaços de papel que espalhou ontem!
- Não posso fazer isso, meritíssimo! - respondeu o homem - o vento deve tê-los espalhados por tudo quanto é lugar e já não sei onde estão!
Ao que o juiz respondeu:
- Da mesma maneira, um simples comentário que pode destruir a honra de um homem, espalha-se a ponto de não podermos consertar o mal causado; se não se pode falar bem de uma pessoa, é melhor que não se diga nada!
Sejamos senhores de nossa língua, para não sermos escravos de nossas palavras.
No mundo sempre existirão pessoas que vão amá-lo pelo que você é, e outras que vão odiá-lo pelo mesmo motivo.
Acostume-se com isto...
Quem ama não vê defeitos... quem odeia não vê qualidades e, quem é amigo, vê as duas coisas!!!
segunda-feira, 20 de junho de 2011
Oração pela graça do emprego
Senhor Deus, criador de todas as coisas, Pai misericordioso, foi de Jesus Cristo que se ouviu a palavra: “Tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vos concederá”(Jo 14,13).
Portanto Pai, é em nome de Jesus Cristo que Te peço pelos que sofrem e de modo especial, por aqueles que estão flagelados eplo desemprego. Olha, Senhor, pelos pais e mães de família, pelo jovens que buscam o primeiro emprego, por todos que saem a procura de trabalho, mas voltam pra casa frustados diante dos “nãos” recebidos. Socorre, Senhor, os que se sentem abatidos pela falta de oportunidade.
Dá-lhes, Senhor, a virtude da paciência e também esperança. Se desanimarem, encoraja-os. Se cansarem, fortalece-os. Abre para eles as portas de um trabalho digno.
Ameniza a aflição e a revolta das pessoas que estão sem capacidade de produzir e contribuir para o sustento da família., senhor, pelos méritos de Jesus Cristo, ampara todos os desempregados e ajuda-os em suas necessidades. Coloca na vida deles pessoas solidárias, Cirineus que de alguma forma os ajude a carregar a cruz. Senhor Deus, sem Ti nada somos e podemos, mais com Tua graça tudo conseguiremos. Esperamos e confiamos em Tua misericórdia. Amém.
Antiga Oração de São Marcos
São Marcos, filho de Deus, Todo-Poderoso, Deus Uno e Trino, Criador do Universo, com o coração contrito, pesaroso por não havê-lo servido durante toda sua existência, pesaroso pelos pecados que cometeu, dirige sua prece ao Senhor, agradecendo ao Criador a graça de dele haver se compadecido.
Meu Senhor e meu Deus, do fundo do meu coração, agradeço-Vos os favores com que me tens beneficiado. Senhor Deus Sabaot, auxiliai-me, infudi-me a Vossa graça, dai-me a necessária resistência ao mal, concedendo-me a graça de desligar o que havia ligado, de ligar o que tinha desligado invocando o Vosso Santissimo Nome. Glória Deus nas alturas por todos os séculos. Em nome do Pai+ do Filho + e do Espírito Santo. Assim seja.
Senhor Jesus Cristo, vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos em unidade com o Espírito Santo de Deus. Sou Vosso servo Cipriano e proclamo a Vossa Glória, dizendo: Deus Eterno, Onipotente, que estais no alto dos céus, consubstancial com o Pai, louvado sejas, no Céu e na Terra.
Senhor Deus, vós sabeis que outrora eu me achava sob o poder do Príncipe das Trevas. Eu ignorava os ventos, as núvens, as águas do mar e dos rios, ligava as mulheres, ligava os homens.
Com os meus malefícios eu esterilizava os campos, secava as fontes, fazia brotar espinhos no chão e lançava a maldição sobre a semente dos homens e o ventre das mulheres.
Muitos agradecimentos, Vos dou meu Deus, por me haverdes revelado o Vosso Santissimo Nome, que neste momento, humildemente, invoco para que sejam desfeitas, desligadas, anuladas todas as bruxarias e feitiçarias que estejam incorporadas em Fulano(a)(dizer o nome da pessoa).
Invoco-vos, Deus Todo-Poderoso, para que sejam desfeitos todos os ligamentos de homens e de mulheres (fazer o sinal da cruz). Desligai os mares para que os navegantes façam boa viagem e os pescadores boas pescarias. Desligai os rios, os ribeiros, as águas, as nuvens, para que possam agir no sentido do bem e da caridade. Desligai Senhor, tudo quanto estiver ligado ao corpo desta criatura.
Em Vosso nome, eu desato, desligo, rasgo, corto, desalfineto,lavo,limpo e libero de todo e qualquer bruxedo Fulano(a) (dizer o nome da pessoa), afastando, atemorizando, qualquer preposto do demônio, que tenha sido mandatário ou mandante, por suas artes infernais.
Glórias Vos sejam dadas, no Céu e na Terra, por todos os séculos dos séculos, e paz aos homens de boa vontade. Assim seja.
Senhor Deus, Onipotente, Criador do Céu e da Terra. Pelo Vosso poder, Israel foi alimentado no deserto pelo maná que caía do céu. Moisés fez jorrar água de um rochedo. Pela Vossa Misericórdia, pelo Vosso Poder, livrai este Vosso filho (dizer o nome da pessoa) de todos os ligamentos, feitiçarias e bruxedos, das hordas de satanás e dos seus demônios.
Que esta oração seja um escudo para quem a trouxer consigo, um escudo contra todos os males.
O seu corpo esteja fechado às obras do Diabo e das legiões infernais. Assim seja.
Este Vosso servo, Fulano (dizer o nome da pessoa), estará livre de tristezas, doenças, encantamentos, filtros, bruxedos, artes e artimanhas do Maligno. Do Oriente, do Ocidente, do Norte e do Sul, de dia e de noite, em casa, na rua, em toda parte onde estiver, não virá molestá-lo nem que seja feito ou enviado pelas potências infernais. Assim seja.
Senhor Jesus Cristo, luz da Luz, Deus Vivo, concebido no sagrado ventre de Maria Virgem, por obra e graça do Divino Espírito Santo. Em seu nome e pelo seu poder, este servo de Deus (dizer o nome da pessoa)não será atormentado pelos anjos maus, pelos espíritos pertubadores e maléficos. Vosso servo (dizer o nome da pessoa) estará protegido em sua casa, naquilo que possuir, de modo que o diabo não terá nenhum poder ou influência sobre ele.
Santa Maria, Mãe de Deus, Virgem Santíssima, Rainha dos Anjos, cobrirá este sevo (dizer o nome da pessoa)com o seu manto puro, protegendo-o contra as insídias dos apaniguados do diabo. Pelo poder e graça da Virgem nada acontecerá ao servo (dizer o nome da pessoa) nem de parte dos homens, feiticeiros e bruxos, nem da parte dos demônios do inferno.
São Bartolomeu e Santa Bárbara, São Jerônimo e Santa Inês, Santa Gertrudes, São Cristovão, São Jorge, São Manso, Santo Antão, que estais gozando da felicidade eterna, na corte celestial, com coro dos Serafins e Querubins, dos Anjos e dos Arcanjos, dos Tronos e Potestades, com o Seráfico São João Batista, São João Evangelista, os onze Apóstolos, as onze mil Virgens, são os poderes vigilantes contra as obras do Demônio.
Pela palavras dos profetas Izaías e Jeremias, Daniel e Oséias, Habacuc, Davi, Salomão; pelos sofrimentos de Jó; pelas orações de Jonas, engolido pela baleia; pelos sofrimentos de todos os Vossos Patriarcas e mártires, Senhor Deus Sabaot, guardai Vossa graça, poder, misericórdia, fique desligado, solto, livre, desalfinetado, leve, puro, ficará vosso sevo (dizer o nome da pessoa). Ficarão desfeitas todas as feitiçarias, em qualquer parte do corpo, cabeça, face, olhos, ouvidos, boca, peito, braços, ventre, pernas, pés, cabelos, unhas, em qualquer roupa que tenha usado, esteja usando ou venha a usar, nas coisas que lhe pertenceram, pertencem ouainda venham a pertencer, pelo poder protetor de Gabriel, Miguel, Rafael e Fanael, espíritos que assitem diante do trono do Senhor dos Exércitos, deus Sabaot.
Desligados serão todos os maleficios que contra este servo (dizer o nome da pessoa) tenham sido feitos em madeira, pedra, lã, qualquer outra matéria, objetos, livros, perfumes, camisas, em qualquer coisa, em criaturas mortas, em sepulturas, em ossos, cinzas, ervas, pedras, vinhos, ou qualquer bebida com alcool ou sem alcool. Sejam esses malefícios feitos em casa, na rua, em igrejas, cemitérios, lugares desertos, a qualquer hora do dia ou da noite, em qualquer dia da semana, em qualquer mês do ano, em qualquer fase da lua ou sob os raios de qualquer astro.
Tudo isso, agora e para saempre, pelo poder e em nome de Deus Criador Todo-Poderoso, de Nosso Senhor Jesus Cristo, pela graça de Maria Santissima Virgem Mãe de Deus, dos Anjos e dos Justos da Corte Celestial, fica e ficará desfeito, desligado, desalfinetado, moído, separado e anulado. Assim seja.
Em nome do Pai + do Filho + e do Espírito Santo, louvores a Deus por todos os séculos.
Assim seja.
Meu Senhor e meu Deus, do fundo do meu coração, agradeço-Vos os favores com que me tens beneficiado. Senhor Deus Sabaot, auxiliai-me, infudi-me a Vossa graça, dai-me a necessária resistência ao mal, concedendo-me a graça de desligar o que havia ligado, de ligar o que tinha desligado invocando o Vosso Santissimo Nome. Glória Deus nas alturas por todos os séculos. Em nome do Pai+ do Filho + e do Espírito Santo. Assim seja.
Senhor Jesus Cristo, vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos em unidade com o Espírito Santo de Deus. Sou Vosso servo Cipriano e proclamo a Vossa Glória, dizendo: Deus Eterno, Onipotente, que estais no alto dos céus, consubstancial com o Pai, louvado sejas, no Céu e na Terra.
Senhor Deus, vós sabeis que outrora eu me achava sob o poder do Príncipe das Trevas. Eu ignorava os ventos, as núvens, as águas do mar e dos rios, ligava as mulheres, ligava os homens.
Com os meus malefícios eu esterilizava os campos, secava as fontes, fazia brotar espinhos no chão e lançava a maldição sobre a semente dos homens e o ventre das mulheres.
Muitos agradecimentos, Vos dou meu Deus, por me haverdes revelado o Vosso Santissimo Nome, que neste momento, humildemente, invoco para que sejam desfeitas, desligadas, anuladas todas as bruxarias e feitiçarias que estejam incorporadas em Fulano(a)(dizer o nome da pessoa).
Invoco-vos, Deus Todo-Poderoso, para que sejam desfeitos todos os ligamentos de homens e de mulheres (fazer o sinal da cruz). Desligai os mares para que os navegantes façam boa viagem e os pescadores boas pescarias. Desligai os rios, os ribeiros, as águas, as nuvens, para que possam agir no sentido do bem e da caridade. Desligai Senhor, tudo quanto estiver ligado ao corpo desta criatura.
Em Vosso nome, eu desato, desligo, rasgo, corto, desalfineto,lavo,limpo e libero de todo e qualquer bruxedo Fulano(a) (dizer o nome da pessoa), afastando, atemorizando, qualquer preposto do demônio, que tenha sido mandatário ou mandante, por suas artes infernais.
Glórias Vos sejam dadas, no Céu e na Terra, por todos os séculos dos séculos, e paz aos homens de boa vontade. Assim seja.
Senhor Deus, Onipotente, Criador do Céu e da Terra. Pelo Vosso poder, Israel foi alimentado no deserto pelo maná que caía do céu. Moisés fez jorrar água de um rochedo. Pela Vossa Misericórdia, pelo Vosso Poder, livrai este Vosso filho (dizer o nome da pessoa) de todos os ligamentos, feitiçarias e bruxedos, das hordas de satanás e dos seus demônios.
Que esta oração seja um escudo para quem a trouxer consigo, um escudo contra todos os males.
O seu corpo esteja fechado às obras do Diabo e das legiões infernais. Assim seja.
Este Vosso servo, Fulano (dizer o nome da pessoa), estará livre de tristezas, doenças, encantamentos, filtros, bruxedos, artes e artimanhas do Maligno. Do Oriente, do Ocidente, do Norte e do Sul, de dia e de noite, em casa, na rua, em toda parte onde estiver, não virá molestá-lo nem que seja feito ou enviado pelas potências infernais. Assim seja.
Senhor Jesus Cristo, luz da Luz, Deus Vivo, concebido no sagrado ventre de Maria Virgem, por obra e graça do Divino Espírito Santo. Em seu nome e pelo seu poder, este servo de Deus (dizer o nome da pessoa)não será atormentado pelos anjos maus, pelos espíritos pertubadores e maléficos. Vosso servo (dizer o nome da pessoa) estará protegido em sua casa, naquilo que possuir, de modo que o diabo não terá nenhum poder ou influência sobre ele.
Santa Maria, Mãe de Deus, Virgem Santíssima, Rainha dos Anjos, cobrirá este sevo (dizer o nome da pessoa)com o seu manto puro, protegendo-o contra as insídias dos apaniguados do diabo. Pelo poder e graça da Virgem nada acontecerá ao servo (dizer o nome da pessoa) nem de parte dos homens, feiticeiros e bruxos, nem da parte dos demônios do inferno.
São Bartolomeu e Santa Bárbara, São Jerônimo e Santa Inês, Santa Gertrudes, São Cristovão, São Jorge, São Manso, Santo Antão, que estais gozando da felicidade eterna, na corte celestial, com coro dos Serafins e Querubins, dos Anjos e dos Arcanjos, dos Tronos e Potestades, com o Seráfico São João Batista, São João Evangelista, os onze Apóstolos, as onze mil Virgens, são os poderes vigilantes contra as obras do Demônio.
Pela palavras dos profetas Izaías e Jeremias, Daniel e Oséias, Habacuc, Davi, Salomão; pelos sofrimentos de Jó; pelas orações de Jonas, engolido pela baleia; pelos sofrimentos de todos os Vossos Patriarcas e mártires, Senhor Deus Sabaot, guardai Vossa graça, poder, misericórdia, fique desligado, solto, livre, desalfinetado, leve, puro, ficará vosso sevo (dizer o nome da pessoa). Ficarão desfeitas todas as feitiçarias, em qualquer parte do corpo, cabeça, face, olhos, ouvidos, boca, peito, braços, ventre, pernas, pés, cabelos, unhas, em qualquer roupa que tenha usado, esteja usando ou venha a usar, nas coisas que lhe pertenceram, pertencem ouainda venham a pertencer, pelo poder protetor de Gabriel, Miguel, Rafael e Fanael, espíritos que assitem diante do trono do Senhor dos Exércitos, deus Sabaot.
Desligados serão todos os maleficios que contra este servo (dizer o nome da pessoa) tenham sido feitos em madeira, pedra, lã, qualquer outra matéria, objetos, livros, perfumes, camisas, em qualquer coisa, em criaturas mortas, em sepulturas, em ossos, cinzas, ervas, pedras, vinhos, ou qualquer bebida com alcool ou sem alcool. Sejam esses malefícios feitos em casa, na rua, em igrejas, cemitérios, lugares desertos, a qualquer hora do dia ou da noite, em qualquer dia da semana, em qualquer mês do ano, em qualquer fase da lua ou sob os raios de qualquer astro.
Tudo isso, agora e para saempre, pelo poder e em nome de Deus Criador Todo-Poderoso, de Nosso Senhor Jesus Cristo, pela graça de Maria Santissima Virgem Mãe de Deus, dos Anjos e dos Justos da Corte Celestial, fica e ficará desfeito, desligado, desalfinetado, moído, separado e anulado. Assim seja.
Em nome do Pai + do Filho + e do Espírito Santo, louvores a Deus por todos os séculos.
Assim seja.
domingo, 19 de junho de 2011
Para alcançar uma graça.
Durante três dias seguidos, reze essa oração: "Creio em Deus com todas as minhas forças, por isso peço que ilumine meu caminho, concedendo-me a graça que tanto desejo - pedir a graça." Reze um Pai Nosso e uma Ave Maria, divulgue a simpatia e veja o que acontece.
Para crescer na vida.
Durante 5 dias você deverá tomar meio copo de chá com folhas de hortelã picadas e uma colher de mel, ao levantar - deve ser a primeira coisa a ser levada a boca. Fazendo isso todos os dias recomendados você alcançará o objetivo desejado.sábado, 18 de junho de 2011
Na Igreja Católica, a festa da Santíssima Trindade é considerada uma das solenidades mais importantes do ano litúrgico.
Unidade e Trindade de Deus
A Santíssima Trindade é um dogma. Um dogma que proclama a verdade essencial do mistério da "unidade e trindade de Deus": um só Deus em Três Pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. É um mistério. Portanto, é de difícil interpretação e impossível de ser SS TRINDADE.jpgassimilado pelas limitações humanas.
Lembramos que "mistério" não quer dizer que algo seja impossível de existir ou de acontecer; "mistério" é apenas algo que a nossa inteligência não é capaz de compreender inteiramente.
...a substância do Novo Testamento
O mistério da Santíssima Trindade é definido pelos doutores da Igreja como sendo a substância do Novo Testamento. Isto quer dizer que ele é o maior de todos os mistérios da Santa Igreja, a origem e o fundamento de todos os outros mistérios. Pois que, refere-se especificamente a Deus, em sua essência, princípio e fim de todas os seres criados. Foi para conhecer e contemplar esse mistério que os anjos foram criados no céu e os homens na terra.
E foi para manifestar este mistério mais claramente que o próprio Deus desceu da sua morada com os anjos e veio para junto dos homens. Há séculos, baseada em claras e explícitas citações bíblicas, a Santa Igreja ensina e proclama esse mistério de Três Pessoas em um só Deus.
Tentando entender um mistério
Santo Agostinho, grande teólogo e doutor da Igreja, tentou compreender inteiramente este inefável mistério. Ele foi longe, porém, não chegou lá.
Absorto e meditativo, em certa ocasião, ele passeava pela praia pedindo a Deus luzes para que pudesse desvendar esse Santo enigma. É muito conhecido o que, então, lhe aconteceu: encontrou-se com um menino brincando na areia. A criança fazia um trajeto curto e repetitivo: com um copo na mão, continuamente, ele ia e vinha; enchia o copo com água do mar e a despejava num pequeno buraco feito na areia da praia.
Curioso, Agostinho perguntou à criança o que ela pretendia com aquilo. O menino respondeu que queria colocar toda a água do mar dentro daquele buraquinho. O Santo explicou a ele que seria impossível realizar o que queria. O menino desconhecido, então, argumentou: "É muito mais fácil o oceano todo ser transferido para este buraco, do que o mistério da Santíssima Trindade ser compreendido". E a criança desapareceu: era um anjo.
Agostinho entendeu a lição. Ele concluiu que a mente humana é extremante limitada para poder entender toda a dimensão de Deus. Por mais que se esforce, jamais o homem poderá entender esta grandeza por suas próprias forças ou por seu raciocínio. Só compreenderemos plenamente a Deus na eternidade, quando nos encontrarmos no céu com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
As obras da Trindade são indivisíveis
O apóstolo São Paulo anuncia a Trindade das pessoas e a unidade da sua natureza quando escreve: «Da parte d'Ele, por meio d'Ele e para Ele são todas as coisas. Glória a Ele pelos séculos» (Rom 11,36).
Santo Agostinho escreveu, comentando esta passagem: «Estas palavras não são devidas ao acaso. ‘Da parte d'Ele' designa o Pai, ‘por meio d'Ele' designa o Filho e ‘para Ele' designa o Espírito Santo».
Com segurança e justeza a Igreja tem o hábito de atribuir ao Pai as obras da Divindade onde resplandece o poder. Atribui ao Filho aquelas obras onde resplandece a sabedoria e ao Espírito Santo atribui aquelas obras onde resplandece o amor. Isso não quer dizer que todas as perfeições e obras exteriores de Deus não sejam comuns às pessoas divinas: «as obras da Trindade são indivisíveis, como a essência da Trindade é indivisível» (Sto Agostinho). (clique aqui para saber mais sobre a Santíssima Trindade)
Não há festa própria para cada uma das Pessoas Divinas...
Na época em que o Papa Inocêncio XII governava a Igreja, surgiu no mundo católico o desejo de que fosse estabelecida uma festa especial e exclusiva em honra do Pai Eterno. O Papa não atendeu ao pedido, por clarividência e prudencia.
É verdade que existem dias festivos, solenidades para celebrar cada um dos mistérios do Verbo Encarnado (Nosso Senhor Jesus Cristo), mas não existe festa própria para celebrar exclusivamente o Verbo Encarnado, segundo sua natureza divina.SSma_Trindade.jpg
Também a solenidade de Pentecostes, já de há muito tempo comemorada, recorda a missão externa do Espírito Paráclito, sua vinda aos homens. Não se refere simplesmente ao Espírito Santo, por si só, segundo sua natureza divina.
Todas estas festas e solenidades foram prudentemente estabelecidas desse modo para evitar que alguém multiplicasse a essência divina, distinguindo as Pessoas.
Uma solenidade para o Deus Uno, Trino e Eterno
Séculos mais tarde, ainda para que não pairasse qualquer dúvida quanto à Unidade e Trindade de Deus, foi que a Igreja, preservando em seus filhos a pureza da Fé, quis instituir uma festa especialmente dedicada à Santíssima Trindade: Pai, Filho, Espírito Santo. Era uma festa para reverenciar, honrar, adorar, render glória a Deus, Uno, Trino e Eterno.
Quem a estabeleceu foi o Papa João XXII. Ele mandou que ela fosse celebrada em todas as partes; permitiu que se dedicassem a este mistério templos e altares. Depois de uma visão celeste que ele teve, ainda aprovou, em honra da Santíssima Trindade, uma Ordem religiosa para a Redenção dos Cativos.
Santíssima Trindade: no início, no término e em seu nome
É útil lembrarmos que o culto tributado aos Santos, aos Anjos, à Santa Mãe de Deus é sempre iniciado e terminado na Santíssima Trindade. Nas preces consagradas a uma das três pessoas divinas, também se faz menção às outras; mesmo ao invocar a cada uma das Pessoas separadamente, termina-se sempre com sua invocação comum. Todos os Salmos e hinos têm a mesma doxologia "ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo". As bênçãos , os ritos, os sacramentos, ou são feitos em nome da Santíssima Trindade ou lhes acompanha a sua intercessão. (JSG)
A Santíssima Trindade é um dogma. Um dogma que proclama a verdade essencial do mistério da "unidade e trindade de Deus": um só Deus em Três Pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. É um mistério. Portanto, é de difícil interpretação e impossível de ser SS TRINDADE.jpgassimilado pelas limitações humanas.
Lembramos que "mistério" não quer dizer que algo seja impossível de existir ou de acontecer; "mistério" é apenas algo que a nossa inteligência não é capaz de compreender inteiramente.
...a substância do Novo Testamento
O mistério da Santíssima Trindade é definido pelos doutores da Igreja como sendo a substância do Novo Testamento. Isto quer dizer que ele é o maior de todos os mistérios da Santa Igreja, a origem e o fundamento de todos os outros mistérios. Pois que, refere-se especificamente a Deus, em sua essência, princípio e fim de todas os seres criados. Foi para conhecer e contemplar esse mistério que os anjos foram criados no céu e os homens na terra.
E foi para manifestar este mistério mais claramente que o próprio Deus desceu da sua morada com os anjos e veio para junto dos homens. Há séculos, baseada em claras e explícitas citações bíblicas, a Santa Igreja ensina e proclama esse mistério de Três Pessoas em um só Deus.
Tentando entender um mistério
Santo Agostinho, grande teólogo e doutor da Igreja, tentou compreender inteiramente este inefável mistério. Ele foi longe, porém, não chegou lá.
Absorto e meditativo, em certa ocasião, ele passeava pela praia pedindo a Deus luzes para que pudesse desvendar esse Santo enigma. É muito conhecido o que, então, lhe aconteceu: encontrou-se com um menino brincando na areia. A criança fazia um trajeto curto e repetitivo: com um copo na mão, continuamente, ele ia e vinha; enchia o copo com água do mar e a despejava num pequeno buraco feito na areia da praia.
Curioso, Agostinho perguntou à criança o que ela pretendia com aquilo. O menino respondeu que queria colocar toda a água do mar dentro daquele buraquinho. O Santo explicou a ele que seria impossível realizar o que queria. O menino desconhecido, então, argumentou: "É muito mais fácil o oceano todo ser transferido para este buraco, do que o mistério da Santíssima Trindade ser compreendido". E a criança desapareceu: era um anjo.
Agostinho entendeu a lição. Ele concluiu que a mente humana é extremante limitada para poder entender toda a dimensão de Deus. Por mais que se esforce, jamais o homem poderá entender esta grandeza por suas próprias forças ou por seu raciocínio. Só compreenderemos plenamente a Deus na eternidade, quando nos encontrarmos no céu com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
As obras da Trindade são indivisíveis
O apóstolo São Paulo anuncia a Trindade das pessoas e a unidade da sua natureza quando escreve: «Da parte d'Ele, por meio d'Ele e para Ele são todas as coisas. Glória a Ele pelos séculos» (Rom 11,36).
Santo Agostinho escreveu, comentando esta passagem: «Estas palavras não são devidas ao acaso. ‘Da parte d'Ele' designa o Pai, ‘por meio d'Ele' designa o Filho e ‘para Ele' designa o Espírito Santo».
Com segurança e justeza a Igreja tem o hábito de atribuir ao Pai as obras da Divindade onde resplandece o poder. Atribui ao Filho aquelas obras onde resplandece a sabedoria e ao Espírito Santo atribui aquelas obras onde resplandece o amor. Isso não quer dizer que todas as perfeições e obras exteriores de Deus não sejam comuns às pessoas divinas: «as obras da Trindade são indivisíveis, como a essência da Trindade é indivisível» (Sto Agostinho). (clique aqui para saber mais sobre a Santíssima Trindade)
Não há festa própria para cada uma das Pessoas Divinas...
Na época em que o Papa Inocêncio XII governava a Igreja, surgiu no mundo católico o desejo de que fosse estabelecida uma festa especial e exclusiva em honra do Pai Eterno. O Papa não atendeu ao pedido, por clarividência e prudencia.
É verdade que existem dias festivos, solenidades para celebrar cada um dos mistérios do Verbo Encarnado (Nosso Senhor Jesus Cristo), mas não existe festa própria para celebrar exclusivamente o Verbo Encarnado, segundo sua natureza divina.SSma_Trindade.jpg
Também a solenidade de Pentecostes, já de há muito tempo comemorada, recorda a missão externa do Espírito Paráclito, sua vinda aos homens. Não se refere simplesmente ao Espírito Santo, por si só, segundo sua natureza divina.
Todas estas festas e solenidades foram prudentemente estabelecidas desse modo para evitar que alguém multiplicasse a essência divina, distinguindo as Pessoas.
Uma solenidade para o Deus Uno, Trino e Eterno
Séculos mais tarde, ainda para que não pairasse qualquer dúvida quanto à Unidade e Trindade de Deus, foi que a Igreja, preservando em seus filhos a pureza da Fé, quis instituir uma festa especialmente dedicada à Santíssima Trindade: Pai, Filho, Espírito Santo. Era uma festa para reverenciar, honrar, adorar, render glória a Deus, Uno, Trino e Eterno.
Quem a estabeleceu foi o Papa João XXII. Ele mandou que ela fosse celebrada em todas as partes; permitiu que se dedicassem a este mistério templos e altares. Depois de uma visão celeste que ele teve, ainda aprovou, em honra da Santíssima Trindade, uma Ordem religiosa para a Redenção dos Cativos.
Santíssima Trindade: no início, no término e em seu nome
É útil lembrarmos que o culto tributado aos Santos, aos Anjos, à Santa Mãe de Deus é sempre iniciado e terminado na Santíssima Trindade. Nas preces consagradas a uma das três pessoas divinas, também se faz menção às outras; mesmo ao invocar a cada uma das Pessoas separadamente, termina-se sempre com sua invocação comum. Todos os Salmos e hinos têm a mesma doxologia "ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo". As bênçãos , os ritos, os sacramentos, ou são feitos em nome da Santíssima Trindade ou lhes acompanha a sua intercessão. (JSG)
Fonte: Papa Leão XIII - Encíclica "Divinum Illud Munus" - Sobre a presença e virtude admirável do Espírito Santo
http://www.arautos.org
Assinar:
Postagens (Atom)